sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Memórias dum passado recente!... (1)


A canhoneira “Chaimite”

Foto da canhoneira "Chaimite"
Imagem de autor desconhecido

Lisboa, 14 de Novembro – Pela comissão de Subscrição Nacional foi hoje entregue ao governo a canhoneira “Chaimite”, atracada à ponte do Arsenal.
Assistiram à posse o srs. Ministro da Marinha e Conde de S. Januário, que dirigiu uma saudação ao sr. Eduardo Vilaça; este leu um discurso agradecendo em nome do governo. Em seguida foi servido um «lunch» oferecido pelo sr. Marquês da Praia e de Monforte, e após ele os membros da comissão entregaram ao sr. Vilaça no gabinete deste Ministro o busto de Camões e o projeto da “Chaimite”, que vão ser oferecidos e depositados no Museu da Escola Naval.
Quando a “Chaimite” içou a flamula respectiva, os navios de guerra salvaram com 21 tiros. Depois da leitura da mensagem e do discurso do sr. Vilaça, o sr. Conde de S. Januário levantou um viva à Marinha e o sr. Ministro um outro aos iniciadores da subscrição nacional, saudações que foram correspondidas com entusiasmo.
Seguidamente foi dado o comando da canhoneira ao 1º Tenente sr. Sousa Faro, pelo sr. Ministro da Marinha, que fez nesse momento um discurso de incitamento e louvor àquele oficial.
A “Chaimite” segue brevemente para Moçambique.
(In jornal “Comércio do Porto”, terça, 15 de Novembro de 1898)

Sem comentários: