Holland America Line
1934 a 1969
1ª parte
" Rotterdam " (IV)
" Rotterdam " (IV)
Ctdo. no estaleiro Harland & Wolff, Belfast, Escócia, 03.06.1908
Tonelagens : Tab 24.149 to
Comprimentos : Pp 198,30 mt > Boca 23,60 mt
Máquina : 2:Qe > Velocidade 16 m/h
Vendido para demolição em Hendrik-Ido-Ambacht, Jan.1940
Foi desde a sua construção e até 1929 o maior navio da Companhia. Dispunha de capacidade para transportar 555 passageiros em 1ª classe e 1.120 passageiros repartidos pela 3ª e classe turística, permanecendo desde o início a navegar a vapor. O início da II Guerra Mundial obrigou ao adiamento por alguns meses da demolição anunciada, ficando amarrado ainda em 1939, até ser definitivamente desmantelado na Holanda.
Em serviço de 1922 até 1951
Ctdo. no estaleiro Harland & Wolff, Govan, Escócia, 12.10.1922
Tonelagens : Tab 15.434 to
Comprimentos : Pp 167,70 mt > Boca 20,50 mt
Máquina : 2:Tv > Velocidade 15 m/h
Vendido para demolição em Hendrik-Ido-Ambacht, Fev.1952
Ctdo. no estaleiro Harland & Wolff, Govan, Escócia, 12.10.1922
Tonelagens : Tab 15.434 to
Comprimentos : Pp 167,70 mt > Boca 20,50 mt
Máquina : 2:Tv > Velocidade 15 m/h
Vendido para demolição em Hendrik-Ido-Ambacht, Fev.1952
Este navio que foi desde o início colocado ao serviço na linha de Nova Iorque, teve a sorte de se encontrar a navegar quando os Alemães invadiram a Holanda. Esse facto veio possibilitar o transporte de uma larga quantidade de refugiados Ingleses para a América do Norte, entretanto fugidos à violência da guerra. Numa dessas viagens quando seguia com 271 adultos e 335 crianças a bordo, em viagem para o Canadá, foi torpedeado por submarino desconhecido a 200 milhas Noroeste de Bloody Foreland a 30 de Agosto de 1940. Todos os passageiros foram transferidos para outros navios a navegar nas proximidades, tendo o navio varado numa praia da Ilha de Bute, na Escócia e posteriormente recuperado. Quando apto a navegar em Julho de 1941 entrou ao serviço das forças aliadas, sendo adaptado ao transporte de tropas.
No pós guerra foi re-apetrechado e utilizado no transporte de colonos europeus para a Austrália, mantendo depois esse tráfego numa classe única e económica, até ao fim dos seus dias.
No pós guerra foi re-apetrechado e utilizado no transporte de colonos europeus para a Austrália, mantendo depois esse tráfego numa classe única e económica, até ao fim dos seus dias.
" Veendam " (I)
Em serviço de 1923 até 1953
Tonelagens : Tab 15.450 to
Comprimentos : Pp 167,70 mt > Boca 20,50 mt
Máquina : 2:Tv > Velocidade 15 m/h
Vendido para demolição em Baltimore, E.Unidos, 15.11.1953
Apesar do tamanho deste último par de navios, considerados pequenos em comparação com os paquetes que cruzavam o Atlântico, dispunham de condições que lhes permitia oferecer três classes distintas, acomodando 263 passageiros na 1ª classe, 428 na 2ª e 484 na classe turística. Chegados os anos da guerra, esteve presente em 17.09.1939 no resgate dos sobreviventes do porta-aviões Inglês "Courageous", torpedeado e metido a pique por submarino desconhecido, ao largo de Land's End, no Sul de Inglaterra. Contudo não conseguiu evitar ter sido capturado em Roterdão pelas tropas Alemãs, que o utilizaram para albergar as tripulações dos submarinos. Findo o conflito o navio foi renovado regressando para operar na linha de Nova Iorque, desde Janeiro de 1946, resistindo ao tempo neste serviço até à inevitável demolição.
" Statendam " (III)
O "Statendam" - postal da Companhia
Em serviço de 1929 até 1940
Ctdo. no estaleiro Harland & Wolff, Belfast, Escócia, 1924-1927
Cldo. no estaleiro Wilton-Fijenoord, Schiedam, Hol., 1927-1929
Tonelagens : Tab 29.511 to
Comprimentos : Pp 204,30 mt > Boca 24,80 mt
Máquina : 2:Tv > Velocidade 19 m/h
Demolido em Hendrik-Ido-Ambach, Holanda, 11.05.1940
O "Statendam" - postal da Companhia
Em serviço de 1929 até 1940
Ctdo. no estaleiro Harland & Wolff, Belfast, Escócia, 1924-1927
Cldo. no estaleiro Wilton-Fijenoord, Schiedam, Hol., 1927-1929
Tonelagens : Tab 29.511 to
Comprimentos : Pp 204,30 mt > Boca 24,80 mt
Máquina : 2:Tv > Velocidade 19 m/h
Demolido em Hendrik-Ido-Ambach, Holanda, 11.05.1940
Classificado como um dos navios mais elegantes na rota Europa - América, era simultâneamente um dos mais económicos, em comparação com os demais paquetes de idênticas dimensões. Fez parte duma encomenda do Almirantado Britânico, que necessitava de um transporte de tropas para substituir o navio "Justicia", afundado em Setembro de 1924, mas com o estaleiro parado por falta de mão de obra, passa à propriedade da Holland América, que o leva a reboque para o estaleiro de Schiedam, ficando concluído em Abril de 1929. Entra ao serviço na linha de Nova Iorque, com acomodações para 453 passageiros em 1ª classe, 418 em 3ª e 793 na classe turística. Durante a guerra, a decisão de amarrar o navio em Roterdão revelou-se extremamente infeliz. Estacionado bem próximo do centro de Roterdão, ficou colocado no meio do conflito e incapacitado de evitar um incêndio de grandes proporções, durante 5 dias e 5 noites, que provocou a sua total destruição.
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