Navios grandes e grandes navios
Tarefa difícil a que se apresenta para definir com rigor o navio grande e o grande navio. Dizer que o navio é grande, só quando colocado num determinado período ou época, porque a construção naval moderna, está a construir navios cada vez maiores. Então o decidir se é ou foi um grande navio, torna-se ainda mais complicado, obrigando à decisão sobre o tempo de vida útil, o tipo de construção apresentado ou por último, que técnicas revolucionárias ou inovadores foram utilizadas na concepção do mesmo.
É com esta dificuldade de escolha que trago ao blog um veleiro, que podia em simultâneo ter sido um navio grande e um grande navio, não fosse a pontinha de azar que muitas vezes fica escondida por grandes segredos. Foi baptizado "Preussen" e navegou com a bandeira Alemã.
Nome: Preussen (nome do estado e reino da Prússia)
Armador: F. Laeisz Shipping Co., Hamburgo, Alemanha
Construtor: Joh. C. Tecklenborg, Geestemünde, Alemanha, conforme projecto do Arquiteto nautico Dr. George Wilhelm Claussen, Nov., 1900
Custo: 1.200.000,00 marcos alemães
Tlgns.: Tab 5.081,- to > Tal 4.788,- to > Porte 8,000,- to
Cpmts.: Ff 147 mt > Pp 134 mt > Boca 16,4 mt
Construção em aço, 3 cobertas, sem motor auxiliar.
Utilizava 47 velas 30 das quais rectangulares, 5,560 m2
Equipagem composta geralmente por 49 tripulantes.
O Preussen foi colocado na rota que unia a Europa ao Chile, através do Cabo Horn. Na viagem de ida carregava mercadoria diversa, ou carvão e regressava com nitratos, que na Europa eram utilizados consoante a situação política; produtos químicos em tempo de paz ou nitroglicerina em tempo de guerra. A rota dos nitratos como era então conhecida, obrigava sistemáticamente à confrontação de tempo adverso à passagem do Horn, obrigando às melhores técnicas de marinhagem e simplificação da mastreação, pesadíssima no caso deste navio.
Efectuou 1 viagem de circum-navegação e 14 viagens ao Chile, raramente navegando com carregamento completo, deixando adivinhar ter-se revelado um fracasso comercial. No dia 6 de Novembro de 1910, no início da 14º viagem ao Chile, o navio foi abalroado pelo vapor Inglês "Brighton", cujo capitão ignorou a velocidade de 16 m/h do veleiro, cortando-lhe a passagem e provocando-lhe grandes avarias. Rebocado com destino a Dover, ao partir os cabos de reboque deu à costa ali próximo, onde acabou por ser destruído por acção do mar.
1 comentário:
Era realmente um lindo navio. Até há pouco tempo, a designação "Nitrato do Chile" era comum.
Enviar um comentário