" Eco Liz "
Nacionalidade: Alemã - Registo: Hamburgo
Em serviço 1981-1983
Ctdo. no estaleiro J. Sietas, em Neuenfelde, Alemanha, 1975
ex "Odin", 1975-1981
Tonelagens: Tab 999,00 to > Tal 672,00 to > Pm 2.750 to
Cpmts.: Ff 80,35 > Pp 74,00 mt > Bc 13,39 mt > Ptl 6,16 mt
Máquina: Atlas-Mak > 1:Di > 2.650 Bhp > 320 Rpm > 13 m/h
Devolvido, muda o nome para "Odin", 1983-1984
Vendido, muda o nome para "Anund", 1984-??
Desconhecemos qual o destino dado a este navio.
" Seevetal " - " Eco Mira "
Nacionalidade: Alemã - Registo: Hamburgo
Em serviço 1982-1983
Ctdo. no estaleiro Norderwerft, em Hamburgo, Alemanha, 1977
ex "Seevetal", 1977-1978
Tonelagens: Tab 900,00 to > Tal 620,00 to > Pm 2.060 to
Cpmts.: Ff 71,99 > Pp 65,51 mt > Bc 12,81 mt > Ptl 6,91 mt
Máquina: Atlas-Mak > 1:Di > 1.500 Bhp > 320 Rpm > 12 m/h
Devolvido, muda o nome para "Seevetal", 1983-1985
Vendido, muda o nome para "Adils", 1985-1989
Vendido, muda o nome para "Cintra", 1989-1990
Fretado, muda o nome para "Ville du Mistra", 1990-1991
Devolvido, muda o nome para "Cintra", 1991-1991
Vendido, muda o nome para "Ville d'Alexandrie", 1991-1992
Vendido, muda o nome para "Ville de Mina Qaboos", 1992-2006
Vendido, muda o nome para "Marina", 2006-??
Poderá estar ainda a navegar com este nome.
" Corvette " - " Eco Dão "
Nacionalidade: Alemã - Registo: Hamburgo
Em serviço 1981-1983
Ctdo. no estaleiro J. Sietas, em Neuenfeld, Alemanha, 1977
ex "Else Beth", 1977-1978
ex "Corvette", 1978-1978
Tonelagens: Tab 897,00 to > Tal 607,00 to > Pm 2.029 to
Cpmts.: Ff 71,99 > Pp 65,51 mt > Bc 12,81 mt > Ptl 6,81 mt
Máquina: Atlas-Mak > 1:Di > 1.500 Bhp > 320 Rpm > 12 m/h
Devolvido, muda o nome para "Corvette", 1983-1990
Vendido, muda o nome para "Arosia", 1990-2002
Vendido, muda o nome para "Amy", 2002-2003
Vendido, muda o nome para "Rosi", 2003-2003
Vendido, muda o nome para "Maria", 2003-??
Desconhecemos qual o destino dado a este navio
" Margit "
Nacionalidade: Holandesa
Navio fretado para o transporte de carga convencional.
Lamentamos não ter conseguido apurar o período de serviço.
Ctdo. no estaleiro Bodewes, em Martenshoek, Holanda, 1967
ex "Jan Tavenier", 1967-1974
Tonelagens: Tab 499,00 to > Pm 1.270 to
Comprimentos.: Ff 73,30 > Pp 66,50 mt > Boca 11,40 mt
Máquina: 1:Di > Velocidade 13 m/h
Vendido, muda o nome para "Marga", 1990-1992
Vendido, muda o nome para "Ghina S", 1992-1994
Vendido, muda o nome para "Ghina M", 1994-1994
Vendido, muda o nome para " Albarka", 1994-??
Desconhecemos qual o destino dado a este navio.
O fim está para breve...
ex "Jan Tavenier", 1967-1974
Tonelagens: Tab 499,00 to > Pm 1.270 to
Comprimentos.: Ff 73,30 > Pp 66,50 mt > Boca 11,40 mt
Máquina: 1:Di > Velocidade 13 m/h
Vendido, muda o nome para "Marga", 1990-1992
Vendido, muda o nome para "Ghina S", 1992-1994
Vendido, muda o nome para "Ghina M", 1994-1994
Vendido, muda o nome para " Albarka", 1994-??
Desconhecemos qual o destino dado a este navio.
O fim está para breve...
1 comentário:
Olá Reimar
O kustvaarder Margit era um bonito e excelente navio, que era atendido por mim em Leixões, por volta de 1974/75, quando estava fretado em regime Liner terms ao importante armador de Roterdão Van Nievelt, Goudriaan & Co’s no seu serviço convencional semanal de Anvers, Roterdão, Lisboa, Leixões, Vigo e Dover: Fretado à Eco Line, deve ter sido depois daquele fretamento. Só que me estragava os Sábados e Domingos, porque era o ETA a Leixões dos navios da linha, se bem que por vezes também tinha os cargo liners da Booth Line, Blue Funnel Line, Clan Line e da Polskie Linie Oceaniczne. O Kapitein trazia a bordo um filho adoptivo de 11 anos, de origem do Suriname ou das Antilhas Neerlandesas, que era endiabrado que se fartava, parecia um símio a correr e a saltar pelo navio fora e incomodava o pessoal. O kapitein e a mulher viam-se e desejavam-se. De acordo com o site Http://www.groningerkustvaart.nl/m-se em 2006 ainda navegava. Houve um outro Margit, 65m/805gt, de bandeira sueca, que era o ex Warun da Svea Line, Stockholm, e que amarrava junto do Quadro da Alfandega no porto comercial do Douro em 1958 e salvo erro o seu agente era o H. Lester.
Het allerbeste
Met groeten
Rui Amaro
Enviar um comentário