sexta-feira, 11 de abril de 2008

Encontros portuários ( I )


Relíquias,
do tempo do ferro e do fumo, paixão permanente e eterna.

" Arika "
1957 - 1965

O "Arika" em Leixões - imagem (c) Fotomar

Armador: Compañia Naviera y Financiera Navicox, Panamá
Construtor: Wood Skinner, Bill Quay, Gateshead, 10.10.1919
Tonelagens: Tab 2.405 to
Cpmts.: Pp 92,40 mt > Boca 13,10 mt
Máquina: 1:Te > Velocidade: 9 m/h
ex "War Logan" - Governo Inglês, 1919-1919
ex "Orion" - C.P. Jensen, Dinamarca, 1919-1957
Vendido para demolição em La Spezia, Itália, 06.02.1965

" Bonitas "
1950 - 1958

O "Bonitas" no cais Norte de Leixões - imagem (c) Fotomar

Armador: Armatori Ravano, Génova, Itália
Construtor: William Gray, Hartlepool, Inglaterra, 12.1919
Tonelagens: Tab 5.666 to
Cpmts.: Pp 132,60 mt > Boca 16,9 mt
Máquina: 1:Te > Velocidade: 10 m/h
ex "Yearby" - R. Ropner & Co., Ltd., W. Hartlepool, 1930-1950
Afundado a Leste de Lookout, Sul de Norfolk (USA), na posição 34º03'N 74º00'W em 19.02.1958, registando-se a morte de cerca de 20 tripulantes.

" Capetan Kostis "
1953 - 1956

O "Capetan Kostis" em Leixões - imagem (c) Fotomar

Armador: V. Armenakis, Piréu, Grécia
Construtor: Seine Maritime, Le Trait, França, 09.1922
Tonelagens: Tab 1.049 to
Cpmts.: Pp 65,40 mt > Boca 9,30 mt
Máquina: 1:Te > Velocidade: 11,5 m/h
ex "Leoville" - Worms & Co., 1922-1953
dp "Al Medina" - S. Sharbatly & Sons, 1956-1971
Afundou-se cerca de 1 milha a Sul de Jeddah, 06.05.1971

" Lugano "
1953 - 1964

O "Lugano" em Leixões - imagem (c) Fotomar

Armador: S. Tuillier, Suiça
Construtor: Clyde Shipbuilding, Port Glasgow, 05.05.1905
Tonelagens: Tab 2.130 to
Cpmts.: Pp 89,80 mt > Boca 12,80 mt
Máquina: 1:Te > Velocidade: 9 m/h
ex "General Consul Pallisen" - Dansk Russiske D/S, 1905-1923
ex "Kentucky" - Det Forenede D/S., Dinamarca, 1923-1953
Vendido para demolição em Split, Croácia, 02.08.1964

" Roine "
1953 - 1957

O "Roine" em Leixões - imagem (c) Fotomar

Armador: Merirahthus Oy Seachartering, Helsinquia
Construtor: British American Co., Welland, Canadá,10.1919
Tonelagens: Tab 1.986 to
Cpmts.: Pp 76,50 mt > Boca 13,30 mt
Máquina: 1:Te > Velocidade: 10 m/h
ex "Shouragollus" - Pacifique, Canadá, 1919-1924
ex "Prairial" - Nationale di Navegazione, Itália, 1924-1929
ex "Sara" - S.G.T.I., Itália, 1929-1931
ex "Kamsa" - Franco-Africaine, 1931-1936
ex "Elise" - A.G. Pappadakis, 1936-1941
ex "Tropique" - Governo Francês, 1941-1943
ex "Firenze" - Governo Italiano, Itália, 1943-1944
ex "Elise" - A.G. Pappadakis, 1944-1947
ex "Eero" - Companhia Merivienti, 1947-1953
dp "Mount Delphi" - Rallis Shipping Co., 1957-1958
Encalhou 1 milha a Sul de Sail Rock, Mormugão em 02.06.1958.
Retirado do local e varado na Grand Island para demolição.

1 comentário:

Rui Amaro disse...

Fellow Reimar
Ai vão algumas achegas para completares Relíquias I
ARIKA
Armador: Cia Nav. Y Financiera Navicox Sa., Panamá
Ex WAR LOGAN (WW1 standard ship) Governo Inglês 1919/1919
BONITAS
Armador: Armatori Ravano, Génova
Ex YEARBY, R. Ropner & Co. Ltd., W. Hartlepool
Naufragou na posição mencionada no Blogue, situada a Leste do
Lookout, a sul de Norfolk; USA e dos 27 a bordo salvaram-se 6 ou 7.
LUGANO
Armador: S. Tuillier, Suiça
ROINE
Armador: Merirathus O/Y Seachartering, Helsinki
Ex WAR RACOON (WW1 standard ship) 1919/1919.
PS - WW1 standard ships era a designação dada aos navios construidos em Inglaterra, Canadá, etc ou apresados e que foram utilizados para compensar o esforço de guerra e pertenciam ao Shipping Controller, UK, género Liberty Ships, Forts, Empires, etc. na WW2, que foram entregues ao MOWT (Ministério da Guerra e Transportes), UK.
Rui Amaro