" Industria " ( I )
Porto de registo: Gotemburgo
1917 - 1935
Cttor.: Grangemouth Dockyard Co., Grangemouth, 06.1889
ex "Winnie" - C. Nielsen & Sons., Hartlepool, 1889-1907
ex "Nils" - Malmoe Shipping Co., Malmoe, Suécia, 1907-1917
Nº Oficial: 78.114 > Iic.: S.M.O.A.
Tonelagens: Tab 1.896 to > Tal 1.143 to
Comprimento: Pp 82,39 mt > Boca 11,25 mt > Pontal 5,21 mt
Máq.: Hutson & Corbett, Glasgow > 1:Te > 167 Nhp > 11 m/h
----------
depois "Elise" - Laane & Baltser, 1935-1941
depois "Evelyn B" - Dominion Shipping Co., 1941-1945
depois "Anna" - C. Gratsos, 1945-1946
depois "Lochita" - E. Fostinis, 1946-1949
dp "Knesseth Israel" - Knesseth Israel Shipping, 1949-1949
Cttor.: A/B Lindholmens Varv, Gotemburgo, 03.1940
Tonelagens: Tab 1.602 to
Comprimento: Pp 87,50 mt > Boca 12,80 mt
Máquina: 1:Di > Velocidade 12,5 m/h
Porto de registo: Gotemburgo
1917 - 1935
Cttor.: Grangemouth Dockyard Co., Grangemouth, 06.1889
ex "Winnie" - C. Nielsen & Sons., Hartlepool, 1889-1907
ex "Nils" - Malmoe Shipping Co., Malmoe, Suécia, 1907-1917
Nº Oficial: 78.114 > Iic.: S.M.O.A.
Tonelagens: Tab 1.896 to > Tal 1.143 to
Comprimento: Pp 82,39 mt > Boca 11,25 mt > Pontal 5,21 mt
Máq.: Hutson & Corbett, Glasgow > 1:Te > 167 Nhp > 11 m/h
----------
depois "Elise" - Laane & Baltser, 1935-1941
depois "Evelyn B" - Dominion Shipping Co., 1941-1945
depois "Anna" - C. Gratsos, 1945-1946
depois "Lochita" - E. Fostinis, 1946-1949
dp "Knesseth Israel" - Knesseth Israel Shipping, 1949-1949
Vitimado por grande incendio no porto de Haifa a 21.08.1949, o navio foi varado em praia próxima desse porto e vendido a sucateiros para demolição.
" Industria " ( II )
Porto de registo: Gotemburgo
1940 - 1943
Cttor.: A/B Lindholmens Varv, Gotemburgo, 03.1940
Tonelagens: Tab 1.602 to
Comprimento: Pp 87,50 mt > Boca 12,80 mt
Máquina: 1:Di > Velocidade 12,5 m/h
Naufragou por ter sido torpedeado por submarino desconhecido, na posição 11º40'S 35º55'W, em 25.03.1943
" Industria " ( III )
Porto de registo: Gotemburgo
1944 - 1962
Cttor.: A/B Lindeholmens Varv., Gothemburgo, 12.1943
Tonelagens: Tab 1.603 to > Tal 817 to > Porte 2.967 to
Cpmts.: Ff 90,35 mt > Pp 85,35 mt > Bc 12,83 mt > Ptl 8,39 mt
Máq.: Eriksbergs m/v A/B., Suécia > 1:Di > Velocidade 13 m/h
----------
depois "Slinde" - E. Paulsen, 1962-1965
depois "Paragon" - Asia Africa Shipping Co., 1965-1973
depois "Hongkong Line" - Hong-Kong Navig. Corp., 1973-1975
depois "Gambela" - Kie Hock Shipping, Panamá, 1975-1992
Sem rasto depois de 1992
O "Industria" (III) em Leixões - imagem (c) Fotomar
" Industria " (IV)
Porto de registo: Gotemburgo
1964 - 1977
Porto de registo: Gotemburgo
1964 - 1977
Cttor.: Astilleros de Cadiz, Cadiz, Espanha, 05.1964
Nº Oficial 5169764 > Iic.: S.K.L.I.
Tnlgs. : Tab 2.706 to > Tal 1.298 to > Porte 4.714 to
Tnlgs. : Tab 4.313 to > Tal 2.496 to > Porte 5.918 to
Cpmts.: Ff 137,90 mt > Pp 128,30 mt > Bc 14,50 mt
Cpmts.: Ff 121,37 mt > Pp 112,81 mt > Bc 14,53 mt > Ptl 9,22 mt
Máquina: Emp Nacional Elcano > 2:Di > Velocidade 15 m/h
O navio efectuou grande reparação na Suécia, julgamos que em 1968, com modificação às estruturas de construção, alterando-lhe substancialmente a tonelagem e comprimentos.
----------
----------
depois "Temura" - ??, 1977-1984
depois "Tartous" - ??, 1984-1994
Naufragou após encalhe em El Mina, próximo a Tripoli, na Libia a 21.12.1994
depois "Tartous" - ??, 1984-1994
Naufragou após encalhe em El Mina, próximo a Tripoli, na Libia a 21.12.1994
2 comentários:
É sempre com interesse que venho a este espaço marítimo de excelência.
Recordo-me de ver este último INDUSTRIA atracado no porto de Lisboa há muitos anos...
Uma pena estas antigas compahias de navegação tradicionais terem desaparecido...
Amigo Luís!
Mais uma vez agradeço a gentileza do seu comentário e só lamento não conseguir reciprocar essa amabilidade em local próprio.
Em relação ao último Indústria, lembro-me de ter tido contacto a bordo com alguns capitães. Confesso que não me lembro deles passados todos estes anos, mas jamais esquecerei uma stewardess, muito blond/ blue eyed que durante as visitas servia um "chafé" black ao gosto Sueco. Na realidade ainda acho que era quase tão bonita quanto o navio...!
Um grande abraço, Reimar
Enviar um comentário