domingo, 9 de fevereiro de 2014

Memórias dum passado recente!... (2)


A inauguração do arrastão “Horizonte”

Vinte e oito toneladas diárias é a capacidade de congelamento
da nova unidade pesqueira visitada pelo Almirante Tenreiro
O sr. Almirante Tenreiro, presidente da Junta Nacional de Fomento das Pescas, acompanhado pelos srs. Almirante Alves Lopes, vice-presidente daquele organismo; Drs. Carlos Mourisca, Silveira Pinto e Rocha Borges, da direcção do Grémio dos armadores da Pesca de Arrasto; Horácio Rebordão, Engº. Seabra da Cruz, Espada Cruz e por outras individualidades ligadas ao sector das pescas, visitou uma nova unidade da pesca de arrasto – o navio “Horizonte”, da Sociedade de Pesca Miradouro, Lda., de Aveiro.
Aguardados pelos administradores da empresa, os visitantes percorreram, interessados, as instalações do navio, fornecendo-lhes pormenorizadas informações, o sócio-gerente sr. França Morte.
Trata-se de um navio de arrasto (pela popa), de 52 metros de comprimento, com uma autonomia que lhe permitirá fazer 60 dias de navegação e com 628 toneladas brutas de registo, deslocando-se à velocidade de 15 nós. Está equipado com um motor de 12 cilindros (em V), sobre-alimentado a 1.350 CVE. Tem uma capacidade de armazenamento para 280 toneladas de peixe, em blocos congelados. Através do seu sistema de congelação, poderá congelar 25 toneladas diárias, possuindo, ainda, instalações de filetagem.

Imagem do arrastão "Horizonte" a navegar
Foto de Lizuarte Machado - (Bacalhoeiros de Portugal)

Identificação do arrastão “Horizonte”
Armador: Sociedade de Pesca Miradouro, Lda., Aveiro
Nº Oficial: LX-64-N - Iic.: C.U.F.O. - Porto de registo: Lisboa
Cttor.: Scheepsbouwwerf Geb. Pot, Bolnes, Holanda, 1965
ex “Mandarin”, Coderec, Lorient, França, 1965-1966
ex “Hodh Pe 64”, Soc. Mauritienne, Port Etienne, 1965-1971
Arqueação: Tab 628,47 tons - Tal 286,46 tons
Dimensões: Pp 46,25 mts - Boca 9,02 mts - Pontal 6,01 mts
Propulsão: Ago-Mulhouse, França - 1:Di - 1350 Hp - 14 m/h
Equipagem: 30 tripulantes

Além de estar apetrechado com moderna aparelhagem para navegação e detecção de cardumes, o “Horizonte”, que tem uma tripulação de 30 homens, sob o comando do capitão Maurício Sá, está climatizado e a casa das máquinas dispõe de um sistema de aquecimento que lhe permitirá navegar em qualquer latitude.
A saída para o mar está prevista para terça-feira, com o fim de iniciar a faina de pesca no Sudoeste Africano. O “Horizonte” é uma excelente unidade que vem enriquecer a respectiva frota, a qual continua a actualizar-se, atendendo às crescentes necessidades de abastecimento ao país. Anuncia-se já, para o próximo mês, visita idêntica a outro navio (do mesmo tipo) que, igualmente, se vai dedicar à captura de pescada.
Terminada a visita, o sr. almirante Henrique Tenreiro, perante toda a tripulação, teve palavras de muito apreço para a empresa armadora, nomeadamente para o sr. França Morte, incitando-o a prosseguir no seu plano de actividade para o qual prometeu incondicional apoio.
Aos tripulantes e pescadores do “Horizonte”, o presidente da Junta Nacional de Fomento das Pescas desejou boa viagem e boa pesca, cumprimentando-os individualmente, após o que se retirou, visivelmente satisfeito com as impressões colhidas a bordo.
(In jornal “Comércio do Porto”, Domingo, 25 de Abril de 1971)

O arrastão “Horizonte” foi abatido à frota de pesca nacional, depois de vendido aos sucateiros da Moita, srs. Baptista & Irmão, em 10 de Maio de 1994.

1 comentário:

marmol disse...

Fui Imediato dum navio gémeo da mesma empresa. O Tropical, nos anos de 1971/72/73. Conheci muito bem o Capitão Maurício, primeiro capitão do navio após recuperação para a pesca nos mares do Sudoeste Africano.
Um abraço
Martins