Koninklijke Rotterdamsche Lloyd
Roterdão
Os postais - Parte 3
Por ter encontrado as fotos de navios da companhia em Leixões, conforme post anterior, resolvi dar uma volta pelas gavetas e ver quais os navios da empresa que teria na minha colecção. A procura revelou um numero superior ao previamente pensado, motivo pelo qual divido os postais em 3 apresentações, considerando a extraordinária elegância e história dos navios retratados.
" Slamat " (I)
Porto de registo: Roterdão
1924 - 1941
Porto de registo: Roterdão
1924 - 1941
O "Slamat" (I) - postal da companhia
Cttor.: Estal. Royal Schelde, Flushing, Holanda, Abril de 1924
Tonelagens: Tab 11.406 to
Comprimentos: Pp 147,10 mt > Boca 18,90 mt
Máquina: 2:St > Velocidade 17 m/h
Cttor.: Estal. Royal Schelde, Flushing, Holanda, Abril de 1924
Tonelagens: Tab 11.406 to
Comprimentos: Pp 147,10 mt > Boca 18,90 mt
Máquina: 2:St > Velocidade 17 m/h
----------
Na IIª Grande Guerra Mundial o navio foi entregue à Marinha Real Inglesa, que depois da necessária adaptação utilizou-o como transporte de tropas. Durante essas operações, mais precisamente aquando da retirada das tropas inglesas da Grécia, foi bombardeado e afundado na posição 37º00'N 23º10'E em 27.04.1941, registando um número superior a 700 vitimas.
" Tambora "
Porto de registo: Roterdão
1910 - 1931
Porto de registo: Roterdão
1910 - 1931
Cttor.: Estal. Royal Schelde, Flushing, Holanda, Janeiro, 1910
Tonelagens: Tab 5.602 to
Comprimentos: Pp 126,10 mt > Boca 15,00 mt
Máquina: 1:Te > Velocidade 14 m/h
Demolido em Hendrik-Ido-Ambacht, Holanda, Fevereiro, 1931
" Tjerimai "
Porto de registo: Roterdão
1921 - 1933
Porto de registo: Roterdão
1921 - 1933
Cttor.: Estal. Reiherstiegwerf, Hamburgo, Alemanha, 08.1920
ex "Wadai" - Woermann-Linie K.G., Hamburgo, 1920-1921
Tonelagens: Tab 7.342 to
Comprimentos: Pp 130,00 mt > Boca 17,00 mt
Máquina: 2:Qe > Velocidade 15 m/h
----------
Com a construção iniciada em 1916 o navio estava previsto chamar-se "Marie Woermann", porém com a interrupção decidiram alterar-lhe o nome para "Wadai", sendo colocado na linha da América do Sul. Por imposição do governo Alemão, o navio foi entregue à Holanda, como reparação pelos prejuízos de guerra e incorporado na frota da companhia a partir de 1921.
----------
dp "El Nil" - M.I.S.R., Egipto, 1933-1951
dp "Safina-e-Murad" - Pan-Islamic S/ship Co., 1951-1952
Vendido para demolição em Karachi, a 4 de Abril de 1953.
dp "Safina-e-Murad" - Pan-Islamic S/ship Co., 1951-1952
Vendido para demolição em Karachi, a 4 de Abril de 1953.
" Willem Ruys "
Porto de registo: Roterdão
1947 - 1965
Porto de registo: Roterdão
1947 - 1965
Cttor.: Estal. Royal Schelde, Flushing, Holanda, 11.1947
Tonelagens: Tab 21.119 to
Comprimentos:
Máquina:
dp "Achille Lauro" - Flotta Lauro, Roma, Itália, 1965-1994
Destruído por incêndio na posição 08º00'N 52º20'E, afundando-se quando seguia a reboque, na posição 07º14'N 51º50'E em 2 de Dezembro de 1994.
" Wonosobo "
Porto de registo - Roterdão
1955 - 1968
Porto de registo - Roterdão
1955 - 1968
Cttor.: van der Giessen, Krimpen a/d Ijssel, Holanda, 1955
Tonelagens: Tab 7.502 to > Porte 10.590 to
Comprimentos: Ff 154,90 > Pp 143,30 mt > Boca 20,10 mt
Máquina: 1:Di > Velocidade 16 m/h
dp "Wonosobo" - Nedlloyd, Roterdão, 1968-1970
dp "Al Damman" Arábia Saudita, 1970-1977
Vendido para demolição em Alang Beach, India, 08.1984
Sem comentários:
Enviar um comentário