sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Navios portugueses - o "Ilha da Madeira"


Empresa de Transportes do Funchal, Lda., Funchal
Empresa de Navegação Madeirense, Lda., Rua da Praia, Funchal

O " Ilha da Madeira "
1934 /1961 e 1961 /1969

O "Madeirense" - desenho de Luis Filipe Silva

Navio construído por A/B Svenska Maritimwerken, de Trelleborg, Suécia, em 1920, para o armador P. Ingvarsson, sendo baptizado com o nome "Cimbria", mantendo-se ao serviço até 1928. Vendido no decorrer desse ano, passou à propriedade de T. Hillerstrom, que o rebaptizou com o nome "Gripen", operando sob registo Sueco até 1934. Estava equipado de origem com um motor diesel marca Atlas, de 6 cilindros, que lhe permitia uma velocidade de 8,5 milhas/ hora. Chega ao registo nacional após ter sido adquirido pela Empresa de Transportes do Funchal, passando desde então a navegar com o nome "Madeirense".

Nº Of.: 898 > Iic.: C.S.N.F. > Registo: Funchal, 02.05.1934
Tonelagens: Tab 497,43 to > Tal 266,45 to > Porte 690 to
Cpmts.: Ff 48,51 mt > Pp 46,22 mt > Bc 8,48 mt > Ptl 3,56 mt
Durante trabalhos de manutenção em 1935, troca de motor
Máq.: Man A.G., 1935 > 1:Di > 8:Ci > 600 Bhp > Vlc. 9,5 m/h

Posto a navegar no serviço de cabotagem, fez visitas assíduas aos portos nacionais, ligando o continente às Ilhas, até 1961, ano em que integra a frota da Empresa de Navegação Madeirense. Muda de nome para "Ilha da Madeira", mantendo-se no mesmo trafego até 1962, altura em que entra em fretamento da Frenave, integrando o serviço da Galia Line, operando entre portos nacionais e o porto Francês de Bayonne. Desse período regista-se uma boa sequência de imagens:

À saída de Leixões - imagem (c) Fotomar

A navegar em Lisboa - foto de autor desconhecido - m/ colecção

Subindo o rio Douro - imagem (c) Fotomar

Apesar da mudança de nome o navio conserva o mesmo registo e as mesmas características. Quase a completar os 50 anos de vida útil, afundou-se muito próximo à praia de Nemina, no norte de Espanha, a 9 de Setembro de 1969, durante mais um regresso de França, carregado com carga de ferro e nitrato de amónio, em viagem com destino a Lisboa.


Sem comentários: