sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Frotas nacionais - A Secil


Secil - Companhia Geral de Cal e Cimento
Setúbal

Não há muito para dizer desta Companhia, além de se tratar daquela que foi a maior empresa nacional a trabalhar na área dos cimentos. Por isso direccionamos a pesquisa relativamente à Secil Marítima, que é contada através da história dos seus navios.

" Secil " (I)
Registo : Setúbal, 1934

O "Secil" - imagem de autor desconhecido - colecção fsc

Nº Oficial : 502 > Iic.: CSLW > Em serviço 1934-1938
Ctr.: Eiderwerft A.G., Tonnig, Alemanha, Agosto de 1908
ex "Irmgard Linnemann" - Rd. H. Linnemann, 1908-1910
ex "Jyden" - J. Villemoes, 1910 até 1913
ex "Rosafred" - Werckbachs Angfartygs A/B, Suécia, 1913-1926
ex "Rosafred" - Hangen Tellefsen, Noruega, 1926-1934
Tonelagens : Tab 572,64 to > Tal 332,51 to
Comprimentos: Pp 53,73 mt > Boca 8,91 mt > Pontal 3,27 mt
Máquina : 1:Te > 500 Ihp > Veloc. 8 m/h
Equipagem : 12 tripulantes
Vendido a Vieira & Labrincha, Lda., nome "Lavi", 1938-1938
Naufragou 25 milhas ao largo de Ponta Delgada, em 29.09.1938

"Secil " (II)
Registo : Setúbal, 09.05.1938

O "Secil" - imagem (c) Fotomar

Nº Oficial : 502 > Iic.: CSAW > Em serviço 1938-1988
Ctr.: de Haan & Oerlemans, Heusden, Holanda, Abril de 1938
Tonelagens : Tab 427,46 to > Tal 205,56 to > Pmorto 1.194 to
Cmpts.: Ff 46,53 mt > Pp 43,80 mt > Bc 7,84 mt > Ptl 2,86 mt
Máquina : M.A. Nuernborg A.G. > 1:Di > 350 Bhp > 9 m/h
Equipagem : 12 tripulantes
Vendido a Vieira Pita, Lda., nome "David Nunes", 1968-1988

" Outão "
Registo : Setúbal, 30.07.1942

O "Outão" - imagem do site Navios Mercantes Portugueses

Nº Oficial : 509 > Iic.: CSDM > Em serviço 1942-??
Ctr.: John Ducker, Sons & Co., Ltd., Aberdeen, Esc., 12.07.1905
ex arrastão "Marlon" - Reg. Inglês, 1905-??
ex "Algarve Sexto" - João Antº Júdice Fialho, Portimão, 19??
ex "Mareante" - Virgínio Duque Simões, Portimão, 19??-1942
Tonelagens : Tab 217,94 to > Tal 95,81 to > Pmorto 350 to
Cmpts.: Ff 41,16 mt > Pp 38,17 mt > Bc 6,64 mt > Ptl 3,96 mt
Máq. : W.V.V. Lidgerwood > 1:Te > 860 Ihp > Rpm > 10 m/h
Equipagem : 13 tripulantes

" Secil Novo " (I)

O "Secil Novo" - imagem do site Navios Mercantes Portugueses

Nº Oficial : 507 > Iic.: CSPQ > Em serviço 1951-1953
Ctr.: George Brown & Co., Ltd., Greenock, Escócia, 08.11.1951
Tonelagens : Tab 715,03 to > Tal 335,96 to > Porte 862 to
Cmpts.: Ff 56,43 mt > Pp 52,64 mt > Bc 9,57 mt > Ptl 3,42 mt
Máquina : British Polar Eng. Ltd. > 1:Di > 860 Bhp > 10 m/h
Equipagem : 13 tripulantes
Transferido, altera o nome para "Secil Grande" em 1952.

" Secil Grande "
Registo : Setúbal, 03.12.1952

O "Secil Grande" - imagem (c) Fotomar

Nº Oficial : 507 > Iic.: CSPQ > Em serviço 1953-1993
Ctr.: George Brown & Co., Ltd., Greenock, Escócia, 08.11.1951
ex "Secil Novo" - Secil, Setúbal, desde 1951 até 1953
Tonelagens : Tab 715,03 to > Tal 335,96 to > Porte 862 to
Cmpts.: Ff 56,43 mt > Pp 52,64 mt > Bc 9,57 mt > Ptl 3,42 mt
Máquina : British Polar Eng. Ltd. > 1:Di > 860 Bhp > 10 m/h
Equipagem : 13 tripulantes
Vendido a World Travelling Shipping em 1993, muda de nome para "Tanano".

" Secil Novo " (II)
Registo : Setúbal, 12.03.1954

O "Secil Novo" - imagem (c) Fotomar

Nº Oficial : H-422 > Iic.: CSMX > Em serviço 1953-??
Construído nos Estaleiros da Comp. União Fabril, 16.04.1953
Tonelagens : Tab 742,61 to > Tal 302,97 to > Pmorto 826 to
Cmpts.: Ff 54,88 mt > Pp 50,95 mt > Bc 9,21 mt > Ptl 3,62 mt
Máquina : B. & Wain > 1:Di > 650 Bhp > 320 Rpm > 10,5 m/h
Equipagem : 11 tripulantes

" Secil Outão "
Registo : Setúbal, 10.07.1964

O "Secil Outão" - imagem (c) Fotomar

Nº Oficial : 520 > Iic.: CSLF > Em serviço 1964-??
Construído nos Estaleiros Navais Viana do Castelo, 16.05.1964
Tonelagens : Tab 730,85 to > Tal 362,46 to > Pmorto 938 to
Cmpts.: Ff 57,76 mt > Pp 54,50 mt > Bc 9,42 mt > Ptl 3,79 mt
Máquina : B. & Wain > 1:Di > 960 Bhp > 310 Rpm > 10,5 m/h
Equipagem : 13 tripulantes

3 comentários:

LUIS MIGUEL CORREIA disse...

Anos mais tarde, a Secil voltou a ser proprietária de um navio costeiro, o ROAZ, que é responsável pelo desvio de muitos camiões das nossas estradas...

Rui Amaro disse...

Amigo navegador moderno

Como curiosidade devo-te esclarecer, que o vapor Outão tinha a característica de ter sido adaptado a rebocador, pois durante bastantes viagens conduziu a reboque uma fragata da frota da Secil, que julgo terem sido três, uma delas era a Tróia..
O piloto da barra do Douro e Leixões, que chegou a piloto-mor, Tito dos Santos Marnoto, natural de Ilhavo, que concerteza ainda conheceste, foi seu capitão por volta de 1944/45, em sistema de licença sem vencimento. Aquele vapor cruzava a barra do Douro ou Leixões sem meter piloto, dado que o seu capitão era piloto efectivo daquelas barras, embora pagasse as taxas de pilotagem.
A Secil também possuía um rebocador a fogo de nome Falcão Primeiro, que fazia o tráfego costeiro com as referidas fragatas, particularmente entre Setúbal e o Douro, transportando cimento em sacos e no retorno carvão em pó das Minas do Pejão, tal como o vapor Outão. Aquele rebocador foi vendido em 1953 à Sofamar, Lisboa, que o reconstruiu e alterou a propulsão para diesel. Eu tenho para ai fotos do antes e do depois, logo que encontre vou postar no “SNostalgia” e no meu “Navios à Vista” que está em experiência de máquina e de regulamento das agulhas.
Houve um outro navio da Secil Marítima (Angola), que julgo era o Secil Bengo, 980dwt, ou o Secil Mar, 769dwt, que fez uma ou outra viagem com clinquer do Outão (Setúbal) para o Terminal da Encosta da Arrábida (Porto) mas o F. Cabral deve ter o registo e depois de eu falar com ele, eu dou-te mais promenores.
Agora vamos ver o FCP do Padre Costa, ganhar em Gelsenkirchen. Assim seja!

Boa navegação
Um abraço

Rui Amaro disse...

Reimar
Seria conveniente acertares a descrição da história do Secil (I) conforme segue:
Ex ROSAFRED – Werckbachs Angfartygs A/B (mgrs. F. Olssen), Werkebachs, Sweden – 1913/1926.
Ex ROSAFRED – Hangen Tellefsen, Norway – 1926/1934
Verificado pelos registos www.kommadobrygan e www.plimsoll ship data.
Um abraço
Rui Amaro