domingo, 21 de setembro de 2008

Navio mistério - o " Esmeralda "


O " Esmeralda "
1936 - 1969

O "Esmeralda" na Ilha do Cabo, Luanda

Recebi 3 fotos do amigo e Sr. António Moleiro, no sentido de averiguar um pouco da história deste navio, construído em ferro-cimento, que se encontrava em Luanda, velho e sem utilidade, até à decisão de afundá-lo em águas profundas em frente à costa Angolana, durante o ano de 1969, tarefa levada a cabo pela Marinha Portuguêsa.

Planta de construção do "Esmeralda"

Considerando o facto de não encontrar o navio nos registos nacionais, solicitei ajuda ao exterior através do amigo Rui Amaro, que por sua vez teve o apoio dum anónimo germano-americano, facultando os seguintes elementos :

Trata-se pois dum navio que integrou uma série de seis construções, efectuadas no estaleiro Ferro-Concrete Ship Construction Co. Ltd., (cais Nº 99, Nº Oficial 142777, com início de construção em Janeiro de 1919), que por sua vez era composta pela dupla construtora naval Hennebique Ferro Concrete Construction Co. e a Vickers Shipbuilding & Engineering Ltd., com sede e estaleiros em Barrow-in-Furness, Inglaterra.

Histórico

" Esmeralda " - Pontão / armazém - Registo em Luanda, Angola
ex "Armistice" - Walford Lines Ltd., Londres, 03/1919 - 08/1927
Tonelagens : Tab 894,00 to > Tal 535,00 to > Porte 1.150 to
Comprimentos.: Pp 62,48 mt > Boca 9,75 mt > Pontal 5,97 mt
Máq.: Shields Eng. Co Ltd., > 1:Te > 400 Ihp > 1 veio/ hélice
ex "Armistício" - Comp. Combustíveis Lobito, 08/1927 - ??/1929
ex "General Paiva de Andrade" - Gov. da Colónia, 1929- ??/1936
nome "Esmeralda" - convertido em pontão (Armada), 1936-1969

O "Esmeralda" na Ilha do Cabo, Luanda

Relativamente à última questão, constata-se que estando o navio ao serviço de uma Empresa Angolana desde 1927, o mais lógico é o navio ter sido abandonado, inviabilizando a ideia de ter sido capturado aos Alemães, durante a II Grande Guerra Mundial.

O "Esmeralda" - inútil mas elegante, na hora do abate

1 comentário:

MILA disse...

rinquei muitas vezes nesse navio enquanto meus pais pesacavam com amigos, quando ele ainda estava ancorado na baía do Lobito.Iamos num bote e subiamos numa escada de corda...Estava dida para vê-lo de novo, ter fotos, e certamente hoje é habitação de milhares de seres maritimos...deve estar lindo lá no fundo da baia de Luanda!Quando eu puder peço a um mergulhador que vá tirar fotos. Não sei como meu avô chegou a possuir esse navio, meu avô foi sempre ligado ao mar e À pesca e fez o primeiro estaleiro aqui no Brasil , em Niterói, juntamente com meu pai, Meu avô chamava se AMADEU PEREIRA GOMES E MEU PAI JOÃO DE BRITO GOMES.
Obrigada pela alegria que me deram, quem colaborou para que eu recebesse este link.
Mila Gomes