sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Frotas nacionais - A Soc. Explor. de Transportes


C. A. Moreira & Cª., Lda.
Porto
1933 - 1941

Mais uma empresa de navegação com sede no Porto, proprietária de dois navios que foram utilizados no serviço comercial, com destino à Terra Nova, Islândia e Gronelândia. Paralelamente escalavam portos no norte da Europa com eventuais viagens a Cuba, assegurando o transporte de açúcar, para os portos nacionais. Um pouco da história dos navios, como segue :

" Catalina "
Porto de registo: Porto

O navio patrulha Inglês "Kilkeel"

Vapor carga > Nº Of.: B-195 > Iic.: CSBY > Equip.: 13 tripulantes
Cttor.: Smith's Dock Co. Ltd., South Bank, Middlesbrough, 1918
ex "Kilkeel" (Patrulha oceânico) Marinha Inglesa, de 1918 até 1920
----------
ex "Falconer" - Robinson Brown & Co., de 1920 até 1929
Tonelagens: Tab 631,91 to > Tal 322,28 to
Cmpts.: Ff 55,50 mt > Pp 51,60 mt > Bc 9,08 mt > Ptl 4,70 mt
Máq.: Smiths Ltd., Middlesbrough > 1:Te > 94 Nhp > Vlc. 14 m/h
O navio foi torpedeado e afundado na posição 47º15'N 52º15'W pelo submarino Alemão U-207, quando em viagem de Fortune Bay para St. John's na Terra Nova. Não houve sobreviventes.

" Ourém "
Porto de registo: Porto


O navio patrulha Inglês "Kildare"

O "Ourém" no rio Douro - Vila Nova de Gaia - cerca de 1940
Imagem (c) da colecção de fsc

Vapor carga > Nº Of.: 202 > Iic.: CSKT > Equip.: 13 tripulantes
Cttor: Smith's Dock Co., South Bank, Middlesbrough, 17.12.1917
ex "Kildary" (Patrulha oceânico) Marinha Inglesa, 1918 a 1920
ex "Sorcerer" - Robinson Brown & Co., de 1920 até 1933
Tonelagens: Tab 643,76 to > Tal 320,94 to
Cmpts.: Ff 55,50 mt > Pp 52,60 mt > Bc 9,15 mt > Ptl 4,71 mt
Máq.: Smiths, Middlesbrough > 1:Te > 94 Nhp > Veloc. 14 m/h
O navio encalhou na costa da Islândia em 27.02.1941 sob violento temporal, tendo sido abandonado. A tripulação salvou-se com meios de bordo.
Recuperado por Hrimfaxi & Svidi, nome "Hrimfaxi", 1943-1950
Vendido a K. Gudmundsson, nome "Audumla", de 1950 a 1954
Vendido para demolição em Calcutá, India, em 1954.

1 comentário:

Rui Amaro disse...

Grande Reimar
O armador C.A.Moreira possuia um outro vapor gémeo do Ourém, com ligeiras diferenças, que era o Catalina,ex Falconer, ex Kilkeel, que fora torpedeado pelo U-207,15/01/1942, quando em rota de Fortune Bay para St. John´s, NF. onde se julga que ia embarcar o seu capitão que se encontrava hospitalizado,tendo explodido, aparentemente por engano, levando para o fundo toda a sua tripulação e o seu capitão interino,natural da Terra Nova,Capt.Henry (Harry) Thornhil, que fora capitão e armador de palhabotes e que vivera em Portugal alguns anos, como promotor de vendas de bacalhau.
Aquela firma foi a predecessora da E. A. Moreira & Cia.,Lda, e da actual E.A.Moreira -Agentes de Navegação, SA. que foi armadora do Boa Nova(47), conv.em n/m Montedor(49), Ofir(57) ex L/m Izarra(30). Band. inglesa da Terra Nova, Erna Gaulke(28); Seebar(22) e Tjerk Hiddes, construido na Holanda em 1920. A firma que além do tráfego da Terra Nova, Groenlandia e Canadá também levava os dois navios a Cuba, trazendo açucar, e teve o trafego do n/ da Europa, continuado-o no pós-guerra com a reporesentação da Cornelder Lijn, nsvios holandeses Westpolder,Vrouwepolder e Arnoldpolder, Adine, etc. até finais da década de 60.
Logo que possivel receberás uma mensagem mais desenvolvida das três firmas da Moreira Line, Porto.
A foto do Ourém foi arranjada pelo FSP no escritório do armador mas do Catalina não tinham nenhuma.
A alguém que tenha foto do Catalina, muito grato ficaremos se nos pudesse ceder uma cópia.
Um abraço
Rui Amaro