segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

História trágico-marítima (CXVIII)


O naufrágio do lugre “Portuense”

Este navio durante a sua existência, enquanto matriculado no país, participou sempre, ano após ano, nas campanhas de pesca do bacalhau. Era um lugre de três mastros, proa de beque, popa elíptica, com um pavimento. Em 1919, aquando da mudança de proprietários, i.e. da Parceria de Pescaria Portuense, para a Empresa de Pesca e Navegação Portugal e Américas, ambas com sede no Porto, sofreu diversas alterações resultantes de trabalhos de manutenção e modernização.

Identificação do lugre “Portuense”
Armador: Empr. Pesca Portugal e Américas, Porto, 1919-1923
Nº Oficial: A-139 - Iic.: H.C.V.L. - Porto de registo: Porto
Cttor.: Hodgdon Brothers, East Boothbay, Maine, E.U., 06-1889
ex “Lillian Woodruff”, Miller, B. & Knowlton, Lamoine, 1889-1910
ex “Portuense”, Parceria Pescaria Portuense, Porto, 1910-1919
Arqueação: Tab 266,95 tons - Tal 193,10 tons
Dimensões: Pp 43,33 mts - Boca 9,21 mts - Pontal 3,35 mts
Propulsão: À vela
Equipagem: 40 tripulantes e pescadores
Capitães embarcados: Manuel Mendes (1910 a 1912), Henrique Gonçalves Vilão (1913 e 1914), José Simões Vagos (1915), Joaquim de Oliveira da Velha (1916), Fernando Augusto Ferreira (1917), Luís Teiga (1918), Domingos Nunes (1919), Henrique Gonçalves Vilão (1920) e José Simões Vagos (1922)

Segundo informação recebida ontem (18.10.1923), o lugre “Portuense” desarvorou, a 200 milhas a oeste da ilha do Faial, soçobrando, quando em viagem dos bancos da Terra Nova, da pesca do bacalhau, para o Porto. O lugre, apanhando forte temporal, ficou com água aberta e sem um mastro.
Segundo as praxes do «Lloyd’s», a tripulação, ao abandonar o navio, lançou-lhe o fogo. A sua tripulação, composta de 40 homens, foi recolhida a bordo do vapor italiano “President Wilson”.

O vapor italiano "President Wilson" da Consulich Line
Postal do consignatário do navio no porto de Nova York

O “Portuense” que pertence à Empresa de Pesca e Navegação Portugal e Américas, da cidade do Porto, era de 267 toneladas de registo, tendo sido construído no ano de 1889 em Boothbay, Maine, na América do Norte, com o nome de “Lilian Woodruff”. Era seu principal representante no Porto, o sr. Francisco Estêvão Soares. O “Portuense” empregava-se na pesca do bacalhau há 13 anos.
Sobre o naufrágio há ainda a acrescentar o seguinte telegrama:
Gibraltar, 18 – O vapor “President Wilson”, procedente de Trieste, salvou, nas vizinhanças dos Açores a tripulação de um lugre, que foi afundado, com incêndio.
(In jornal “Comércio do Porto”, sexta, 19 de Outubro de 1923)

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