segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Enigmas - o " Princess May "


" Princess May "

Ctdo. no estaleiro Hawthorn Leslie, Hebburn On Tyne, Inglaterra, 1888. «Estaleiro bem conhecido se nos lembrarmos, que neste mesmo estaleiro foram construídos 41 navios para a Marinha de Guerra Portuguesa».
Tonelagens: construção Tab 1.394 to > aumentado Tab 1.717 to
Comprimentos: Pp 76,30 mt > Boca 10,40 mt
Máquina: 2 motores de tripla expansão

Histórico
* Nome de origem "Cass" - nacionalidade Chinesa
Ctdo. para Formosa Trading Corp., Keelung, Junho.1888-1895
* Vendido, mudou de nome para "Arthur" - nacionalidade Chinesa
Adquirido pelo governo Chinês, 1895-1896
* Alteração de nome para " Ningchow" - nacionalidade Chinesa
Continua na posse do governo Chinês, 1896-1899
* Vendido, mudou o nome para "Hating" - nacionalidade Chinesa
Adquirido por Marty & d'Abbadie, Haiphong, 1899-1901
* Vendido, muda o nome para "Princess May" - nac. Canadiana
Adquirido pela Canadian Pacific Railways, 1901-1919
* Vendido, conserva o nome "Princess May" - nac. Canadiana
Adquirido pela Standard Fruit Co., 1919-1935
* Vendido, conserva o nome "Princess May" - nac. Canadiana
Adquirido pela Atlantic Fruit Co., 1935-1935
Afundado pela tripulação ao largo de Kingston, Jamaica, 1935


O "Princess May "

Legenda na imagem:
C.P.R. Co. (Canadian Pacific Railways) Princess May, encalhado na Ilha Sentinel, Alasca, a 05.08.1910, foto de W.H. Case (Ed. Photoship, Uk)

Enigma
Em função do histórico deste navio depreende-se que foi recuperado, continuando a navegar por mais 25 anos. O notável em nossa opinião, que justifica colocar este navio na área dos enigmas, prende-se ao facto de ter conseguido manter-se intacto, apesar do incrível desnivelamento em que permaneceu durante o período em que esteve encalhado. Em circunstâncias normais, outros navios na mesma posição ter-se-iam facilmente partido ao meio. Como única explicação mais ou menos plausível, a possibilidade do navio estar em lastro, permitindo a sua recuperação.

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