Empresa de Navegação Mercante, Lda.
Porto
1945 - 1952
Esta empresa foi proprietária de um navio que operou no pós IIª Grande Guerra no transporte de passageiros entre a Europa e as Caraíbas, ainda que tivesse como tráfego principal a ligação rápida para o Brasil, com saídas regulares de Génova e Lisboa, no circuito da emigração.
Nacionalidade: Panamiana
Porto de registo: Panamá
O paquete "Portugal" - postal da Companhia
Em serviço durante os anos de 1946 até 1952
Cttor.: New York Shipbuilding Co., Camden, New Jersey, 03.1907
Em serviço durante os anos de 1946 até 1952
Cttor.: New York Shipbuilding Co., Camden, New Jersey, 03.1907
ex "President" - Pacific Coast Co., Nova Iorque, 1907-1922
Colocado na rota do Pacifico entre Puget Sound até San Diego. Requisitado pelo governo Americano por um breve período durante os anos da Iª Grande Guerra. Fretado à Matson Line e colocado no tráfego para Honolulu, 1917-1918
ex "Dorothy Alexander" - Nº Of.: 203813 > Iic.: W.G.C.Q. - Registo em São Francisco - Armador: Pacific Steamship Line (Admiral Line), São Francisco, 1922-1938. Manteve-se no mesmo serviço de viagens ao longo da costa e conta com um fretamento à Clyde Line para operar desde a costa Leste até à Flórida, 1925-1926. Efectua diversos cruzeiros fretado pela Alaska Steamship Co., 1932-1937.
Colocado na rota do Pacifico entre Puget Sound até San Diego. Requisitado pelo governo Americano por um breve período durante os anos da Iª Grande Guerra. Fretado à Matson Line e colocado no tráfego para Honolulu, 1917-1918
ex "Dorothy Alexander" - Nº Of.: 203813 > Iic.: W.G.C.Q. - Registo em São Francisco - Armador: Pacific Steamship Line (Admiral Line), São Francisco, 1922-1938. Manteve-se no mesmo serviço de viagens ao longo da costa e conta com um fretamento à Clyde Line para operar desde a costa Leste até à Flórida, 1925-1926. Efectua diversos cruzeiros fretado pela Alaska Steamship Co., 1932-1937.
ex "Columbia" - Nº Of.: 203813 > Iic.: W.G.C.Q. - Registo em Nova Iorque - Armador: Alaska Steamship Co. Inc., Nova Iorque, 1938-1946. Requisitado pelo governo americano foi adaptado ao transporte de tropas durante a IIª Grande Guerra Mundial.
Capacidade: 440 passageiros (296 pax 1ª e 144 pax 2ª classe)
Tonelagens: Tab 5,453 to > Tal 2.546 to
Cmpts.: Ff 127,10 mt > Pp 119,45 mt > Bc 14,69 mt > Ptl 6,00 mt
Máq.: N.Y. Shipbuilding Co. > 3:Te > 601 Nhp > Veloc. 15 m/h
Em Dezembro de 1951 teve uma grande avaria na máquina, tendo sido rebocado pelo paquete "Serpa Pinto" (CCN/Lisboa) até São Vicente, Cabo Verde, completando a viagem dos passageiros que seguiam a bordo. Porque não se justificou a necessária reparação foi vendido para demolição em La Spezia, Itália, a 28.03.1952.
Capacidade: 440 passageiros (296 pax 1ª e 144 pax 2ª classe)
Tonelagens: Tab 5,453 to > Tal 2.546 to
Cmpts.: Ff 127,10 mt > Pp 119,45 mt > Bc 14,69 mt > Ptl 6,00 mt
Máq.: N.Y. Shipbuilding Co. > 3:Te > 601 Nhp > Veloc. 15 m/h
Em Dezembro de 1951 teve uma grande avaria na máquina, tendo sido rebocado pelo paquete "Serpa Pinto" (CCN/Lisboa) até São Vicente, Cabo Verde, completando a viagem dos passageiros que seguiam a bordo. Porque não se justificou a necessária reparação foi vendido para demolição em La Spezia, Itália, a 28.03.1952.
1 comentário:
Além dos serviços transatlânticos para a America do Sul e Central, este paquete esteve a operar no Mediterrâneo ao serviço da Compagnie Générale Transatlantique entre Marselha e a Argélia...
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