segunda-feira, 21 de abril de 2008

Pela aragem... (Rotterdamsche LLoyd)


Rotterdamshe Lloyd, Roterdão
Navios que passaram por Leixões

" Bantam "
1939 - 1964

O "Bantam" em Leixões - imagem (c) Fotomar

Construtor: Estal. Royal Schelde, Flushing, Holanda, 03.1939
Tonelagens: Tab 9.312 to > Porte 11.990 to
Comprimentos: Ff 157,10 mt > Boca 19,10 mt
Máquina: 2:Di > Velocidade 16 m/h
dp "Pearl Glory" - Pacific Pearl Navigation Co., 1964-1965
dp "Millstar" - Aries Shipping Co., 1965-1971
Vendido para demolição em Shangai, China, Julho de 1971.

" Slamat " (II)
1948 - 1969

O "Slamat" em Leixões - imagem (c) Fotomar

Construtor: Rotterdam Dry Docks, Roterdão, Holanda, 08.1947
Tonelagens: Tab 9.827 to > Tal 5.941 to > Porte 12.477 to
Cpmts.: Ff 157,08 mt > Boca 19,13 mt > Pontal 9,41 mt
Máquina: Sulzer Frères, Suiça, 1:Di > Velocidade 16 m/h
dp "Kota Makmur" - Pacific Int. Lines, Singapura, 1969-1978
Vendido para demolição em Gadani Beach, India, 06.05.1978

" Schelde Lloyd "
1958 - 1977

O "Schelde Lloyd" em Leixões - imagem (c) Fotomar

Porto de registo: Roterdão > Nº Of.: 11.711 > Iic.: P.H.J.C.
Construtor: Howaldtswerk, Hamburgo, Alemanha, 1958
Tonelagens: Tab 8.328 to > Tal 4.473 to > Porte 12.904 to
Cpmts: Ff 165,97 mt > Pp 152,28 mt > Bc 21,24 mt > Ptl 13,11 mt
Máquina: Man, Manheim, 1958 > 1:Di > Velocidade 17,5 m/h
dp "Nedlloyd Schelde" - Nedlloyd, Roterdão, 1977-1982
dp "Kota Wangi" - Pacific Int. Lines, Singapura, 1982-1984

1 comentário:

Rui Amaro disse...

Olá Reimar
Os “koopvaarders” da Koninklijke Rotterdamache Lloyd e Nederlandsche Stoomvaart Mij, eram vapores que vinham, directamente do Extremo Oriente via Suez ou Panamá, assim como os da Det Ostasiatiske Kompagni (DK) e da Blue Funnell Lines que incluía a Oceaan Stoomvaart Mij, cujas estas três ultimas eram cá da responsabilidade da minha pessoa, que por vezes tinha que aguentar no mesmo dia com dois ou quatro daqueles mastodontes. Eram vapores que enchiam o porto de Leixões, juntamente com os da Wilhelmsen Lines, Clan Line, Safmarine, VNS e os nacionais da carreira de Africa. Havia um dos vapores da KRL, o MATARAM da classe do SLAMAT, do qual eu achava um piadão ao nome, que afinal era o nome de uma cidade da Indonésia.
Houveram dois vapores da KRL ou da NSM, que de momento não me recordo dos seus nomes, que quando da sua largada, ficaram encalhados no anteporto, onde hoje se encontra o Terminal Norte de Contentores e além dos rebocadores da APDL, até arrastões da costa passaram as amarretas para os safarem. Hoje em dia vê-se para os porta-contentores da Maersk, MSC, etc. que são de razoável porte, contudo os navios das companhias acima eram outra coisa, estavam mais dias e enchiam e davam mais vida ao porto de Leixões. Mas tudo tem o seu fim!
Já que comento navio holandeses, aí vai
Het allerbeste
Met groeten
Rui Amaro