Yeoward Line
1900 - 1954
Conclusão
Fazendo fé nos conhecimentos do colega Rui Amaro, que por força das circunstâncias privou de perto no agenciamento dos navios desta companhia, vamos incluir por sua sugestão os navios que refere, relativamente às suas passagens pelo porto de Leixões. Esses navios efectuaram escalas para descarregar batata de semente, procedente de portos Irlandeses, saindo com destino às Canárias, tal como acontecia com os outros navios apresentados préviamente.
Levanta-se contudo a questão do final da actividade da Yeoward Line como empresa armadora, muito embora neste caso, como antes havia acontecido, a Companhia tivesse utilizado navios fretados, pelo que deixamos em aberto o ano em dúvida até ao final da década de 1950.
Armador: Manchester Liners Ltd., Manchester
" Manchester Vanguard "
Porto de registo: Manchester
Porto de registo: Manchester
O "Manchester Vanguard" - imagem Photoship.Uk
Eventualmente em serviço desde 1957 até 1960
Cttor.: A.G. Weser Werk Seebeck, Bremerhaven, Abril-1956
Tonelagens: Tab 1.587 to > Tal 725 to > Pmorto 2.713 to
Cmpts.: Ff 78,64 mt > Pp 75,60 mt > Bc 13,06 mt > Ptl 8,13 mtEventualmente em serviço desde 1957 até 1960
Cttor.: A.G. Weser Werk Seebeck, Bremerhaven, Abril-1956
Tonelagens: Tab 1.587 to > Tal 725 to > Pmorto 2.713 to
Máq.: Klockner-Humboldt-Deutz > 1:Di > 2.000 Bhp > 12,5 m/h
Vendido General Steam, Londres, nome "Sheldrake", 1963-1968
Vendido, altera o nome para "Bat Golan", 1968-1974
Vendido, altera o nome para "Woodchuck", 1974-1974
Vendido Southwind Shipp., Singapura, "Selatan Maju", 1974-1981
Mesmo armador, altera o nome para "Wihar I", 1981-1985
Vendido para demolição em Hong-Kong, em Maio de 1985.
" Manchester Venture "
Eventualmente em serviço desde 1957 até 1960
Cttor.: A.G. Weser Werk Seebeck, Bremerhaven, Maio-1956
Tonelagens: Tab 1.662 to > Pmorto 2.711 to
Máq.: Klockner-Humboldt-Deutz > 1:Di > 2.000 Bhp > 12,5 m/h
Vendido à General Steam, Londres, nome "Philomel", 1963-1968
Vendido, altera o nome para "Bat Tiran", 1968-1972
O navio foi vitimado por violento incêndio seguido de explosão ao largo da Ilha Strofadhes, na costa Oeste da Grécia, em 05.08.1972, ficando em mau estado. Apesar de ter sido encalhado próximo ao local do acidente, foi considerado perda total. O casco foi depois rebocado para Kartal, Turquia, onde começou a ser demolido em Outubro de 1973.
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