“ Brizella” - O lugre que nunca foi à pesca !
A nossa história trágico marítima ligada à pesca do bacalhau, continua muito incompleta pela falta de quem em presença física, nos faculte os sempre preciosos detalhes dos momentos vividos e sofridos, quer no mar, quer em terra, de todos os interessados nas embarcações; proprietários, oficiais, marinheiros, pescadores e respectivos familiares. Trata-se a meu ver oportuno trazer este caso para discussão, na esperança do assunto ter sido conversado em família, agora que estão volvidos exactamente 92 anos sobre o naufrágio do “Brizella”. Por esse motivo convido a grande família Aveirense e Ílhavense a acrescentar e melhorar a parca informação disponível, que só por acaso vou descobrindo, durante as horas devotadas à pesquisa.
A companhia Aveirense Empreza de Pesca “Boa Esperança”, Lda., comprou este navio em Inglaterra, em 1916, ficando matriculado no porto de Aveiro, seguramente pensado para participar na campanha de pesca, referente ao ano de 1917. O navio havia sido construído num estaleiro em Appledore, em 1875, ano em que foi registado no porto de Fowey, sob o nome “Ocean Ranger”.
No registo nacional conseguimos somente apurar que tinha uma Tab de 329,94 to e a Tal era de 303,47 to. Do registo inglês iremos averiguar os respectivos comprimentos. Como era prática neste período (temos de ter presente que esta época coincide com os anos da Iª Grande Guerra), os bacalhoeiros sempre que possível faziam serviço de cabotagem, com tripulações reduzidas, pelo que apesar de recém chegado a Aveiro, o “Brizella”, não foi excepção. E o inesperado aconteceu, no início de uma viagem de Lisboa para a Ilha da Madeira. Encontrando-se apenas a cerca de 20 milhas do Cabo Espichel, foi interceptado e destruído pelos torpedos de um submarino Alemão. Decorrem hoje 92 anos sobre este episódio, a justificar a efeméride, pela memória e eterna glória dos nossos homens do mar.
A companhia Aveirense Empreza de Pesca “Boa Esperança”, Lda., comprou este navio em Inglaterra, em 1916, ficando matriculado no porto de Aveiro, seguramente pensado para participar na campanha de pesca, referente ao ano de 1917. O navio havia sido construído num estaleiro em Appledore, em 1875, ano em que foi registado no porto de Fowey, sob o nome “Ocean Ranger”.
No registo nacional conseguimos somente apurar que tinha uma Tab de 329,94 to e a Tal era de 303,47 to. Do registo inglês iremos averiguar os respectivos comprimentos. Como era prática neste período (temos de ter presente que esta época coincide com os anos da Iª Grande Guerra), os bacalhoeiros sempre que possível faziam serviço de cabotagem, com tripulações reduzidas, pelo que apesar de recém chegado a Aveiro, o “Brizella”, não foi excepção. E o inesperado aconteceu, no início de uma viagem de Lisboa para a Ilha da Madeira. Encontrando-se apenas a cerca de 20 milhas do Cabo Espichel, foi interceptado e destruído pelos torpedos de um submarino Alemão. Decorrem hoje 92 anos sobre este episódio, a justificar a efeméride, pela memória e eterna glória dos nossos homens do mar.
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