segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Encontros portuários ( III )


Descobrindo navios

De múltiplos países, de várias companhias, de inúmeros tamanhos, de diversas cores, sempre com gente dentro, diferentes nos costumes, iguais no pensar e no sentir. Do cais ouviam-se apitos e ruídos. No ar passeavam aromas e fumos, alguns negros como o carvão. Respirava-se a riqueza do movimento, garantia-se o trabalho. Aprendiam-se línguas diferentes, estranhas, enigmáticas. Quantas vezes o gesticular abreviou diálogos difíceis. Ganhou-se o amanhã, a pensar no futuro que importa manter a qualquer custo (imagens Fotomar, Matosinhos).

n/m “ Nurnberg “
Hamburgo
1962 – 1971


Armador : Hapag Lloyd, Hamburgo, Alemanha
Construtor.: Howaldtswerk, Hamburgo, Alemanha, 1962
Tonelagens : Tab 9.464 to > Tal 6.072 to > Porte 11.250 to
Cpmts.: Ff 158,50 mt > Pp 144,90 mt > Bc 19,30 mt > Ptl 11,2 mt
Máq. : M.A.N., Alemanha, 1961 > 1:Di > 10.800 Bhp > 18,5 m/h
dp “Congo”, Empresa Insulana de Navegação, Lisboa, 1971-1974
dp “Congo”, Comp. de Transportes Marítimos, Lisboa, 1974-1985
dp “Congo”, Portline – Transp. Mrt. Intern., Lisboa, 1985-1986
Demolido em Kaohsiung, Formosa, a 24.04.1986

n/m “ Michigan “
Panamá
1956-1959


Armador : Comp. Mondiale de Transports S.A. (s/f Fabre Line)
Construtor : Solvsborg Varvs., Solvsborg, Suécia, 11.09.1947
ex "Helga Smith", Red. Anders Smith A/B, Estocolmo, 1947-1956
Tonelagens : Tab 1.962 to > Tal 1.666 to > Porte 9.630 to
Cpmts.: Ff 75,09 mt > Pp ____ mt > Bc ____ mt > Ptl ____ mt
Máq.: _________________________________________
dp “Michigan”, Romsen- Cp. Mundial Transp. Liberia, 1962-1966
dp "Nissos Psara", Weymouth Maritime Corp., Grécia, 1966-1970
dp "Medatlantic", Medatlantic Transp. Naviera, Grécia, 1973-1974
Vitimado por incêndio que teve início na máquina em 20.12.1973, na posição 39º00'N 09º53'E. Segue para Burriana, Espanha, a 01.07.1974, para demolição.

n/m “ Trentino “
Hull
1952-1971


Armador : Ellerman’s Wilson Line Ltd., Hull, Inglaterra
Construtor : Henry Robb, Ltd., Leith, Inglaterra, 04.1952
Tonelagens : Tab 2.340 to > Tal 1.251 to > Porte 3.034 to
Cpmts.: Ff 94,37 mt > Pp 88,55 mt > Bc 14,84 mt > Ptl 5,93 mt
Máq.: Bristish Polar, Ltd., Gls., 1951 > 3.040 Bhp > 13,5 m/h
dp “Maldive Ensign”, Maldives Shipping, Maldivas, 1971-1980
Demolido em Kaohsiung, Formosa, em 22.05.1980

n/m “ Esther “
Haifa
1965-1977


Armador : Zim Israel Navigation Co. Ltd., Haifa, Israel
Construtor : Israel Shipyards Ltd., Haifa, 04.1965
Tonelagens : Tab 2.025 to > Tal 1.223 to > Porte 3.033 to
Cpmts.: Ff 84,31 mt > Pp 75,24 mt > Bc 12,60 mt > Ptl 7,12 mt
Máquina : Werkspoor, Amesterdão, 1964 > 1.500 Bhp > 12,5 m/h
dp “Sconset”, Kim Marine, Georgetown, Ilh. Caimão, 1977-1978
Afundou-se por se ter virado devido a falta de estabilidade, na posição 7.00.10N 58.03.51W em 22.12.1978.

n/m “ Beniowski “
Gdynia
1960-1971


Armador : Polish Ocean Lines, Gdynia, Polónia
Construtor : Royal Schelde, Flushing, Holanda, 01-1960
Tonelagens : Tab 10.443 to > Tal 6.052 to > Porte 14.922 to
Cpmts.: Ff 157,51 mt > Pp 142,68 mt > Bc 20,07 > Ptl 12,50 mt
Máquina : de Schelde, Holanda, 1959 > 1:Di > 7.800 Bhp > 16 m/h
dp “Tai xing”, China Ocean Shipping, R.P. China, 1971-1989
dp “Tong Jiang”, Shanghai Jin Jiang Ltd., Shanghai, 1989-1999
Sem rasto após 1999

n/m “ General Z. Dogan “
Istambul
1970-??


Armador : D.B. Turkish Cargo Liners, Ltd., Turquia
Construtor : Stocznia Gdanska, Gdansk, Polónia, 11.1970
Tonelagens : Tab 10.240 to > Tal 5.834 to > Porte 12.447 to
Cpmts.: Ff 154,67 mt > Pp 143,11 mt > Bc 20,65 mt > Ptl 12,73 mt
Máq.: Sulzer, Pozan, Polónia, 1970 > 1:Di > 9.600 Bhp > 18 m/h
Sem rasto após 1976

2 comentários:

Rui Amaro disse...

Reimar Amigo....
Que "Ships Nostalgia"!
Olha o "Polskie vapor BENIOWSKI da Polskie Linie Oceaniczne. Gdynia" atendi-o precisamente num dis de Natal de manhã, ficou fundeado a dois ferros na Bacia, covada do Molhe Sul. Que mesa de Natal (Eles são dos povos mais católicos) não faltava nada e até havia bolo-rei com os mesmos ingredientes do nosso, só que não era redondo mas sim sobre o comprido. Era Vodka por todos lados e ainda diziam que as tripulações polacas passavam fome. Olha nos navios não passavam. O Armando Schipchandler veio à terra buscar um bolo-rei dos nossos e o gosto era igual.
O Trentino da Eleerman Wilson Line, era de casco verde e chaminé Vermelha e topo preto. O francês MICHIGAN fretado à Fabre Line fazia carreira para o São Lourenço e os Grandes Lagos Canadianos, só no Verão. Os Israelitas da ZIM e os Turcos da Deniz. Bankasi e os alemães da Hapag, também eram muito regulares em Leixões.
Já tiraste as caras de bacalhau da água, olha que se não ficam insossas.... Continuação de Boas Festas.
Saudações Maritimo-entusiasticas
RUI AMARO

Rui Amaro disse...

Só agora reparei. O NURNBERG, um navio convencional, com tanto contentor, até parece um "pré-container ship", nem precisava do novo alongamento do terminal de contentores de Alcantara, que tanta celeuma está a dar. Já que não querem um eficiente porto de contentores,que é o futuro, que os mandem para Leixões, Aveiro ou Viana, que nós aqui no Norte aceitamos. Queremos é ver os dois portos em grande. Olha aqui com o projecto da nova barra do Douro, foi a mesma coisa, e eu andei envolvido nisso. Os molhes estão lá e impacto visual Nickles.
Os peixinhos e passarinhos, etc. lá continuam a nadar e a voar. Só falta são mais navios.
Até mais escrevcer...
Rui Amaro