segunda-feira, 24 de março de 2008

Navios Portugueses - Os "Chinde" da Nacional


Empresa Nacional de Navegação
" Chinde " (I)
Porto de registo, Lisboa - 31.08.1937

Em serviço da Empr. Nacional de Navegação, 1911-31.08.1937
Construtor: Russel & Co., Glasgow, Escócia, 1911
Máq.: John Kincaid & Co., Ltd. > 2:Te > 1.000 Ihp > Vlc. 9 m/h

O "Chinde" - postal da Companhia

Nº 33 > Paquete a vapor > Nº Oficial 382-C > Iic.: H.C.J.V.
Capacidade para transportar 48 passageiros com 61 tripulantes
Tonelagens: Tab 1.470,41 to > Tal 909,76 to
Cpmts.: Ff 76,39 mt > Pp 73,20 mt > Bc 10,20 mt > Ptl 5,86 mts
Em serviço Comp. Nacional de Navegação, 31.08.1937-07.1951
Nº 33 > Paquete a vapor > Nº Oficial 378-D > Iic.: C.S.A.Q.
Capacidade para transportar 48 passageiros com 61 tripulantes
Tonelagens: Tab 1.405,33 to > Tal 835,59 to > Porte 2.089 to
Cpmts.: Ff 76,49 mt > Pp 73,10 mt > Bc 10,27 mt > Ptl 5,84 mt
Vendido para demolição em Aviles, Espanha em Julho, 1951

Companhia Nacional de Navegação
" Chinde " (II)
Porto de registo: Lisboa, 24.10.1951

O "Chinde" em Leixões - imagem (c) Fotomar

Nº 64 da frota da Companhia, desde 24.10.1957 até 07.1971
Navio de carga > Nº Oficial H-453 > Iic.: C.S.A.O.
Construtor: Companhia União Fabril, Lisboa, 24.10.1957
Máq.: Deutz A.G., 1956 > 1:Di > 915 Bhp > Veloc. 10 m/h
Capacidade para transportar 4 passageiros com 39 tripulantes
Tonelagens: Tab 1.675,99 to > Tal 878,63 to > Porte 2.045 to
Cpmts.: Ff 81,65 mt > Pp 78,78 mt > Bc 10,27 mt > Ptl 5,84 mt
Transferido à Comp. Moçambicana de Navegação, 01.07.1971

1 comentário:

LUIS MIGUEL CORREIA disse...

Tenho saudades do tempo em que os navios respiravam dignidade por todos os poros: belas chaminés pretas ou amarelas, nomes belíssimos a fazer sonhar, linhagens distintas nas frotas de grandes empresas armadoras. Nos últimos anos tudo isso desapareceu, vítima de uma desregulação liberal que aliada à revolução verificada nos sistemas de cargas e portos mudou tudo. Hoje reinam as bandeiras de conveniência, qual delas a mais inconveniente, os navios têm muitas vezes designações idiotas e as suas tripulações vivem num estádio entre a escravatura e a falta de preparação. Tudo em nome de lucros fáceis e desinteresse dos Europeus pelo Mar...