terça-feira, 18 de março de 2008

Frotas nacionais - C.N.Carregadores Açoreanos


Os navios da Companhia

" Gonçalo Velho " (II)
Porto de registo: Ponta Delgada

O "Gonçalo Velho" - imagem de autor desconhecido,
colecção de fsc

O navio Italiano "Generoso" em Leixões - imagem (c) Fotomar

Navio Nº 8 da frota > Nº Of. 944 > Iic.: C.S.A.S.
Em serviço desde 1928 até 1949
Construtor: Murdock & Murray, Ltd., Glasgow, Escócia, 03.1913
ex "Linmere" - Watson S/ship Co. Ltd., Manchester, 1913-1923
ex "Balboa" - MacAndrews & Co., Manchester, 1923-1928
Tonelagens: Tab 1.595,27 to > Tal 831,81 to > Porte 2.350 to
Cpmts.: Ff 83,76 mt > Pp 80,82 mt > Bc 11,80 mt > Ptl 5,20 mt
Máq.: Muir & Houston, Ltd., 1913 > 1:Te > 1.200 Ihp > 10 m/h
Vendido Cia. San Giorgio, mudou nome "Generoso", 1949-1960
Vendido para demolição em La Spezia, em Março de 1963.

" Pero de Alenquer "
Porto de registo: Ponta Delgada

O "Pero de Alenquer" em Lisboa - imagem (c) Agência Fotográfica,
minha colecção

Navio Nº 9 da frota > Nº Of. 946 > Iic.: C.S.B.O.
Em serviço desde 29.03.1929 até 11.1959
Construtor: Neptun A. Geselschaft, Rostock, Alemanha, 10.1913
ex "Antares" - Dampschiff G. Argo, Bremen, 1913-1916
ex "Coimbra" - Tranportes Marítimos do Estado, 1916-1925
ex "Pero de Alenquer" - Armada Portuguesa, 1925-1929
Tonelagens: Tab 2.592,83 to > Tal 1.537,87 to > Porte 4.450 to
Cpmts.: Ff 104,63 mt > Pp 100,55 mt > Bc 14,04 mt > Ptl 5,62 mt
Máq.: Neptun A.G., Rostock, 1913 > 1:Te > 1.870 Ihp > 11 m/h
Vendido para demolição em Lisboa, em Novembro de 1959.

" San Miguel "
Porto de registo: Ponta Delgada

O "San Miguel" em Lisboa - imagem (c) Agência Fotográfica,
minha colecção

Navio Nº 10 da frota > Nº Of. 948 > Iic.: C.S.A.I.
Em serviço desde 24.02.1931 até 01.1968
Construtor: Swan Hunter W. Richardson, Ltd., Inglat. 02.1931
Tonelagens: Tab 2.112,40 to > Tal 1.205,11 to > Porte 3.350 to
Cpmts.: Ff 92,61 mt > Pp 88,87 mt > Bc 12,80 mt > Ptl 5,41 mt
Máq.: Neptuno Works, Ing., 1930 > 1:Te > 1.869 Ihp > 12 m/h
Vendido para demolição em El Ferrol, Espanha, Janeiro 1968.

Sem comentários: