"Vintages" de qualidade
Quatro fotos, quatro exemplos que o Porto sempre teve um rio acolhe-douro. Imagens de outros tempos com intenso trafego fluvial, que teimamos em mostrar, recordar e recuperar.
Armador: A. Wiards > em serviço desde 1951 até 1955
Ctrdo. no estaleiro Haarlemsche, Haarlem, Holanda, Nov., 1920
Tab 1.646 to > Cpp 80,20 mt > Boca 11,30 mt
ex "Zaanstroom" - Hollandsche Steamship Co., 1921 até 1950
ex "Hundseck" - D.D.G. Hansa, 1950 até 1951
Vendido a G. Sigalas & Sons, nome "Katerina S", 1955 até 1958
Mesmo armador, mudou nome para "Ais Giorgis", 1958 a 1960
Vendido para demolição em Perama, Grécia, em 30.11.1960
Ctrdo. no estaleiro Ailsa, Troon, Escócia, Janeiro, 1937
Tab 785 to > Cpp 65,30 mt > Boca 10,90 mt
Vendido F.C. Georgopoulos, nome "Nissos Sifnos", 1964 a 1969
Vendido a E. Sofianos, nome "Toula", 1969 a 1975
Vendido Al Madani Transport, nome "Al Madani", 1975 a 1980
Vendido a Oceanic Management, nome "Gulf Ace", 1980 a 1981
Vendido para demolição em 1981
Armador: D.D.G. Hansa > em serviço desde 1950 até 1956
Ctrdo. no estaleiro Nylands, Oslo, Noruega, 30.08.1938
Tab 1.345 to > Cpp 76,20 mt > Boca 12,60 mt
Altera em 1951 para Tab 1.445 to > Cpp 78,20 mt
ex "Nyco" - Nyegaard & Co., Oslo, 1938 até 1947
ex "Polykarp" - E. Rasmussen, Oslo, 1947 até 1950
Mesmo armador, muda o nome "Imkenturm", 1956 até 1961
Vendido a R. Capano, muda nome "Anna Capano", 1961-1970
Vendido para demolição em La Spezia, Itália, em Dez.,1970
"Rotersand" - imagem (c) Fotomar
Armador: A. Harmstorf > em serviço desde 1951 até 1955
Ctrdo. estaleiro Seine Maritime, Le Trait, França, Out., 1929
Tab 767 to > Cpp 57,40 mt > Boca 9,00 mt
Depois de 1951 Tab 929 to > Cpp 61,10 mt
ex "Merignac" - Worms & Co., França, 1921 até 1950
Vendido a Lenox Shipping, nome "Anton Castens", 1955 a 1960
Vendido a A. Lempiainen, muda nome "Salomo", 1960 a 1964
Vendido a A. Freschi, muda nome para "Etrusco", 1964 a 1971
Colide com objecto submerso e afunda-se ao largo da Ilha de Ponza, Itália, em 28.12.1971
Armador: A. Harmstorf > em serviço desde 1951 até 1955
Ctrdo. estaleiro Seine Maritime, Le Trait, França, Out., 1929
Tab 767 to > Cpp 57,40 mt > Boca 9,00 mt
Depois de 1951 Tab 929 to > Cpp 61,10 mt
ex "Merignac" - Worms & Co., França, 1921 até 1950
Vendido a Lenox Shipping, nome "Anton Castens", 1955 a 1960
Vendido a A. Lempiainen, muda nome "Salomo", 1960 a 1964
Vendido a A. Freschi, muda nome para "Etrusco", 1964 a 1971
Colide com objecto submerso e afunda-se ao largo da Ilha de Ponza, Itália, em 28.12.1971
3 comentários:
Navegador Reimar
Que nostalgia ao apreciar estas lindas fotos e no rio Douro, quase sempre com um movimento inusitado de navios. Hoje praticamente morreu. Só da Nievelt, Goudtiaan, Rotterdam, anos 60, em dois dias atendi oito navios ( das sua linhas Portugal Lijn,Étoile Blanche, Morroco. Devo ter batido o record de navios de uma só companhia no Douro. A foto do Lahneck é de 27/02/1952 e é conduzido pelo meu papá e foi precisamente nesse local ,que o vi pela primeira vez, ao passar no lugar do Ouro, tendo amarrado no quadro da Alfandega. Salvo erro, também já antes tinha escalado Leixões como Polykarp, ao serviço da Fred Olsen, Oslo. O Crane da General Steam Navigation. O Catharina Wiards ex Hundseck e lembro-me muito bem do Rotersand (1953+-)amarrado a oeste da Cábrea, vê-se que foi navio sinistrado e recuperado da guerra. Há muito que na Internet procurava uma foto. Valha-nos a Foto Mar. O Rotersand vinha agenciado ao Burmester,possivelmente fretado à Hansa ou à Oldenburg, assim como o Luhesand,de 1918. também reconstruido. Só tenho pena de nesses anos não ter camera, seria um fartar de fotos. Vá lá temos a colaboração do F. Cabral e do Nini.
Boa navegação.
Nunca tive a ventura de ver o Douro assim aparelhado destes navios bonitos. Mas já lá vão uns bons anos, uma tarde de sol, por acaso pairava junto à Foz e vi o GORGULHO da Vinave aem aproximação de entrada.
O navio era bem mais modesto, apesar do nome tradicional, mas proporcionou umas belas imagens...
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