segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Perguntas e respostas


Pergunta efectuada pelo Sr. Cássio Leite Vieira
Rio de Janeiro, Brasil

Pergunta: Sou estudante de doutorado no Rio de Janeiro e defrontei-me com uma dificuldade em minha tese, a saber: um dos entrevistados diz que embarcou, logo após o fim da Segunda Guerra, no navio (s.s.-steamship-vapor) Santo Rosário, o primeiro cargueiro, segundo ele, a transportar passageiros do Brasil para a Europa, depois do conflito. Posto isto, pergunto-lhe como eu poderia verificar essa informação, já que não sei a que companhia pertencia esse navio?

Resposta
: Amigo Cássio Vieira, queira por favor tomar nota do seguinte:

Navio " St. Rosario " teve como Nº Oficial 162145 e Indicativo Internacional de Sinais as letras M.M.P.D.
Armador : Barry Shipping Co. >> Proprietário: Barry & Sons Shipping Co. Ltd.
Nacionalidade: Inglesa >> Registo em Newport (esta cidade fica situada no Sudoeste de Inglaterra, interior do Canal de Bristol, próximo a Cardiff. Está na área de separação entre a Inglaterra e o País de Gales).
Foi construído por J.L. Thompson & Sons Ltd., Sunderland (localidade situada no Midlands Britânico, na foz do rio Wear - Mar do Norte), em Dezembro de 1937.
Tonelagens: Arqueação bruta 4.312 toneladas >> Arqueação líquida 2.602 toneladas
Comprimentos: Fora-a-fora 126,22 mt > Entre perpendiculares 121,10 mt > Boca 17,10 mt e de Pontal (junto à proa) 6,80 mt
Máquina da White's Maritime Engineering Co Ltd., de Newport. Tinha um motor de tripla expansão > 306 Nhp > para uma velocidade de 10,5 milhas por hora.
Foi vendido em 1952 à empresa O. Banck, que lhe alterou o nome para "Katia" e mais tarde em 1958 ainda em posse do mesmo armador muda o nome para "Katia Banck". Foi vendido outra vez em 1963 a G. Lemos Bros. Co., ficando com o nome "Ypermachos". Foi mandado demolir em Whampoa, China a 04.08.1969.

Segue a foto do navio, gentileza de Photoship.Uk



Espero termine sua tese de acordo com o interesse demonstrado. E principalmente sorte e muito sucesso. Um grande abraço, Reimar.

Sem comentários: