quarta-feira, 16 de abril de 2008

Os rebocadores da Sociedade Geral


Sociedade Geral de Comércio, Indústria e Transportes
Rua do Comércio, 49-1º, Lisboa

Rebocadores - Parte I

Nº 1 - " África "
Porto de registo: Lisboa, 14.10.1922

O "África" em Lisboa - foto (c) colecção fsc

Nº Oficial 390-E > Iic.: HAFI > CSEL > Em serviço 1922-??
Construtor: Raamsear Shipyard, Holanda, 1913
Tonelagens: Tab 86,75 to > Tal 28,88 to
Cmpts.: Pp 23,12 mt > Bc 5,34 mt > Ptl 2,32 mt
Máq.: 1:Cd > 250 Ihp > 9 m/h


Nº 2 - " São Christovão "
Porto de registo: Lisboa, 12.02.1924

O "São Christovão" em Lisboa - foto (c) colecção fsc

Nº Oficial 427-E > Iic.: HSCI > CSIB > Em serviço 1924-??
Construtor: Frater Smid & Zoon, Roterdão, Holanda, 1921
ex "Harlermmemer" - 1921-1924
Tonelagens: Tab 101,12 to > Tal 40,81 to
Cmpts.: Ff 23,50 > Pp 23,50 mt > Bc 5,66 mt > Ptl 2,74 mt
Máq.: 1:Te > 350 Ihp > 9 m/h

Nº 3 - " Estoril "
Porto de registo: Lisboa, 24.10.1931

O "Estoril" em Lisboa - foto (c) colecção fsc

Nº Oficial 454-F > Iic.: HETL > CSGB > Em serviço 1931-??
Construtor: Companhia União Fabril, Barreiro, 1931
Tonelagens: Tab 113,43 to > Tal 2,70 to
Cmpts.: Ff 30,04 mt > Pp 28,06 mt > Bc 5,83 mt > Ptl 3,06 mt
Máq.: J.C. Tecklenborg, Alm., 1899 > 1:Te > 360 Ihp >10 m/h

Nº 4 - " Cintra "
Porto de registo: Lisboa

O "Cintra" em Lisboa - foto de autor desconhecido

Nº Oficial ?? > Iic.: ?? > Em serviço ??-??
Construtor: ??
Tonelagens: Tab ?? to > Tal ?? to
Cmpts.: Pp ?? mt > Bc ?? mt > Ptl ?? mt
Máq.: ??

Por muito curioso que possa parecer, não consegui ainda encontrar elementos sobre este rebocador, cuja existência se confirma através da foto acima. Daqui lanço um pedido de colaboração, permitindo completar este post adequadamente.

6 comentários:

Ricardo Ferreira disse...

Relativamente ao tempo de Vida Útil dos rebocadores "África", "São Cristóvão" e "Estoril", pegando no Relatório do Conselho de Administração da SG datado de 1968 foram vendidos para abate.

Anónimo disse...

O meu pai foi imediato e posteriormente comandante do rebocador da SG Cintra. Mas esse Cintra era um rebocador salvadego de alto mar, e nao o da foto. (Curiosamente, todos os meus barcos a vela se chamaram Cintra, em homenagem ao meu pai e ao "seu" rebocador.)

Unknown disse...

Este rebocador "Cintra" é o actual "Alerta" (ainda em actividade) com outra máquina,obviamente!

Elias disse...

Se é o mesmo foi completamente modificado.

reimar disse...

Cumprimento a todos e obrigado pela visita ao blog.
Este rebocador "Cintra" é o primeiro de dois rebocadores com o mesmo nome.
O segundo apresentava um aspecto mais moderno, tendo operado com registo na
república do Panamá.
Muitos cumprimentos,
Reinaldo Delgado

Joao Moura disse...

Não havia também o rebocador Freixo , muito semelhante ao São Cristovão? Lembro-me tambem de um rebocador a vapor antigo, mas equipado com novo motor diesel, o Castelo de Bode.
Joao Moura

alberto.moura.g400@esaq.pt