O farol do Cabo de S. Vicente,
o " Hermínios " ou o " Inago " da Soponata
Paralelamente ao vício dos navios, mantenho há alguns anos a mania dos faróis (a velha história de onde a terra acaba e se ganham horizontes sem fim - sonhos de criança).
Isto vem a propósito porque hoje, ao encontrar mais um postal do farol do Cabo de S. Vicente, lembrei-me da legislação mais recente que proíbe os navios tanques de navegarem próximo da costa e há poucos anos devidamente regulamentadas as absolutamente necessárias zonas de separação. No momento da aquisição, fiquei com a impressão de ver na imagem um navio da extinta Soponata, deixando todavia uma apreciação mais cuidada para depois de chegar a casa.
E qual não é o meu espanto ao verificar que se trata precisamente do 1º navio da Companhia, o " Gerez ", (salvo melhor opinião, que agradeço se estiver errado), possívelmente em lastro a navegar com destino ao Golfo Pérsico. Daí que por motivos óbvios e por força das circunstâncias o "Gerez" recebe e merece hoje as honras do dia.
Isto vem a propósito porque hoje, ao encontrar mais um postal do farol do Cabo de S. Vicente, lembrei-me da legislação mais recente que proíbe os navios tanques de navegarem próximo da costa e há poucos anos devidamente regulamentadas as absolutamente necessárias zonas de separação. No momento da aquisição, fiquei com a impressão de ver na imagem um navio da extinta Soponata, deixando todavia uma apreciação mais cuidada para depois de chegar a casa.
E qual não é o meu espanto ao verificar que se trata precisamente do 1º navio da Companhia, o " Gerez ", (salvo melhor opinião, que agradeço se estiver errado), possívelmente em lastro a navegar com destino ao Golfo Pérsico. Daí que por motivos óbvios e por força das circunstâncias o "Gerez" recebe e merece hoje as honras do dia.
" Hermínios " ou " Inago "
Porto de registo: Lisboa
Porto de registo: Lisboa
Nº Oficial: G-490 > Iic.: C.S.H.O. > Equipagem: 40 tripulantes
Construtor: The Caledon Shipbuilding & Engineering Co., Ltd., Dundee, sob contrato de Gotaverken, Gotemburgo, Suécia, em Junho de 1931
ex "Kalmia" - Rederi Transmark A/B, Gotemburgo, 1931-1945
ex "Gerez" - Instituto Português de Combustíveis, 1945-1947
Tnlgs.: Tab 8.249,29 to > Tal 5.060,42 to > Porte 12.380 to
Cmpts.: Ff 143,11 mt > Pp 137,51 mt > Bc 18,08 mt > Ptl 11,00 mt
Máq.: Akt. Gotawerken, 1931 > 2:Di > 3.900 Ihp > Veloc. 12 m/h
Vendido Comp. Espanhola Petróleos, nome "Arapiles", 1953-1971
Vendido para demolição em Vinaroz, Espanha, em Maio de 1971
ex "Kalmia" - Rederi Transmark A/B, Gotemburgo, 1931-1945
ex "Gerez" - Instituto Português de Combustíveis, 1945-1947
Tnlgs.: Tab 8.249,29 to > Tal 5.060,42 to > Porte 12.380 to
Cmpts.: Ff 143,11 mt > Pp 137,51 mt > Bc 18,08 mt > Ptl 11,00 mt
Máq.: Akt. Gotawerken, 1931 > 2:Di > 3.900 Ihp > Veloc. 12 m/h
Vendido Comp. Espanhola Petróleos, nome "Arapiles", 1953-1971
Vendido para demolição em Vinaroz, Espanha, em Maio de 1971
O pedido de opinião avalizada acima chegou com a indicação que o navio em causa, lamentavelmente não é o "Gerez", (confesso que fiquei decepcionado, mas não muito) mas o "Hermínios" ou o "Inago", ambos de construção muito mais recente. Gostaria de explicar que a minha confusão ficou a dever-se ao facto de só me lembrar destes navios pintados com o casco preto, em substituição do cinzento de origem, tal como o navio se apresenta.
3 comentários:
Caro Amigo,
O navio que se vê a navegar junto ao farol é ou o HERMÍNIOS de 1960 ou o seu irmão INAGO de 1963... Foram as primeiras unidades construídas no Japão (Kawasaki)para a saudosa Soponata...
Caro Reimar
Bonita imagem do Farol do Cabo de S. Vicente, tendo por fundo um interessante navio-tanque da nossa saudosa frota petroleira. Pelas minhas contas só temos um e que parece já esteve para ir para a sucata mas vá lá ainda navega, se calhar graças a ter sido um produto dos ENVC.
O colega Luis Miguel Correia, que eu saúdo, está certo, pois o navio será o Herminios ou o Inago, e jamais o Gerez (1) ex Kalmia, que muito bem os conheci em Leixões entre 1945 e 1948, juntamente com Aire (1) e o Marão (1). Uma foto do Kalmia está disponível em http://www.kommandobryggan.se/Bryggan/fartygsindex6.htm
Um abraço a ambos
Rui Amaro
Boa Noite
Caros Nauticos
O navio da foto parece-me o Inago. As cores parecem mais claras, coisa que o Hermínios era menos.
Andei embarcado nos dois e de facto eram iguais no seu geral, no entanto, o Hermínios era mais forte.
Quando havia mar o Inago torcia-se todo e "rosnava" muito, aliás até havia uns reforços de chapa no passadisso à saida do casario de ré.
Quanto às máquinas eram iguias dispostas nos mesmos sítios e com as mesmissimas funções.
Por agora chega de lembrança.
Saudações Nauticas
Petelui
Enviar um comentário