sábado, 13 de setembro de 2008

Porto - A cidade e o rio (3)


Quanto vale um rio Douro ?

Na época do comércio marítimo...

Navio holandês "Marinus Smits" sob a ponte da Arrábida

Navio holandês "Mariscal Lopez" no cais de Gaia

Navio holandês não identificado no cais do Terreiro

No tempo da indústria do turismo...

O "Princesa do Douro" de partida rio acima

O "Vasco da Gama" próximo à barragem de Crestuma

Barco não identificado em pleno Alto Douro

O "Princesa do Douro" em cruzeiro para a Régua

1 comentário:

Rui Amaro disse...

olá Reimar Amigo
O rio Douro é bonito e lucrativo. Vê lá que o n/ turista espacial e não só, descubriu esse rio e tem desenvolvido e dado um grande incremento ao turismo na região do Douro. também o Vasco da Gama e o Fernão de Magalhães, que andaram lá pelas Indias e mares do Pacifico, vieram agora lá das Françss descobrir o n/ rio Doiro das Fainas Fluviais, transportando turistas de luxo.
Há uns tempos um antigo reformado das lanchas dos pilotos, disse-me que em meados da década de 50,em que o Douro maritimo era fértil em navegação comercial, uma das três princesas da coroa Dinamarquesa, julgo que era a actual Rainha Margarida, viajando como passageira a titulo privado (round trip) num velho vapor da DFDS, parece que era o SKJOLD,por sua vontade,ficou maravilhada com as vistas da barra e da subida do rio Douro até à Ribeira,confidenciava ela aos tripulantes da lancha da amarração.
O navio holandês acostado ao cais da Estiva, se bem me lembro era da Redrij M. Smits, da classe Willy Smits, embora o casco fosse verde, na imagem parece cinzento talvez devido à focagem.
Saudações Maritimo entusiasticas
Rui Amaro