Bagão, Nunes & Machado, Lda.
1920 (?) - 1988 (?)
A sociedade aparece ligada ao armamento desde o início dos anos 20, com três navios, o lugre "Orion", o palhabote “Gonçalves Zarco“ e o também lugre “ Anfitrite 1º “, entretanto adquirido na Dinamarca. Enquanto que o lugre "Orion" esteve sempre ligado à pesca do bacalhau, os restantes navios estiveram ligados ao serviço de cabotagem e longo curso. A empresa sai do cenário nacional depois de quase 70 anos de bons serviços, próximo do início dos anos 90, paralelamente à venda do último navio em actividade, o “ Nereida “.
O lugre “ Orion “
1927 – 1933
O "Orion" à data da construção - foto (c) Delfim Nora / Napesmat
O "Orion" a navegar - foto (c) Delfim Nora / Napesmat
Nº Oficial : A-234 > Iic.: HORI / CSEF > Registo: Aveiro
Construtor : José Maria de Lemos, Aveiro, 1921
Tonelagens : Tab 183,32 to > Tal 130,83 to
Cpmts.: Pp 30,80 mt > Boca 8,34 mt > Pontal 3,40 mt
dp “Silva Lau” – Amandio F. Matias Lau, Aveiro, 1934
Sem rasto após 1936
Conforme se percebe pelas imagens a estrutura do navio foi alterada, tendo-lhe sido aplicado um terceiro mastro, com o objectivo de lhe melhorar a velocidade. Lamentavelmente perdeu toda a beleza original. A partir de 1935 o navio conserva os detalhes anteriores, ficando desde então inscrito na pesca costeira.
Palhabote “ Gonçalves Zarco “
19?? - 1929
Nº Oficial: 887 > Iic.: H.G.Z.C. > Registo : Funchal
Construtor : Desconhecido
Tonelagens : Tab 158,91 to > Tal 135,44 to
Cpmts : Pp 27,38 mt > Boca 7,40 mt > Pontal 2,96 mt
Sem rasto após 1930
Lugre com motor “ Anfitrite 1º “
1927 – 1977
O "Anfitrite 1º" em Lisboa - imagem (c) L.M. Correia
Nº Oficial : 359-F > Iic.: HAFT / CSFD > Registo : Lisboa
Construtor : J. Ring Andersen, Svendborg, 11-1914
ex “Phonix” - A/S Phonix (R.S. Hansen), S/borg, 1914-1919
ex “Aukur” – A.C. Rasmussen, Svendborg, 1919 -1927
Tlgns.: Tab 357,96 to > Tal 281,52 to > Porte 630 to
Cpmts.: Pp 42,80 mt > Boca 9,02 mt > Pontal 3,22 mt
Máq.: Sulzer Frères, 1914 > 1:Di > 250 Bhp > Vlc. 7 m/h
Digno de nota, regista-se uma colisão na barra de Setúbal, com o iate “Santa Luzia”, que cortado a meia nau se afundou em 2 minutos, a 05.11.1950.
Transformado em batelão ou pontão, em 1977.
n/m “ Nereida “
1936 - 1988
O "Nereida" à entrada do rio Douro - foto (c) Rui Amaro
Nº Oficial : G-263 > Iic.: C.S.N.G. > Reg.: Lisboa, 24.08.1936
Cttor.: A. Vuijk & Zonen, Cap. a/d Yssel, Holanda, 05.08.1936
Tonelagens : Tab 317,39 to > Tal 196,89 to > Porte 490 to
Cpmts.: Ff 44,03 mt > Pp 41,16 mt > Bc 7,10 mt > Ptl 3,09 mt
Máq.: Sulzer Frères, 1936 > 1:Di > 240 Bhp > Veloc.: 8 m/h
Provavelmente vendido para demolição. S/ rasto após 1988.
n/m “ Nereus “
1947 – 1977
O "Nereus" saindo do rio Douro - foto (c) Rui Amaro
Nº Oficial : H-450 > Iic.: C.S.S.I. > Reg.: Lisboa, 03.07.1947
Construtor : Estaleiros de São Jacinto, Lda., Aveiro, 1947
Tonelagens : Tab 334,40 to > Tal 228,22 to > Porte 530 to
Cpmts.: Ff 45,75 mt > Pp 42,43 mt > Bc 7,17 mt > Ptl 3,11 mt
Máq.: Sulzer Frères, 1944 > 1:Di > 330 Bhp > Veloc.: 10 m/h
dp “Efii” - A. Myrianthis, 1977-1977
dp “Kalathos” - A. Myrianthis, 1977-1977
Afundado a cerca de 120 milhas a Sudoeste de Port Sudan, em 16.03.1977