Os navios
Como terão certamente dado conta, durante o período em que estive ocupado na procura e pesquisa dos navios bacalhoeiros, interrompi a apresentação dos navios das principais companhias nacionais, que agora retomo. Volto aos navios da Nacional, através dos desenhos do amigo Luís Filipe Silva, esperando continuar a mostrar um trabalho de excelente qualidade, que não merece ficar escondido ou esquecido em qualquer gaveta (arquivo). Neste recomeço vou continuar a partir do navio Nº 36, todavia prometo trabalhar sobre as primeiras unidades da companhia, logo que possível.
Nº 36 – n/m “Pedro Gomes”
1921 – 1933
1921 – 1933
O "Sindoro" - postal da Companhia
O navio " Pedro Gomes "
Nº Oficial.: 400-E > Iic.: H.P.G.O. > Registo : Lisboa
Construtor : Royal Schelde, Flushing, Holanda, 03.1900
ex “Sindoro”, Rotterdamsche Lloyd, Roterdão, 1900-1922
Tonelagens : Tab 5.798,44 to > Tal 3.756,46 to
Cpmts.: Pp 123,62 mt > Boca 15,16 mt > Pontal 6,25 mt
Máquina : de Schelde, 1899 > 2:Qe > 4.800 Ihp > 14 m/h
Vendido para demolição em Osaka, Japão, a 12.1933
Construtor : Royal Schelde, Flushing, Holanda, 03.1900
ex “Sindoro”, Rotterdamsche Lloyd, Roterdão, 1900-1922
Tonelagens : Tab 5.798,44 to > Tal 3.756,46 to
Cpmts.: Pp 123,62 mt > Boca 15,16 mt > Pontal 6,25 mt
Máquina : de Schelde, 1899 > 2:Qe > 4.800 Ihp > 14 m/h
Vendido para demolição em Osaka, Japão, a 12.1933
Nº 37 – n/m “Angola” (3)
1923 – 1946
1923 – 1946
O "Albertville" - postal da Companhia
O navio "Angola"
(3ª unidade com o mesmo nome)
(3ª unidade com o mesmo nome)
Nº Oficial.: 415-E > Iic.: C.S.A.F. > Registo : Lisboa
Construtor : John Cockerill, Hoboken, Bélgica, 12.1912
ex “Albertville”, Cie. Belge Maritime du Congo, 1900-1923
dp “Nova Lisboa”, Comp. Nacional Navegação, 1946-1950
dp “Bisco 3” – Bristish Iron & Steel Co., Blyth, 1950-1950
Tonelagens : Tab 7.884,35 to > Tal 4.843,71 to
Cpmts.: Ff 139,64 > Pp 134,36 mt > Bc 16,98 mt > Ptl 7,74 mt
Máquina : J. Cockerill, 1912 > 2:Qe > 7.300 Ihp > 14 m/h
Demolido em Blyth, Inglaterra, em Julho de 1950
Construtor : John Cockerill, Hoboken, Bélgica, 12.1912
ex “Albertville”, Cie. Belge Maritime du Congo, 1900-1923
dp “Nova Lisboa”, Comp. Nacional Navegação, 1946-1950
dp “Bisco 3” – Bristish Iron & Steel Co., Blyth, 1950-1950
Tonelagens : Tab 7.884,35 to > Tal 4.843,71 to
Cpmts.: Ff 139,64 > Pp 134,36 mt > Bc 16,98 mt > Ptl 7,74 mt
Máquina : J. Cockerill, 1912 > 2:Qe > 7.300 Ihp > 14 m/h
Demolido em Blyth, Inglaterra, em Julho de 1950
Nº 38 – n/m “Cabo Verde” (2)
1925 – 1950
1925 – 1950
O navio "Cabo Verde"
(2ª unidade com o mesmo nome)
(2ª unidade com o mesmo nome)
Nº Oficial.: 451-E > Iic.: C.S.A.K. > Registo : Lisboa
Construtor : Neptun A.G., Rostock, Alemanha, 10.04.1908
ex “Santa Barbara”, Hamburg Sudamerikanische, 1908-1916
ex “São Tiago”, Transp. Marítimos do Estado, Lisboa, 1916-1925
dp “Cabo Verde”, Empresa Nacional de Navegação, 1925-1940
dp “Bisco 8” – Bristish Iron & Steel Co., Blyth, 1950-1950
Tonelagens : Tab 4.696,13 to > Tal 2.949,62 to > Porte 9.214 to
Cpmts.: Ff 111,75 mt > Pp 107,75 mt > Bc 15,31 mt > Ptl 7,13 mt
Máquina : Neptun A.G., 1908 > 1:Te > 1.500 Ihp > 10 m/h
Demolido em Blyth, Inglaterra, a 26 de Julho de 1950
Construtor : Neptun A.G., Rostock, Alemanha, 10.04.1908
ex “Santa Barbara”, Hamburg Sudamerikanische, 1908-1916
ex “São Tiago”, Transp. Marítimos do Estado, Lisboa, 1916-1925
dp “Cabo Verde”, Empresa Nacional de Navegação, 1925-1940
dp “Bisco 8” – Bristish Iron & Steel Co., Blyth, 1950-1950
Tonelagens : Tab 4.696,13 to > Tal 2.949,62 to > Porte 9.214 to
Cpmts.: Ff 111,75 mt > Pp 107,75 mt > Bc 15,31 mt > Ptl 7,13 mt
Máquina : Neptun A.G., 1908 > 1:Te > 1.500 Ihp > 10 m/h
Demolido em Blyth, Inglaterra, a 26 de Julho de 1950
Nº 39 – n/m “Congo” (1)
1925 – 1950
1925 – 1950
O navio "Congo"
Nº Oficial.: G-406 > Iic.: C.S.B.K. > Registo : Lisboa
Construtor : Flensburger, Flensburgo, Alemanha, 04.1905
ex “Clara Menzell”, Chinesische Kustenfahrt, 1905-1907
ex “Ingraban”, Hamburg-Bremer A.G., Alemanha, 1907-1916
ex “Congo”, T. Marítimos do Estado, Lisboa, 1916-1925
dp “Congo”, Empresa Nacional de Navegação, 1925-1940
dp “Bisco 6” – Bristish Iron & Steel Co., Blyth, 1950-1950
Tonelagens : Tab 3.090,89 to > Tal 2.350,07 to > Porte 5.996 to
Cpmts.: Ff 95,77 mt >Pp 91,97 mt > Bc 13,81 mt > Pontal 7,95 mt
Máquina : Flensburger S.G., 1905 > 1:Te > 950 Ihp > 9,5 m/h
Demolido em Preston, Inglaterra, a 08.1950
Construtor : Flensburger, Flensburgo, Alemanha, 04.1905
ex “Clara Menzell”, Chinesische Kustenfahrt, 1905-1907
ex “Ingraban”, Hamburg-Bremer A.G., Alemanha, 1907-1916
ex “Congo”, T. Marítimos do Estado, Lisboa, 1916-1925
dp “Congo”, Empresa Nacional de Navegação, 1925-1940
dp “Bisco 6” – Bristish Iron & Steel Co., Blyth, 1950-1950
Tonelagens : Tab 3.090,89 to > Tal 2.350,07 to > Porte 5.996 to
Cpmts.: Ff 95,77 mt >Pp 91,97 mt > Bc 13,81 mt > Pontal 7,95 mt
Máquina : Flensburger S.G., 1905 > 1:Te > 950 Ihp > 9,5 m/h
Demolido em Preston, Inglaterra, a 08.1950
Nº 40 – n/m “Nyassa”
1925 – 1950
1925 – 1950
O navio "Bulow" - postal da Companhia
O navio "Nyassa"
Nº Oficial.: 488-E > Iic.: C.S.B.J. > Registo : Lisboa
Construtor : J.C. Tecklenborg, Geestmunde, Alemanha, 09.1906
ex “Bulow”, Norddeutcher Lloyd, Bremen, Alemanha, 1906-1916
ex “Trás-os-Montes”, Transp. Marít. do Estado, Lisboa, 1916-1925
Tonelagens : Tab 8.980,06 to > Tal 5.309,29 to > Porte 9.130 to
Cpmts.: Ff 145,75 mt >Pp 140,94 mt > Bc 17,66 mt > Ptl 8,20 mt
Máquina : J.C. Tecklenborg, 1906 > 2:Qe > 6.000 Ihp > 15 m/h
Vendido para demolição em Blyth, Inglaterra, a 07.11.1951
Construtor : J.C. Tecklenborg, Geestmunde, Alemanha, 09.1906
ex “Bulow”, Norddeutcher Lloyd, Bremen, Alemanha, 1906-1916
ex “Trás-os-Montes”, Transp. Marít. do Estado, Lisboa, 1916-1925
Tonelagens : Tab 8.980,06 to > Tal 5.309,29 to > Porte 9.130 to
Cpmts.: Ff 145,75 mt >Pp 140,94 mt > Bc 17,66 mt > Ptl 8,20 mt
Máquina : J.C. Tecklenborg, 1906 > 2:Qe > 6.000 Ihp > 15 m/h
Vendido para demolição em Blyth, Inglaterra, a 07.11.1951
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