quarta-feira, 17 de setembro de 2008

O terminal de petroleiros de Leixões


O terminal de petroleiros
Leixões, 08.10.1969

Encontrei no baú (o amigo de Ílhavo está sempre presente, até nas expressões) este subscrito de 1º dia, comemorativo da inauguração do Terminal de Petroleiros e reparo que estão prestes a decorrer 39 anos de actividade, certamente vividos com bons e menos bons momentos. Mas o facto é que o terminal mantem-se firme, operacional e activo, revelando-se fundamental para a economia do país, fonte de escoamento de derivados do petróleo para diversos destinos no mundo, de produtos refinados nas instalações do Porto.
Lembro-me da cerimónia de inauguração das novas instalações. Recordo perfeitamente ter visto o novíssimo "Larouco" encostado ao cais, para descarregar crude carregado numa das suas primeiras viagens ao Golfo. Acresce ser à época o maior navio português, motivo de orgulho para as gentes do norte. Agora resta-me esperar que a Petrogal no próximo ano, possa comemorar o 40º aniversário com identico brilhantismo, ao do dia da inauguração.


O " Larouco "

Nº Oficial : I-374 > Iic.: C.S.A.I. > Registo : Lisboa, 10.07.1969

Cttor.: Estal. Weser, Bremen (concluído na Lisnave), 19.07.1968
Tlgns.: Tab 46.690,42 to > Tal 33.400,54 to > Porte 81.710 to
Cpmts.: Ff 250,50 mt > Pp 241,00 mt > Bc 37,82 mt > Ptl 17,11 mt
Máq.: B&W, Dinamarca, 1968 > 1:Di > 20.700 Bhp > Vlc. 14 m/h
foi depois o "King Alexander" - Alberta Navigation, 1988-1993
Vendido para demolição em Chittagong a 19.04.1993

O "Larouco" em Leixões - imagem (c) Fotomar

2 comentários:

Petelui disse...

Andei embarcado neste Navio.

Também fui a Leixões com ele.

Recordações...

Cáti disse...

Segundo o que os meus pais me dizem, fui concebida no Larouco! Tenho uma fotografia igual a esta no meu quarto.