domingo, 10 de fevereiro de 2008

Frotas mercantes no Mundo - 35 anos na vida da Holland America Line


Holland America Line
1934 a 1969

3ª parte

" Noordam " (II)


O "Noordam " - postal da Companhia

Em serviço de 1938 até 1963
Ctdo. no estaleiro P. Smit, Roterdão, Holanda, Set.1938
Tonelagens : Tab 10.126 to
Comprimentos : Pp 146,50 mt > Boca 19,60 mt
Máquina : 2:Di > Velocidade 17 m/h
Vendido a armador com interesses no Panamá, 1963-1963
Fretado a Messageries Maritimes, nome "Oceanien", 1963-1967
Vendido para demolição em La Spezia, Itália, 14.02.1967

Com a construção pensada para navio de carga, desde logo teve os planos alterados para fazer parte da frota a navegar de Roterdão para Nova Iorque, com escalas suplementares em Filadélfia. Conhecendo mais tarde outros caminhos, tinha capacidade para transportar 160 passageiros em 1ª classe, muito embora privilegiasse as acomodações para transporte na classe turística. No pós guerra foi recolocado na carreira de Nova Iorque, tendo por uma única vez feito escala no porto Francês do Havre.


" Zaandam " (II)


O "Zaandam" - imagem da Photoship.Uk

Em serviço de 1939 até 1942
Ctdo. estaleiro Wilton-Fijenoord, Schiedam, Holanda, 21.12.1938
Tonelagens : Tab 10.909 to > Pmorto 10.150 to
Comprimentos : Pp 146,50 mt > Boca 19,60 mt
Máquina : 2:Di > Velocidade 17 m/h
Afundado na posição 01º25'N 36º22W em 02.11.1942

Tal como o anterior foi originalmente pensada a sua utilização como navio para transporte de mercadorias e supostamente navegar com o nome "Schiedam". Das alterações sofridas colocaram o navio numa actividade mista, oferecendo boas condições para transporte na classe turística. Também como o anterior efectuou inicialmente viagens redondas entre Roterdão, Nova Iorque e Filadélfia, conhecendo outros destinos em período posterior. O navio realizou a sua última viagem no Atlântico Sul, desde a Cidade do Cabo para Nova Iorque, não concluída ao ser torpedeado por submarino não identificado, que levou ao seu afundamento em 10 minutos. Daí resultou que 124 pessoas embarcadas tivessem perecido no ataque, entre os 169 passageiros e 130 tripulantes a bordo.

" Westerdam " (I)


O "Westerdam" - postal da Companhia

Em serviço de 1946 até 1964
Ctdo. estaleiro Wilton-Fijenoord, Schiedam, Holanda, Jun.1946
Tonelagens : Tab 12.149 to > Pmorto 11.681 to
Comprimentos :
Máquina : 2:Di > Velocidade 16 m/h
Vendido para demolição em Alicante, Espanha, 03.02.1965

De construção ligeiramente idêntica ao par anterior, ainda que menos veloz, tinha capacidade para além de mercadoria poder transportar 134 passageiros em 1ª classe. Apesar dos esforços da resistência holandesa no sentido de evitar que o navio caísse em poder das tropas Alemães, durante a ocupação da Holanda, foi afundado por três vezes até à sua recuperação em definitivo, logo que terminaram as hostilidades. Enfim completado cumpriu a sua 1ª viagem a Nova Iorque, onde chegou a 08.07.1946, sendo o primeiro navio da Companhia a re-estabelecer o tráfego no pós-guerra.

" Zuiderdam " (I)

Não chegou a entrar em serviço - 1946
Ctdo. estaleiro Wilton-Fijenoord, Schiedam, Holanda, 1946
Tonelagens : Tab 12.149 to > Pmorto 11.681 to
Comprimentos :
Máquina : 2:Di

Navio gémeo do "Westerdam", foi capturado pelas tropas Alemãs no final da II Grande Guerra e afundado para bloquear o canal navegável de acesso ao porto de Roterdão. Apesar de levantado ainda em 1946, foi constatado encontrar-se em situação irrecuperável, levando à sua imediata demolição.

Sem comentários: