"Vintages" de qualidade...
"Darinian"
Porto de registo: Liverpool
O mar está calmo, a barra está aberta. As águas lisas acolhem as embarcações, num movimento frenético nas horas da maré, Douro acima rio abaixo. A faina fluvial é intensa, o Porto ribeirinho agita-se. Memórias de um tempo feliz, retratos de uma época inesquecível, para recordar hoje, sempre...
"Darinian"
Porto de registo: Liverpool
Armador: Ellerman Lines > em serviço desde 1947 até 1970
Cttor.: Henry Robb Ltd., Leith, Inglaterra, Outubro, 1947
Tonelagens: Tab 1.533 to > Tal 572 to
Cpmts.: Ff 83,22 mt > Pp 77,73 mt > Bc 12,86 mt > Ptl 7,62 mt
Máq.: British Polar > 2:Di > 1.920 Bhp > Veloc. 12 m/h
dp "Kostandis Fotinos" - N.C. Spanos Shipping Co., 1970-1971
dp "Tania Maria" - J.R. Sade, 1971-1973
dp "Nektarios" - S. Roditis, Chipre, 1973-1978
Naufrafou na posição 37º54'N 43º26'E em 16.04.1978
" Auk "
Porto de registo: Londres
Porto de registo: Londres
Armador: General Steam > em serviço desde 1949 até 1965
Cttor.: S.P. Austin & Son Ltd., Wear Dock, Inglaterra, 1949
Tonelagens: Tab 1.238 to > Tal 438 to > Porte 1.433 to
Cpmts.: Ff 79,05 mt > Pp 74,81 mt > Bc 12,25 mt > Ptl 7,24 mt
Máq.: British Polar > 2:Di > 1.600 Bhp > Veloc. 12 m/h
dp "Ouranoupolis" - Z.D.Kritsas, Piréu, Grécia, 1965-1972
Vendido para demolição em Port Said em 20.04.1992
" Elfy North "
Porto de registo: ??
Cttor.: Estaleiro Zaanlandsche, Zaandam, Holanda, 1956Porto de registo: ??
Tonelagens: Tab 499 to
Neste momento ignoram-se outros detalhes
" Pollux "
Porto de registo: Oldemburgo
Porto de registo: Oldemburgo
O "Pollux" visto da ponte da Arrábida - imagem (c) Fotomar
Armador: O.P.D.R. > em serviço desde 1954 até 1974
Cttor.: Schiffsb. Unterweser, Bremerhaven, Dezembro, 1953
Tonelagens: Tab 1.161 to > Tal 548 to > Porte 1.602 to
Cpmts.: Ff 81,87 mt > Pp 73,97 mt > Bc 11,79 mt > Ptl 6,71 mt
Máq.: K.H. Deutz > 2:Di > 1.600 Bhp > Veloc. 13 m/h
dp "Oriental Surveyor" - Seawise Fdts., Panamá, 1974-1982
Vendido para demolição em Hong-kong em Janeiro de 1983.
Cttor.: Schiffsb. Unterweser, Bremerhaven, Dezembro, 1953
Tonelagens: Tab 1.161 to > Tal 548 to > Porte 1.602 to
Cpmts.: Ff 81,87 mt > Pp 73,97 mt > Bc 11,79 mt > Ptl 6,71 mt
Máq.: K.H. Deutz > 2:Di > 1.600 Bhp > Veloc. 13 m/h
dp "Oriental Surveyor" - Seawise Fdts., Panamá, 1974-1982
Vendido para demolição em Hong-kong em Janeiro de 1983.
" Seetramper "
Porto de registo: Brake
Porto de registo: Brake
O "Seetramper" na barra do rio - imagem (c) Fotomar
Armador: ?? > em serviço desde 1955 até 1965
Cttor.: Abeking & Rasmussen, Lemwerder, Alemanha, 1955
Tonelagens: Tab 1.142 to > Tal 649 to > Porte 1.585 to
Cpmts.: Ff 62,89 mt > Pp 60,00 mt > Bc 10,34 mt > Ptl 5,59 mt
Máq.: M.A.N. > 1:Di > 1.260 Bhp > Veloc. 12 m/h
dp "Silvia Onorato" - Ach. Onorato Vincenzo, Nápoles, 1965-85
Vendido para demolição em Savona, Itália, em 12.08.1985
Cttor.: Abeking & Rasmussen, Lemwerder, Alemanha, 1955
Tonelagens: Tab 1.142 to > Tal 649 to > Porte 1.585 to
Cpmts.: Ff 62,89 mt > Pp 60,00 mt > Bc 10,34 mt > Ptl 5,59 mt
Máq.: M.A.N. > 1:Di > 1.260 Bhp > Veloc. 12 m/h
dp "Silvia Onorato" - Ach. Onorato Vincenzo, Nápoles, 1965-85
Vendido para demolição em Savona, Itália, em 12.08.1985
1 comentário:
Olá Reimar
Pois é ou melhor, foram bons tempos para o porto comercial do Douro. Era bonito ver esses vapores e navios a cruzarem a barra e no que me diz respeito ainda trabalhei com navios amarrados a dois ferros, ancorote dos pilotos pela popa e cabos estabelecidos para os peorizes nas margens e reforçados em caso de previsão de cheia,e a operarem com barcas, ali no Quadro da Alfandega, Monchique, Jones, Sandemam, Vanzelleres, etc. Ocasiões houve de se amarrar navios dois a dois com espaço para as barcas poderem trabalhar. Tudo isto antes do aparecimento do cais do Vinho do Porto (Cais de Gaia), que no meu entender e como profissional nunca deveria ter sido construido naquele local,devido ao congestionamento rodoviário, que originava muita carga ter ficado em terra, mas sim em São Paio da Afurada e muito possivelmente ainda hoje estaria a operar mas infelizmente houve desleixo das autoridades competente quanto ao rio Douro. Valha-nos ao menos a navegação comercial para Ribadouro, que agora retomou a actividade com quatro a cinco navios por semana, o que não é nada mau. Pior é a direcção que molhe norte leva, que com um bocado de mar ou vaga de nortada forte, os navios correm sul abaixo a levar mar de lado, o que vale são os impulsionadores de proa, que dão uma ajuda. Se fosse com os navios das fotos acima, apesar de serem bons de máquina e leme, certamente viravam proa à terra, nem os ferros lhe valiam. A vaga aqui na barra é de Noroeste e não de Sudoeste e isto diz tudo! Nas fotos há bateiras, dá uma certa nostalgia e vê-se que andavam nas artes dos tresmalhos do sável ou dos lampreeiros das lampreias. Olha qualquer dia vais ver no meu Blogue NAVIOSAVISTA um trabalho meu, que descreve como os pilotos,como o meu pai, outrora conduziam um vapor desde a bacia de Leixões até largar ferros quase debaixo da ponte D.Luis e até á Meia Laranja sob denso nevoeiro e olha que nesse tempo ainda nem tinham inventado o radar.
É assim, continua a postar fotos de navios de outrora e a sua história, que eu no S. Nostalgia faço o mesmo, já estão lá mais de 500.
Até à vista e um abraço
Rui Amaro
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