Como certamente terão percebido não existe da minha parte a preocupação de referir os detalhes dos navios de forma exaustiva, ainda que os coloque sempre que estejam disponíveis, pois a intenção é mostrar a beleza do rio e a paisagem envolvente ao longo dos anos. Se nos dias de hoje revela-se interessante o deambular de rabelos turísticos num corropio acima abaixo, sobra para alguns saudosistas como eu o lamento de se ter perdido a faina fluvial que advinha dos navios de comércio, que em determinadas épocas entupiam os ancoradouros. É essa beleza que teimo em mostrar, momentos inesquecíveis dum passado recente.
" Linglea "
Nacionalidade: Inglesa
Nacionalidade: Inglesa
O "Linglea", visto da ponte da Arrábida - imagem (c) Fotomar
Armador: Hindlea Shipping Co. Ltd., Cardiff- Ellerman Lines
Cttor.: Compañia Euskalduna, Bilbao, Espanha, 18.10. 1963
Tonelagens: Tab 1.089 to > Tal 498 to > Porte 1.818 to
Cpmts.: Ff 74,80 mt > Pp 69,50 mt > Boca 10,80 mt
Máquina: 1:Di > Veloc. 13 m/hArmador: Hindlea Shipping Co. Ltd., Cardiff- Ellerman Lines
Cttor.: Compañia Euskalduna, Bilbao, Espanha, 18.10. 1963
Tonelagens: Tab 1.089 to > Tal 498 to > Porte 1.818 to
Cpmts.: Ff 74,80 mt > Pp 69,50 mt > Boca 10,80 mt
dp "Linglee" - Simpson S/ship Co. Ltd., Bahamas, 1967-1971
dp "Tequila" - Tequila, Ltd., Monrovia, Liberia, 1971-1971
dp "Tequila" - Trans World Shipping, Liberia, 1971-1971
dp "Sounion" - Viaciendia Cia. Naviera, Grécia, 1971-1975
dp "Anavissos" - Viacienda Cia. Naviera, Grécia, 1975-1976
dp "Aries" - Arfapi Shipping & Trading, Grécia, 1976-1979
dp "Nicholas" - Arfapi Shipping & Trading, Grécia, 1979-1982
dp "Katerina" - Target Shipping Co., Grécia, 1982-1985
dp "Irazu-Ebenezer C" - ??, 1985-??
Sem rasto após 1986
" Pasajes "
Nacionalidade: Alemã
Nacionalidade: Alemã
O "Pasajes" no quadro da Alfândega - imagem (c) Fotomar
Armador: O.P.D.R., Oldemburgo, Alemanha
Cttor.: Rendsburger Werft Nobiskrug, Rendsburg, 1956
Tonelagens: Tab 1.384 to > Porte 2.148 to
Cpmts.: Ff 71,50 mt > Pp 64,00 mt > Boca 10,80 mt
Armador: O.P.D.R., Oldemburgo, Alemanha
Cttor.: Rendsburger Werft Nobiskrug, Rendsburg, 1956
Tonelagens: Tab 1.384 to > Porte 2.148 to
Cpmts.: Ff 71,50 mt > Pp 64,00 mt > Boca 10,80 mt
Máquina: 1:Di > Veloc. 12,5 m/h
dp "Rasajes" - Tppalos Shipping Co., Chipre, 1973-1982
dp "Agia Marina" - ??, 1982-1982
Naufragou após incêndio na posição 04º03'55''S 39º35'06''E, em 04.10.1982
dp "Rasajes" - Tppalos Shipping Co., Chipre, 1973-1982
dp "Agia Marina" - ??, 1982-1982
Naufragou após incêndio na posição 04º03'55''S 39º35'06''E, em 04.10.1982
" Kenitra "
Nacionalidade: Holandesa (Antilhas)
Armador: Dammers & v/d Heide, Curaçao, Antilhas HolandesasNacionalidade: Holandesa (Antilhas)
Cttor.: Gusto (A.F.S. Smulders), Schiedam, Holanda, 1952
Tonelagens: Tab 499 to > Porte 920 to
Cpmts.: Pp 68,56 mt > Boca 9,78 mt > Pontal 3,43 mt
Máquina: Man, 1952 > 1:Di > Veloc. 13 m/h
Máquina: Deutz, 1961 > 1:Di > Veloc. 13 m/h
dp "Frigo Fruit" - Reg. Panamá, 1970-1975
dp "Sweet Orange" - Reg. Arábia Saudita, 1975-1977
dp "Alaska" - Reg. Liberia, 1977-1983
Naufragou durante viagem entre Jeddha e Mersin, no Mar Vermelho, em 07.04.1983
Máquina: Deutz, 1961 > 1:Di > Veloc. 13 m/h
dp "Frigo Fruit" - Reg. Panamá, 1970-1975
dp "Sweet Orange" - Reg. Arábia Saudita, 1975-1977
dp "Alaska" - Reg. Liberia, 1977-1983
Naufragou durante viagem entre Jeddha e Mersin, no Mar Vermelho, em 07.04.1983
" Melrose "
Nacionalidade: Inglesa
Nacionalidade: Inglesa
O "Melrose" nos Vanzeleres, Gaia - imagem (c) Fotomar
Armador: G. Gibson & Co. Ltd., Leith, Inglaterra
Cttor.: Grangemouth Dockyard, Grangemouth, 07.07.1949Armador: G. Gibson & Co. Ltd., Leith, Inglaterra
Tonelagens: Tab 1.076 to > Porte 1.379 to
Cpmts.: Ff 78,80 mt > Pp 77,50 mt > Boca 11,60 mt
Máquina: 1:Di > Veloc. 12,5 m/h
dp "Argostoli II" - D. Vassilatos, 1966-1970
dp "Salamas" - Roussos Bros., 1970-1972
dp "Las Minas" - Roussos Bros., 1972-1973
dp "Eudoxia K" - G. Konidaris, Chipre, 1973-2000
dp "Flaviola" - Century Trading, 2000-2002
Supostamente demolido em 2003
dp "Argostoli II" - D. Vassilatos, 1966-1970
dp "Salamas" - Roussos Bros., 1970-1972
dp "Las Minas" - Roussos Bros., 1972-1973
dp "Eudoxia K" - G. Konidaris, Chipre, 1973-2000
dp "Flaviola" - Century Trading, 2000-2002
Supostamente demolido em 2003
" Crosbian "
Nacionalidade: Inglesa
Nacionalidade: Inglesa
O "Crosbian" - nos Vanzeleres, Gaia - Postal ilustrado da cidade
Armador: Ellerman Line, Liverpool, Inglaterra
Cttor.: William Gray, West Hartlepool, Inglaterra, 08. 1947
Tonelagens: Tab 1.518 to > Tal 647 to
Cpmts.: Ff 88,59 mt > Pp 82,91 mt > Bc 12,86 mt > Ptl 7,63
Cttor.: William Gray, West Hartlepool, Inglaterra, 08. 1947
Tonelagens: Tab 1.518 to > Tal 647 to
Cpmts.: Ff 88,59 mt > Pp 82,91 mt > Bc 12,86 mt > Ptl 7,63
Máquina: British Polar, Ltd., 1947 > 2:Di > Veloc. 12 m/h
dp "Mabuhay" - Solid Shipping Co., Filipinas, 1967-1980
Vendido para demolição em Manila a 11.10.1980
dp "Mabuhay" - Solid Shipping Co., Filipinas, 1967-1980
Vendido para demolição em Manila a 11.10.1980
1 comentário:
Reimar
Aí vão mais dados.
Kenitra, arm. Dammers & v/d Heide, Curacao,NA.
Const. 1952 NV Gusto, Schiedam; Cpp 68,56m B 9,78m P 3,43m; Tb 499, Dwt 920, 4t
9cil. Man (400x460) 1.000 pk, 13 nós;1961 New engine 4t 8cil.kl Humb, Deutz (320x450 1.200 rpk, 13 nós; 1965 matriculado em Willemstad, NA; 1970 Frigo Fruit, Panama; 1975 Sweet Orange, Saudi Arábia; 1977 Alaska, Libéria; 07/04/1983 afundou-se em rota Jeddha/Mersin, Mar Vermelho.
Crosbian, arm Ellerman, Papayanni Lines, Liverpool, tl 647, cff 82,9m pp 78,94m B 12,86m. Máquina 2x6cil British Polar Diesels, Glasgow, Vel. 12 milhas
Pasajes, esta foto da década de 50 veio mesmo a calhar.
De certeza que não conheceste o lanchão motor Praia da Saúde, sobre o qual há dias fiz um comentário neste teu Blogue, pois aí o tens.
A contar de montante está o i/m Maria Clotilde, segue-se o l/m Praia da Saúde e por fim o desventurado n/m João José 1º, desaparecido na costa com toda a sua equipagem em 1965. Este último. Já postado por ti, foi um antigo palhabote construído na Holanda e passou pelo armamento de um dos mais importantes armadores do Porto e de Portugal, a Casa J. H. Andressen, Porto, que ainda hoje parece existir no negócio do vinho do Porto. Aqueles três navios costeiros estão amarrados no lugar da Carbonífera, aguardar carregamento de carvão das minas do Pejão.
Rui Amaro
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