O paquete “ Istra “
1965 - 1999 - 2008
Todos os navios tem uma história para contar
1965 - 1999 - 2008
Todos os navios tem uma história para contar
Tonelagens : Tab 5.635 to > Porte 1.640 to
Comprimentos: Ff 116,80 mt > Pp 105,00 > Boca 16,50 mt
Máquina : Sulzer, 1965 > 2:Di > Velocidade ca. 18 m/h
Comprimentos: Ff 116,80 mt > Pp 105,00 > Boca 16,50 mt
Máquina : Sulzer, 1965 > 2:Di > Velocidade ca. 18 m/h
O "Istra" em Leixões - foto de autor conhecido
Este navio foi construído nos estaleiros Brodogradiliste Uljanik, em Pula, na antiga Jugoslávia (hoje Croácia), entre 1964 e 1965, por encomenda da companhia nacional Jugoslava, a Jadranska Linijska Plovidba, ou simplesmente "Jadrolinija". Servia o intuito de efectuar o transporte de passageiros numa linha que escalava portos Jugoslavos para Veneza, Grécia, Líbano, e Egipto. A meados dos anos setenta, a falta de passageiros leva o armador a colocar o navio no serviço de cruzeiros, primeiro com viagens ao longo dos portos Croatas e mais tarde visitando portos Mediterrânicos, incluindo a península Ibérica.
O "Astra" - postal do Operador
Surge a primeira alteração a partir de 1991, quando entra em contrato de fretamento com a operadora Alemã Neckermann Cruises, sendo inicialmente rebaptizado "Astra", nome que manteve até 1997, todavia preservando a sua identidade Jugoslava. A partir de 1997 até 1999, continua a operar junto do mercado de cruzeiros Alemão, sendo-lhe alterado o nome para "Astra I".
O "Arion" - foto / postal do Armador
Colocado à venda em 1999, foi adquirido pela Classic International Cruises, passando a chamar-se "Arion", navegando desde então com a bandeira Portuguesa e estabelecendo porto base em Lisboa. Reconstruído em 2000 e completamente remodelado em 2006, faz parte da frota de navios que explora o mercado Português de cruzeiros, podendo ser devidamente visto e apreciado na capital.
Sem comentários:
Enviar um comentário