Os navios
(Continuação)
Nº 41 - n/m “ S. Thomé “ (2)
1924 – 1932
(Continuação)
Nº 41 - n/m “ S. Thomé “ (2)
1924 – 1932
O navio "S. Thomé"
(2ª unidade da Companhia com o mesmo nome)
(2ª unidade da Companhia com o mesmo nome)
Nº Oficial : 449-E > Iic.: H.S.M.E. > Registo : Lisboa
Cttor.: Swerft. Bremer Vulkan A.G., Vegesack, Alemanha, 02.1905
ex “Heimburg”, D.D.G. Hansa, Bremen, Alemanha, 1905-1916
ex “Santo Antão”, Transp. Marít. do Estado, Lisboa, 1916-1924
Tonelagens : Tab 2.750,36 to > Tal 1.384,65 to
Comprimentos : Pp 118,30 mt > Boca 15,80 mt > Pontal 7,52 mt
Máquina : Bremer Vulkan, 1904 > 1:Qe > 10,5 m/h
Vendido para demolição em Lisboa, em finais de 1932
Cttor.: Swerft. Bremer Vulkan A.G., Vegesack, Alemanha, 02.1905
ex “Heimburg”, D.D.G. Hansa, Bremen, Alemanha, 1905-1916
ex “Santo Antão”, Transp. Marít. do Estado, Lisboa, 1916-1924
Tonelagens : Tab 2.750,36 to > Tal 1.384,65 to
Comprimentos : Pp 118,30 mt > Boca 15,80 mt > Pontal 7,52 mt
Máquina : Bremer Vulkan, 1904 > 1:Qe > 10,5 m/h
Vendido para demolição em Lisboa, em finais de 1932
Nº 42 - n/m “ Cubango “
1924 – 1950
1924 – 1950
O navio "Cubango"
Nº Oficial : 461-E > Iic.: C.S.A.N. > Registo : Lisboa
Cttor.: Flensburger Schiffsbau, Flensburgo, Alemanha, 03.1903
ex “Lichtenfels”, D.D.G. Hansa, Bremen, Alemanha, 1903-1916
ex “Goa”, Transportes Marítimos do Estado, Lisboa, 1916-1924
dp “Bisco 5”, British Iron & Steel Co., Blyth, Inglat., 1950-1950
Tonelagens : Tab 5.899,18 to > Tal 3.680,24 to > Porte 13.136 to
Cpmts.: Ff 134,11 mt > Pp 128,92 mt > Bc 16,20 mt > Ptl 8,80 mt
Máquina : Flensburger S.G., 1903 > 1:Qe > 3.000 Ihp > 11,5 m/h
Demolido em Milford Haven, Inglaterra, em Julho de 1950
Cttor.: Flensburger Schiffsbau, Flensburgo, Alemanha, 03.1903
ex “Lichtenfels”, D.D.G. Hansa, Bremen, Alemanha, 1903-1916
ex “Goa”, Transportes Marítimos do Estado, Lisboa, 1916-1924
dp “Bisco 5”, British Iron & Steel Co., Blyth, Inglat., 1950-1950
Tonelagens : Tab 5.899,18 to > Tal 3.680,24 to > Porte 13.136 to
Cpmts.: Ff 134,11 mt > Pp 128,92 mt > Bc 16,20 mt > Ptl 8,80 mt
Máquina : Flensburger S.G., 1903 > 1:Qe > 3.000 Ihp > 11,5 m/h
Demolido em Milford Haven, Inglaterra, em Julho de 1950
Nº 43 - n/m “ Save “ (1)
1929 – 1950
1929 – 1950
O navio "Save"
Nº Oficial : 623 > Iic.: C.S.B.S. > Registo : Luanda
Construtor : S.G. Unterweser, Lehe, Alemanha, 11.1912
ex “Picador”, J.D. Sturcken, Bremen, Alemanha, 1912-1916
ex “Granja”, Transp. Marítimos do Estado, Lisboa, 1916-1924
dp “Bisco 7”, British Iron & Steel Co., Blyth, Inglat., 1950-1950
Tonelagens : Tab 782,27 to > Tal 426,06 to > Porte 1.772 to
Cpmts.: Ff 65,49 mt > Pp 62,61 mt > Bc 9,89 mt > Ptl 3,57 mt
Máq.: Ottenser Maschinenfbk., 1912 > 1 :Te > 650 Ihp > 9 m/h
Demolido em Rainham, Inglaterra, em 17 de Julho de 1950
Construtor : S.G. Unterweser, Lehe, Alemanha, 11.1912
ex “Picador”, J.D. Sturcken, Bremen, Alemanha, 1912-1916
ex “Granja”, Transp. Marítimos do Estado, Lisboa, 1916-1924
dp “Bisco 7”, British Iron & Steel Co., Blyth, Inglat., 1950-1950
Tonelagens : Tab 782,27 to > Tal 426,06 to > Porte 1.772 to
Cpmts.: Ff 65,49 mt > Pp 62,61 mt > Bc 9,89 mt > Ptl 3,57 mt
Máq.: Ottenser Maschinenfbk., 1912 > 1 :Te > 650 Ihp > 9 m/h
Demolido em Rainham, Inglaterra, em 17 de Julho de 1950
Nº 44 - n/m “ Lourenço Marques “
1925 – 1959
1925 – 1959
O navio "Lourenço Marques"
Nº Oficial : 458-E > Iic.: C.S.B.C. > Registo : Lisboa
Construtor : Blohm & Voss, Steinwerder, Alemanha, 23.09.1905
ex “Admiral”, Deustche Ost-Afrika Linie, Hamburgo, 1905-1916
ex “Lourenço Marques”, Trsp. Marít. Estado, Lisboa, 1916-1925
dp “Bisco 4”, British Iron & Steel Co., Blyth, Inglat., 1950-1950
Tonelagens : Tab 6.281,18 to > Tal 3.846,78 to > Porte 7.645 to
Cpmts.: Ff 132,44 mt > Pp 128,00 mt > Bc 15,31 mt > Ptl 8,43 mt
Máquina : Blohm & Voss, 1905 > 2:Te > 4.200 Ihp > 13,5 m/h
Demolido em Faslane, Inglaterra, em 21 de Julho de 1950
Construtor : Blohm & Voss, Steinwerder, Alemanha, 23.09.1905
ex “Admiral”, Deustche Ost-Afrika Linie, Hamburgo, 1905-1916
ex “Lourenço Marques”, Trsp. Marít. Estado, Lisboa, 1916-1925
dp “Bisco 4”, British Iron & Steel Co., Blyth, Inglat., 1950-1950
Tonelagens : Tab 6.281,18 to > Tal 3.846,78 to > Porte 7.645 to
Cpmts.: Ff 132,44 mt > Pp 128,00 mt > Bc 15,31 mt > Ptl 8,43 mt
Máquina : Blohm & Voss, 1905 > 2:Te > 4.200 Ihp > 13,5 m/h
Demolido em Faslane, Inglaterra, em 21 de Julho de 1950
Nº 45 - n/m “ Zaire “ (2)
1927-1929
1927-1929
O navio "Zaire"
(2ª unidade da Companhia com o mesmo nome)
(2ª unidade da Companhia com o mesmo nome)
Nº Oficial : 360-F > Iic.: H.Z.R.E. > Registo : Lisboa
Construtor : Blohm & Voss, Steinwerder, Alemanha, 11.09.1904
ex “Esne”, D.D.G. Kosmos, Hamburgo, Alemanha, 1904-1916
ex “Mormugão”, Transp. Marít. do Estado, Lisboa, 1916-1924
ex “Infante de Sagres”, Lara Souza & Cª., Lisboa, 1924-1927
Tonelagens : Tab 6.238,49 to > Tal 3.942,91 to
Comprimentos : Pp 125,00 mt > Boca 15,45 mt > Pontal 8,71 mt
Máquina : Blohm & Voss, 1904 > 1:Qe > 2.800 Ihp > 10 m/h
Perdido por encalhe em Água Izé, São Tomé, a 24 de Agosto 1929
Construtor : Blohm & Voss, Steinwerder, Alemanha, 11.09.1904
ex “Esne”, D.D.G. Kosmos, Hamburgo, Alemanha, 1904-1916
ex “Mormugão”, Transp. Marít. do Estado, Lisboa, 1916-1924
ex “Infante de Sagres”, Lara Souza & Cª., Lisboa, 1924-1927
Tonelagens : Tab 6.238,49 to > Tal 3.942,91 to
Comprimentos : Pp 125,00 mt > Boca 15,45 mt > Pontal 8,71 mt
Máquina : Blohm & Voss, 1904 > 1:Qe > 2.800 Ihp > 10 m/h
Perdido por encalhe em Água Izé, São Tomé, a 24 de Agosto 1929
Sem comentários:
Enviar um comentário