quinta-feira, 19 de março de 2009

Navios " Douro "... (7)


O “ Douro “
1889 – 1943
Det Forenede Damskibs Selskab (D.F.D.S.)
Copenhaga, Dinamarca

O "Douro" em porto Dinamarquês
Foto cedida pelo Danish Maritime Museum, Elsinore

Nº Oficial : -?- > Iic.: N.B.J.P. > Porto de registo : Copenhaga
Cttor.: Burmeister & Wain, Copenhaga, Dinamarca, 03.08.1889
Tonelagens : Tab 806,00 to > Tal 485,00 to
Comprimentos.: Pp 55,23 mt > Boca 8,75 mt > Pontal 6,07 mt
Máq.: B. & Wain, Copenhaga, 1889 > 1:Te > 63 Nhp > 10 m/h

Colocado ao serviço da empresa armadora, quase durante meio século, o navio afundou-se a 11 de Abril de 1943, em resultado da colisão com um contra-torpedeiro Alemão, ao largo de Gedser, quando em viagem de Hamburgo para Copenhaga. Ordenada a sua recuperação pela Marinha Alemã, foi posto a flutuar pela empresa Svitzer. Parte da carga transportada foi posteriormente descarregada no porto de Nakskov, Dinamarca.
A 11 de Junho de 1943 foi levado pelo rebocador “Norder” para o porto de Holtenau, sendo entregue a 1 de Janeiro de 1944 à empresa August Blume (Rob. Bornhofen), de Rendsburg. No mês seguinte, a 13 de Fevereiro, seguiu viagem a reboque desde Kiel para Copenhaga. Dois dias depois atracava em Nordhavns, Copenhaga, para reparar.
Durante o período de reparação, o navio foi afundado por sabotadores, a 14 de Novembro. Novamente posto a flutuar, termina a reparação no início de Março de 1945, logo seguindo para Hamburgo, onde chega no dia 3. Uma semana depois, foi novamente afundado no dia 11, devido a forte bombardeamento aéreo efectuado pelos aviões das forças aliadas sobre o porto de Hamburgo. Tendo-se mantido afundado no local onde foi bombardeado, cerca de 1 ano, foi desta vez considerado perda total. Trazido pela última vez à superfície, seguiu para demolição em Outubro de 1946.

1 comentário:

Rui Amaro disse...

Reimar
Com tantos "ÀS DOUROS" no MSI nem para o festival pirotècnico do S.João do Porto, no rio DOURO,tens o tema concluido.
O dansk skib Douro, que fazia a carreira da DFDS para Portugal, foi de facto uma embarcação muito sacrificada mas de enorme folgo debaixo de água para resistir a tanto afogamento!
Saudações maritimo-entusiásticas.
Rui Amaro