Rua do Comércio, 49-1º, Lisboa
Rebocadores - Parte I
Nº 1 - " África "
Porto de registo: Lisboa, 14.10.1922
Nº Oficial 390-E > Iic.: HAFI > CSEL > Em serviço 1922-??
Construtor: Raamsear Shipyard, Holanda, 1913
Tonelagens: Tab 86,75 to > Tal 28,88 to
Cmpts.: Pp 23,12 mt > Bc 5,34 mt > Ptl 2,32 mt
Máq.: 1:Cd > 250 Ihp > 9 m/h
Nº 2 - " São Christovão "
Porto de registo: Lisboa, 12.02.1924
Nº Oficial 427-E > Iic.: HSCI > CSIB > Em serviço 1924-??
Construtor: Frater Smid & Zoon, Roterdão, Holanda, 1921
ex "Harlermmemer" - 1921-1924
Tonelagens: Tab 101,12 to > Tal 40,81 to
Cmpts.: Ff 23,50 > Pp 23,50 mt > Bc 5,66 mt > Ptl 2,74 mt
Máq.: 1:Te > 350 Ihp > 9 m/h
Nº 3 - " Estoril "
Porto de registo: Lisboa, 24.10.1931
Porto de registo: Lisboa, 24.10.1931
Nº Oficial 454-F > Iic.: HETL > CSGB > Em serviço 1931-??
Construtor: Companhia União Fabril, Barreiro, 1931
Tonelagens: Tab 113,43 to > Tal 2,70 to
Cmpts.: Ff 30,04 mt > Pp 28,06 mt > Bc 5,83 mt > Ptl 3,06 mt
Máq.: J.C. Tecklenborg, Alm., 1899 > 1:Te > 360 Ihp >10 m/h
Nº 4 - " Cintra "
Porto de registo: Lisboa
Porto de registo: Lisboa
Nº Oficial ?? > Iic.: ?? > Em serviço ??-??
Construtor: ??
Tonelagens: Tab ?? to > Tal ?? to
Cmpts.: Pp ?? mt > Bc ?? mt > Ptl ?? mt
Máq.: ??
Por muito curioso que possa parecer, não consegui ainda encontrar elementos sobre este rebocador, cuja existência se confirma através da foto acima. Daqui lanço um pedido de colaboração, permitindo completar este post adequadamente.
6 comentários:
Relativamente ao tempo de Vida Útil dos rebocadores "África", "São Cristóvão" e "Estoril", pegando no Relatório do Conselho de Administração da SG datado de 1968 foram vendidos para abate.
O meu pai foi imediato e posteriormente comandante do rebocador da SG Cintra. Mas esse Cintra era um rebocador salvadego de alto mar, e nao o da foto. (Curiosamente, todos os meus barcos a vela se chamaram Cintra, em homenagem ao meu pai e ao "seu" rebocador.)
Este rebocador "Cintra" é o actual "Alerta" (ainda em actividade) com outra máquina,obviamente!
Se é o mesmo foi completamente modificado.
Cumprimento a todos e obrigado pela visita ao blog.
Este rebocador "Cintra" é o primeiro de dois rebocadores com o mesmo nome.
O segundo apresentava um aspecto mais moderno, tendo operado com registo na
república do Panamá.
Muitos cumprimentos,
Reinaldo Delgado
Não havia também o rebocador Freixo , muito semelhante ao São Cristovão? Lembro-me tambem de um rebocador a vapor antigo, mas equipado com novo motor diesel, o Castelo de Bode.
Joao Moura
alberto.moura.g400@esaq.pt
Enviar um comentário