quinta-feira, 6 de agosto de 2015

História trágico-marítima (CLV)


A história do “Clemencia" (2º)
1919-1926
2ª Parte

Imagem do lugre "Clemencia" (2º) de autor desconhecido
(In revista “Ilustração Nacional”, Nº 3, Póvoa de Varzim, 1919)

Características do navio
Armador: Viúva de C. Dupin & Cª., Anadia
Nº Oficial: 494-D - Iic: H.E.L.C. - Porto de registo: Porto
Construtor: Manuel Gonçalves Amaro, Póvoa, 27.08.1919
Arqueação: Tab 295,98 tons - Tal 216,69 tons
Dimensões: Pp 45,41 mts - Boca 8,80 mts - Pontal 4,08 mts
Propulsão: À vela
Equipagem: 10 tripulantes
Capitães embarcados: Joaquim Rodrigues (1919-1920) e Marciano de Vasconcelos (1925 e 1926)

O lugre foi vendido durante o ano de 1926 à empresa José da Silva Maia & Cª., Lda., do Porto. Nessa época alterou a matrícula na Capitania do Douro, sendo rebatizado com o nome “Nossa Senhora da Lapa”, mantendo os mesmos detalhes. Em 1928, através de nova medição, foram-lhe aumentados os valores da arqueação.

Novas características do navio
“Nossa Senhora da Lapa”
1926-19.09.1933
Armador: José da Silva Maia & Cª., Lda., Porto
Nº Oficial: B-191 - Iic: H.N.S.L. - Porto de registo: Porto
Arqueação: Tab 334,45 tons - Tal 284,99 tons
Dimensões: Pp 39,08 mts - Boca 8,77 mts - Pontal 4,22 mts
Propulsão: À vela
Equipagem: 10 tripulantes
Capitães embarcados: Francisco Bichão (1927) e Lopo de Oliveira (1928 a 1930)

No alto mar
Lugre incendiado - Salva-se a tripulação
Ontem, por alturas de Faro, no mar alto, ficou destruído por um incêndio o lugre português “Nossa Senhora da Lapa”, que, segundo informações obtidas, pertence à praça de Ílhavo.
Lançados os S.O.S. foi em seu socorro o vapor de carga inglês “Carterside”, que procedia de Cadiz em direcção ao Porto, salvando e recolhendo todos os náufragos do lugre incendiado.
Este lugre seguia de Viana do Castelo para Las Palmas, levando um carregamento de madeira.
O “Carterside”, que vem consignado à firma portuense J.T.P. Vasconcelos, Lda., deve chegar hoje ao rio Douro, onde desembarcará os tripulantes do lugre “Nossa Senhora da Lapa”.
(In jornal “Comércio do Porto”, 20 de Setembro de 1933)

Entretanto, por outras vias, foi possível confirmar que o lugre “Nossa Senhora da Lapa” era da praça do Porto, tendo efectivamente naufragado devido a incêndio, na posição latitude 36º41’5”N longitude 7º48’5”W a cerca de 60 milhas do Cabo de S. Vicente. O vapor inglês “Carterside” era propriedade da «The Side Shipping Co., Ltd.», com registo em Newcastle, tendo navegado com este nome entre 1922 até 1936.

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