quarta-feira, 16 de abril de 2008

Os rebocadores da Sociedade Geral


Sociedade Geral de Comércio, Indústria e Transportes
Rua do Comércio, 49-1º, Lisboa

Rebocadores - Parte II

Nº 5 - " Soure "
Porto de registo: Lisboa, 06.06.1941

Nº Oficial G-414 > Iic.: C.S.D.S. > Em serviço de 1940 até ??
Construtor: Companhia União Fabril, Lisboa, 1940
Tonelagens: Tab 85,41 to > Tal 22,17 to
Cmpts.: Ff 27,35 mt > Pp 25,20 mt > Bc 5,82 mt > Ptl 2,36 mt
Máq.: Sulzer Frères, Suiça, 1940 > 1:Di > 440 Bhp > 13 m/h


Nº 6 - " Praia da Adraga "
Porto de registo: Lisboa, 06.08.1952

O "Praia da Adraga" - postal da Companhia

Nº Oficial H-414 > Iic.: C.S.P.L. > Em serviço de 1951 até 1972
Construtor: Companhia União Fabril, Lisboa, 1951
Tonelagens: Tab 516,57 to > Tal 143,95 to
Cmpts.: Ff 48,35 mt > Pp 43,74 mt > Bc 9,22 mt > Ptl 3,62 mt
Máq.: Sulzer Frères, Suiça, 1937, > 1:Di > 1.360 Bhp
Transferido para a Companhia Nacional de Navegação


Nº 7 - " Praia Grande "
Porto de registo: Lisboa, 12.02.1953

O "Praia Grande" - postal da Companhia

Nº Oficial: H-415 > Iic.: C.S.P.M. > Em serviço de 1953 até 1972
Construtor: Companhia União Fabril, Lisboa, 1951
Tonelagens: Tab 511,98 to > Tal 137,43 to
Cmpts.: Ff 48,35 mt > Pp 43,73 mt > Bc 9,22 mt > Ptl 3,62 mt
Máq.: Sulzer Frères, Suiça, 1942 > 1:Di > 1.360 Bhp
Transferido para a Companhia Nacional de Navegação


Nº 8 - " Cintra "
Porto de registo: Panamá, 1962

O "Cintra" em Leixões - imagem (c) Fotomar

Registo em nome de Suprema Naviera, S.A., Panamá
Nº Oficial ?? > Iic.: ?? > Em serviço de 1962 até ??
Construtor: Cochrane & Sons, Ltd., Selby, Inglaterra
ex "Englishman" - United Towing Co. Ltd., Hull,
Tonelagens: Tab 716 to > Tal 45 to
Cmpts.: Ff 58 mt > Pp 53 mt > Bc 15 mt
Máq.: > 1:Te > 440 Bhp > 13 m/h

2 comentários:

Rui Amaro disse...

Ora, cá estou mais uma vez.
BONITO. BONITO, BONITO!
Rebocadores com pinta.
O Estoril, que veio bastantes vezes ao Douro/Leixões e chegou a desandar vapores da S.G. aqui no Douro e lembro-me, quando em 28/07/1949 juntamente com o Monsanto da C.C.N. colaboraram na reflutuação do n/m Alexandre Silva, que encalhara diante da capela do Senhor da Pedra em 17/04/1949 (vide Post no Ship Nostalgia sobre o encalhe) devido ao denso nevoeiro, que se fazia sentir. Diziam que a sua máquina foi do vaporzinho Lisboa.
O Praia Grande, pertencente a um excelente duo de salvadegos, esteve no rio Douro, cais da Pedras, com duas fragatas da Sofamar, e saiu a 09/05/1954 pilotado por meu pai. O seu capitão, que conheceste muito bem, era o malogrado piloto de Leixões Cândido, que faleceu quando a bordo dava entrada a um graneleiro.
O Soure, que também vinha ao Douro/Leixões com fragatas, falta inserir esse. Eu sei que não tens imagem para postar. No entanto poderá haver alguém que tenha e fará o obséquio de nos ceder uma cópia, o que desde já se agradece.
Por hoje é tudo. Vou-me virar para o meu blogue.
Um abraço
Rui Amaro

JSerpa disse...

Este sim e o Cintra "do" meu pai! Deixei 1 comentario na 1ra parte deste artigo, mas percebo agora q e possivel q ele nao tenha cabimento! As minhas desculpas.

Ainda em relacao a este rebocador, tenho 1 foto a qual eu acho um piadao; estou eu, o meu irmao + velho, e a minha irma tb + velha na praia (no Porto, acho) a brincar a borda de agua com o Cintra, ancorado, como pano de fundo!!! Nao sei se ha maneira de fazer 1 up-load desta foto.