sábado, 6 de dezembro de 2008

Ainda sobre a " poça "


O porto de Leixões

A grande vantagem dos blogs é a sua utilização para dar e receber informação, enfim, proporcionar uma profícua troca de conhecimentos. Louvo por esse facto a contribuição do amigo e Sr. Luís Bonifácio (blogs novafloresta e cartasportuguesas), que gentilmente me enviou a planta do porto de Leixões, de 1907, tal como aparece no livro “Notas sobre Portugal” – Vol. 1 – elaborado para a Exposição Universal que teve lugar no Rio de Janeiro, em 1908.


Analisando a gravura podemos concluir, que para concretizar as obras que a imagem documenta, correspondendo praticamente ao porto que existe 100 anos depois, foram necessários 34 anos para ter construída a “poça” e 53 anos para a construção das restantes docas, compondo o actual complexo portuário.
Referi recentemente no post “O porto de Leixões em 2010”, de 6 de Julho p.p. , sobre o interesse e vantagens que adviriam da continuação das obras no porto de Leixões, relativos ao excelente projecto do novo terminal de passageiros e da marina para embarcações de maior porte, e ainda de um novo cais que poderia servir com muito propósito o reaparecimento do quadro de navios da Marinha, para navios nacionais e estrangeiros de visita ao porto. Isto prova que existe vontade e interesse em renovar o porto de Leixões, apesar do parco caudal de navegação nestes últimos anos.
Agora já só falta verificar se a história se repete, ou 2010 será realmente o ano do futuro !

Sem comentários: