quinta-feira, 10 de abril de 2008

Encontros portuários ( II )


Relíquias,
do tempo do ferro e do fumo, paixão permanente e eterna.

" Nautilus "
1950 - 1962

O "Nautilus" em Leixões - imagem (c) Fotomar

Armador: Arnold Thyselius, Alemanha
Construtor: Estaleiro Français, Blainville, Setembro de 1922
Tonelagens: Tab 3.218 to
Cpmts.: Pp 95,86 mt > Boca 13,99 mt > Pontal 2,80 mt
Máquina: 1:Te > Velocidade: 10,5 m/h
ex "Capitaine Henri Rallier" - Governo Francês, 1922-1930
ex "Lieutenant Robert Mory" - Mory & Co., 1930-1950
Naufragado 15 milhas NW do navio farol de Texel, Holanda, a 16.12.1962, quando em viagem de Swansea para Delfzijl, devido a mau tempo. Estava carregado com 4.000 to de carvão. Foi salvo 1 tripulante dos 24 que compunham a tripulação.

" Norby "
1951 - 1959

O "Norby" em Leixões - imagem (c) Fotomar

Armador: O.S. Nylund, Oslo, Noruega
Construtor: Seine Maritime, Le Trait, França, Julho de 1922
Tonelagens: Tab 3.123 to > Porte 4.600 to
Comprimentos: Ff 100,90 mt > Pp 95,00 mt > Bc 14,00 mt
Máquina: 1:Te > Velocidade: 8,5 m/h
ex "Capitaine Prieur" - Governo Francês, 1922-1951
dp "Narvi" - I. Tuuli, Noruega, 1959-1964
dp "Faneromeni" - Tzortzis & Sykias, Grécia, 1964-1969
Encalhou na Ilha Levitha, 12.11.1969. Recuperado.
Vendido para demolição em Perama em Maio de 1970

" Tarva "
1947 - 1956

O "Tarva" em Leixões - imagem (c) Fotomar

Armador: V. Torkildsen, Noruega
Construtor: Swan Hunter, Southwick, Inglaterra, 1920
T/Tab 2.193 to > C/Pp 87,00 mt > C/Boca 12,70 mt
Máquina: 1:Te > Velocidade: 10 m/h
ex "Krosfond" - Sigval Bergesen, Noruega, 1920-1931
ex "Ronnes" - C. Daae, Noruega, 1931-1932
ex "Winroth" - A. Salvesen, Noruega, 1932-1934
ex "Borgfred" - G. Gabrielsen, Noruega, 1934-1947
dp "Sandli" - M.B. Johansen, Noruega, 1956-1960
dp "Bitten" - Tandberg Moinichen, Noruega, 1960-1962
dp "Immy" - O. Jacomino, Panamá, 1962-1967
Vendido para demolição em La Spezia, Itália, 29.03.1967

" Wittorf "
1955 - 1958

O "Wittorf" em Leixões - imagem (c) Fotomar

Armador: E. Drescher, Alemanha
Construtor: Huiskens & van Duijk, Dordrecht, Dez. de 1916
T/Tab 1.254 to > C/Pp 72,30 mt > C/Boca 11,20 mt
Máquina: 1:Te > Velocidade: 9 m/h
ex "Cresco" - J. Prebensens D/S A/D., Dinamarca, 1917-1955
Vendido para demolição em Hamburgo, 17.07.1958

2 comentários:

Rui Amaro disse...

Fellow Reimar
Na verdade eram “relíquias”, até porque já vinham de antes WWII, contudo imponentes e muito diferentes. Lembro-me desses vapores, que traziam carvão de vários portos de Gales e quando não saíam em lastro, levavam toros de pinho (piptrops para as minas de carvão ou minério de ferro para Inglaterra.
O Norby, com ligeiras diferenças, era gémeo de um outro vapor finlandês, o Constantia (a Foto-Mar já há muitos anos expôs a sua foto).
Agora no que respeita ao Nautilus, a sua nacionalidade era alemã e não grega, meu testemunho visual, pelo menos durante as suas escalas ao porto de Leixões na década de 50, aliás aquando do seu afundamento sob forte temporal, enquanto em viagem de Swansea para Delfzijl com um carregamento de carvão em 1962, arvorava pavilhão germânico e pertencia ao armador Arnold Thysselius da Alemanha. Nesses tempos ainda não havia a loucura das repugnantes bandeiras de conveniência, salvo a panamiana e liberiana, se bem que ainda estavam no início. Sábado deve subir o Douro o navio box-shape russo Alikber, o que é uma novidade, estando o seu ETA para as 12h00.
Podes consultar http://www.photoship.co.uk/Disaster%20chest/497.pdf.
È tudo Meu Caro, logo há mais.
Um abraço
Rui Amaro

reimar disse...

Olá Rui!
Já confirmei a informação e fiz a necessária correcção. Mais uma vez obrigado por te manteres atento.
Um grande abraço, Reimar