quinta-feira, 10 de abril de 2008

Navios Holandeses - o " Algarve "


Quando o exemplo vem de fora...

" Algarve "
1939-1959
Porto de registo: Roterdão

O "Algarve" chega a Leixões em dia de sol
imagem (c) Fotomar

Armador: Hammerstein's Reederijbedrijf N.V., Roterdão
Construtor: Estaleiro Boele's, Bolnes, em Julho de 1939
Máquina: 1:di > Velocidade 9 m/h
Tonelagens: Tab 472 to
Comprimentos: Pp 48,90 mts > Boca 8,00 mt
dp "Antónios II" - S. Daifas & Co., Grécia, 1959-1963
dp "Antónios" - Diakos & Koutouvalis, Grécia, 1963-1964
Naufragado após encalhe na ilha Santorini, Itália, 23.08.1964

1 comentário:

Rui Amaro disse...

Olá Reimar
O kustvaarder Allgarve, não, nada de confusões, digo Algarve iniciou o serviço da Benelux/Portugal do seu armador N.V. Hammerstein’s Reederijbedrijf, Rotterdam, em 11/1939, já no inicio da WW2 e no pós-guerra 1946 foi o segundo navio de nacionalidade estrangeira a demandar o porto do Douro, o primeiro foi n/m San António, que de um lugre de três mastros foi convertido em navio-motor (no final da guerra valia tudo com a falta de tonelagem, que se perdeu durante o conflito) e mais tarde vendido aos suecos, tomando o nome de Buddy e depois Santoni, já nos anos 60 foi transformado em lugre yacht cruising, bandeira panamiana, mas de um armador alemão e rebaptizado de Ariadne, tendo visitado vária vezes o porto de Leixões. Actualmente é o navio-escola da Marinha Mercante Alemã Grossherzogin Elisabeth.
Continuemos com o Algarve. … 09/1953 N.V. Rotterdamsche Kustvaart Centrale, Rotterdam, prosseguindo na Linha Benelux/Portugal (Portugal Lijn) e era agenciado pela Garland, Laidley em Lisboa e Porto. No inicio da guerra, como outros navios holandeses, refugiou-se na Inglaterra, ficando ao serviço dos Aliados e parece que tomou parte em várias acções de transporte militar. Entre 1942 e 1943 esteve sob a gestão de John Kelly por conta do MOWT (ministério dos Transportes…..).
Tudo pelo melhor
Rui Amaro