sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Brisas


Lembrando os amigos que se divertem pelo Sul do país, aproveito para mostrar a pancada que os navios levam logo à saída de Leixões, quando se dirigem para Norte. A foto documenta com rigor os sopros de Sudoeste, com brisas que trazem o mar à costa com vaga de 7 a 8 metros. Muito mais que isso, recordo uma ocasião em que a vaga chegou a 17 metros, com o mar espumado a passear nas artérias junto às praias. Felizmente nos últimos anos não se tem repetido os maus momentos do passado, mas...
E o que dizer do mar de Viana e Aveiro !



2 comentários:

garina do mar disse...

bem... não está fácil!!

Rui Amaro disse...

Olá Reimar
Foto espectacular do Bianca, só não consigo perceber de onde foi obtida. De um dos molhes de Leixões não parece, talvez de bordo de outro navio.
O Bianca gémeo do Adriana, 70m/499gt, construídos em 1970 e 1969 respectivamente por Bayerische Schiffswerft, Erlenbach, Alemanha, para A. Kirsten & co.KG. Hamburgo; 1975 Estestrom; 1990 Bianca; 1989 Sea Bianca; 1994 Alsena; 1999 Christina K; Desconheço subsequente história do Bianca. Quanto ao Adriana ainda navegava em 2007 como Adriane. Ambos foram dos primeiros do tipo “boxshape” flúvio-maritimos. Seriam excelentes para subirem o rio Douro até Veja de Terron, só que faltam cargas.
http://www.kroonvaarders.com/forum/index.php?topic=46.msg37253 Aprecia neste site da KNSM (Oude Foto’s) o que era mar na barra do Douro com destemidos Crazy Pilots. (ATENÇÃO que as fotos são COPIRRAITES).
Votos de Full Ahead e um abraço