segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Frotas mercantes no Mundo - 35 anos na vida da Holland America Line


Holland America Line
1934 a 1969

2ª parte

" Maasdam " (I)


O "Maasdam " - postal da Companhia

Em serviço de 1921 até 1941
Ctdo. no estaleiro Wilton-Fijenoord, Schiedam, Holanda, Abr.1921
Tonelagens : Tab 8.812 to
Comprimentos : Pp 137,20 mt > Boca 17,70 mt
Máquina : 1:Tv > Velocidade 13 m/h
Afundado em 26.06.1941 na posição 60º00'N 30º35'W.

Este navio construído no pós Iª Grande Guerra tinha estabelecido como prioridade o tráfego de emigrantes Espanhóis para a América do Sul, com destino ao México e a Cuba. Foi completamente reconstruído em 1934, período em que navegou com passageiros na linha de Nova Iorque, com escalas alternativas em Baltimore. O desaparecimento precoce dá-se em 1941, ao ser torpedeado por submarino desconhecido no Atlântico Norte.


" Leerdam " (II)



O "Leerdam" - imagem Photoship.Uk

Em serviço de 1921 até 1954
Ctdo. no estaleiro New Waterway, Schiedam, Holanda, Jun.1921
Tonelagens : Tab 8.854 to
Comprimentos : Pp 137,20 mt > Boca 17,70 mt
Máquina : 1:Tv > Velocidade 13 m/h
Vendido para demolição em Set.1954, em Kawasaki, no Japão.

Tal como o anterior este navio serviu a emigração Espanhola, escalando diversos portos na península, com destino ao México e a Cuba. Depois de reconstruído em 1934, entrou na linha para Nova Iorque e Baltimore, tendo-lhe sido aumentada a capacidade para transportar mais 30 passageiros em 1ª classe e 60 passageiros em 3ª classe.


" Edam " (IV)


O "Edam" - postal da Companhia

Em serviço de 1921 até 1954
Ctdo. no estaleiro Royal Schelde, Flushing, Holanda, Jul.1921
Tonelagens : Tab 8.871 to
Comprimentos : Pp 137,30 mt > Boca 17,70 mt
Máquina : 1:Tv > Velocidade 13 m/h
Vendido para demolição a 20.09.1954, em Hong-Kong, China.

Também este navio tem uma existência semelhante aos anteriores. Na oportunidade chamo a atenção para o postal do próximo navio, em que os agentes da Companhia em Espanha tinham a preocupação de inserir informação sobre diversos detalhes seguramente importantes, tais como comida à espanhola, salões amplos, salas de fumo e casas de banho.


" Spaarndam " (II)



Em serviço de 1922 até 1939
Ctdo. no estaleiro New Waterway, Schiedam, Holanda, Jul.1922
Tonelagens : Tab 8.857 to
Comprimentos : Pp 137,20 mt > Boca 17,70 mt
Máquina : 1:Tv > Velocidade 13 m/h
Afundado em 27.11.1939 na posição 51º33,5'N 1.24º22'E

Último navio da série que esteve integrado na carreira do México e Cuba, foi como os demais reconstruído em 1934, sendo o que resistiu menos tempo, devido ao afundamento provocado pela colisão com uma mina magnética, posicionada no Nore (baixo no estuário do rio Tamisa, próximo à cidade de Sheerness, na Ilha de Sheppey).


" Nieuw Amsterdam " (II)


O "Nieuw Amsterdam" - postal da Companhia

Em serviço de 1938 até 1974
Ctdo. no estaleiro D.D. Mass, Roterdão, Holanda, 15.04.1938
Tonelagens : Tab 36.287 to > Pmorto 8.221 to
Comprimentos : Pp 137,20 mt > Boca 17,70 mt
Máquina : 2:Tv > Velocidade 20,5 m/h
Vendido para demolição a 02.03.1974 em Kaohsiung, Taiwan

De todos os paquetes que foram utilizados para o transporte de tropas durante a II Guerra Mundial, este foi seguramente o mais resistente de todos eles. Esteve inicialmente previsto receber como baptismo o nome "Prinsendam", no entanto por força da ligação a Nova Iorque a opção é justamente apropriada. Nos anos que coincidiram com a guerra de 1939-1945 o navio esteve amarrado num dos cais do rio Hudson, de onde saía esporádicamente para efectuar cruzeiros nas Caraíbas. E como seria previsível o governo Americano requisitou o navio, promovendo as alterações necessárias para fins militares, no porto de Halifax. No final da guerra o navio recupera o formato original, apresentando capacidade para transportar 553 passageiros em 1ª classe, 443 em 2ª e 207 em classe turística. Nos anos 60 são efectuadas alterações a bordo, que passaram pela anulação dos espaços da 2ª classe, aumentando ligeiramente os camarotes melhor equipados e promovendo a melhoria da classe turística então substancialmente alargada. A seguir o navio apresenta uma grave avaria numa das caldeiras, que levou ao cancelamento de 3 viagens consecutivas, entre Agosto e Setembro de 1967. Pelas provas dadas até então a Companhia decidiu-se pela reparação, permitindo ao paquete o alongar da existência, num navio que provou ser particularmente querido pelos viajantes Americanos.

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