quarta-feira, 4 de março de 2009

O lugre-escuna " Cecília "


O " Cecília "
1917 - 1918
A.J. Gonçalves de Moraes, Lda., Porto

O "Cecília" no rio Douro
foto de autor desconhecido - minha colecção

Nº Oficial : A-194 > Iic.: H.C.E.L. > Registo : Porto
Construtor : Doughty & Kapela, Filadélfia, E.U.A., 1882
ex "Samuel B. Vrooman", J.R. Bateman, Filadélfia, 1882-1889
ex "Samuel B. Vrooman", G.W. Smith, Filadélfia, 1889-1896
ex "Edward G. Hight", G.R. Heffner, Baltimore, 1897-1909
ex "Edward G. Hight", F.A. Thompson, Tampa, Flr., 1909-1916
ex "Amora", A.J. Gonçalves de Moraes, Porto, 1917-1917
Tonelagens : Tab 499,71 to > Tal 423,49 to
Comprimentos : Pp 43,80 mt > Boca 10,20 mt > Pontal 4,72 mt
Máquina : Não tinha motor auxiliar
Equipagem : 10 tripulantes
Vendido a armador de Lisboa no decorrer do ano de 1918.

3 comentários:

Rui Amaro disse...

Olá Reimar
O CECILIA era um lugre simples de velas latinas e não lugre-escuna, que na foto se mostra amarrado em Massarelos, rio Douro. Contra o usual daquele tipo de embarcação tem varandim e não borda falsa e ainda uma particularidade há "1x20'contentor", e há quem diga que os contentores apareceram nos finais dos anos 50.E esta, hein!?
Como sabes o armador ainda existe na nossa praça e as suas ultimas unidades foram algumas fragatas, rebocadores URANO, MERCURIO 2º e MORAES, este último que há uns anos atrás o vi em Viana do Castelo, ainda existe em Lisboa, com as cores da Tinita,

reimar disse...

Meu caro!
Podes acreditar que estava à espera desse teu reparo, que em função da imagem tem a sua lógica. Só que na lista oficial de navios correspondente a este período, o navio está classificado como lugre-escuna. Daí que...
Apreciei o apontamento sobre o contentor. Já imagino quem possa querer estudar o assunto !
Um abraço,
Reimar

Rui Amaro disse...

Grande Reimar
Compreendido e entendido!
Tens toda a razão, pois o CECILIA pode muito bem ter estado armado em lugre escuna e entretanto convertido em lugre latino normal, e digo isto, como um observador atento, ele parece ter vindo da carreira depois de sofrer fabricos, até porque está com bandeiras nos três mastros, da nacionalidade, do armador e do seu nome e vê-se demasiada gente a bordo a olhar para o "passarinho".
O caixote é que me intriga! se calhar é das palamentas e ferramentas de um dos muitos estaleiros, que o Douro teve, e que agora infelizmente, quase desapareceram! Parece que vão ser substituidos por pontes ridiculas. Ás n/ autarquias falta-lhes conhecimento e sensibilidade maritima! Enfim!
Um abraço
e Saudações maritimo-entusiásticas
Rui Amaro