sábado, 1 de dezembro de 2018

Memorativo da Armada


Fragatas F333 “Diogo Cão” e F334 “Corte Real”

Duas novas unidades da Armada portuguesa,
entraram ontem no Tejo (1)
As novas fragatas “Diogo Cão” e “Corte Real” chegaram, ontem, de manhã ao Tejo. Comandam as referidas unidades, que foram cedidas à nossa Marinha de Guerra pelo Governo dos Estados Unidos, ao abrigo do acordo mútuo de auxílio militar, respectivamente, os Srs. capitães-de fragata Joaquim José Teixeira e Vieira Lopes.
As duas fragatas acostaram lado a lado (braço dado) ao cais da Marinha, junto do qual se encontravam centenas de pessoas das famílias dos seus tripulantes, e, cerca do meio-dia receberam a visita dos Srs. ministro da Marinha e dos Negócios Estrangeiros, embaixador dos Estados Unidos, em Lisboa, almirantes Alves Leite, sub-chefe do Estado Maior da Armada, Filipe Castela, superintendente dos Serviços da Armada, e Nuno de Brion, comandante-chefe da Força Naval da Metrópole, almirante americano Walter Moore, comodoro Sousa Uva, secretário-adjunto da Defesa Nacional, e Fernando Quintanilha, sub-chefe adjunto do Estado Maior da Armada.  Estas entidades eram aguardadas no cais pelo director dos Serviços Marítimos.
Nas toldas das duas fragatas, as respectivas guarnições formaram em continência e, ao portaló da “Diogo Cão”, os respectivos comandantes receberam os visitantes, acompanhando-os depois enquanto percorriam as instalações desta unidade.
Os novos navios têm a missão de escolta oceânica de comboios e são dotados de poderoso armamento anti-aéreo. Estão equipados também com material moderníssimo, que não existe ainda nos outros navios de guerra portugueses. Cada fragata desloca 2.100 toneladas e tem velocidade de cerca de 30 nós. A tripulação, entre oficiais, sargentos e praças é composta por 205 homens.

Imagem da fragata F333 "Diogo Cão"
Foto da minha colecção

Características do N.R.P. F333 “Diogo Cão”
1957 - 1968
Propriedade da Marinha de Guerra Portuguesa
Construtor: Federal Shipbuilding & Dry Dock, Newark, EUA
ex USS D509 “Formoe”, Marinha do Estados Unidos, 1944-1957
Data de lançamento: 1944 – Material do casco: Aço
Deslocamento máximo: 1.745,00 tons
Dimensões: Pp 93,00 mts - Boca 11,20 mts
Autonomia: 6.000 milhas à velocidade de 12 nós
Propulsão: 2 motores turbinas a vapor - 24 m/h

Imagem da fragata F334 "Corte Real"
Foto da minha colecção

Características do N.R.P. F334 “Corte Real”
1957 - 1968
Propriedade da Marinha de Guerra Portuguesa
Construtor: Federal Shipbuilding & Dry Dock, Newark, EUA
ex USS D440 “McCoy Reynolds”, Marinha Estados Unidos, 1944-1957
Data de lançamento: 1944 – Material do casco: Aço
Deslocamento máximo: 1.745,00 tons
Dimensões: Pp 93,00 mts - Boca 11,20 mts
Autonomia: 6.000 milhas à velocidade de 12 nós
Propulsão: 2 motores turbinas a vapor - 24 m/h

Foi realçada a camaradagem existente entre as armadas
de Portugal e dos Estados Unidos
Aos visitantes, depois de percorrerem as instalações do navio, foi servido um aperitivo, durante o qual o capitão-de-fragata Joaquim Teixeira agradeceu a visita, realçando a camaradagem e entendimento existente entre as armadas dos Estados Unidos e de Portugal.
Falou depois o Sr. almirante Américo Tomás, que cumprimentou o embaixador americano e pôs também em evidência a compreensão que os Estados Unidos tem demonstrado, pela Armada portuguesa. A Marinha portuguesa, afirmou a terminar, está pronta para todas as eventualidades como parte de uma força guiada por um pensamento comum que a todos irmana.
Por fim falaram ainda o embaixador James Bonbright e o Sr. prof. Paulo Cunha, o primeiro para manifestar a sua inteira confiança à Armada portuguesa e o segundo para recordar as atenções que o Governo de Washington sempre nos tem dispensado, em especial no que diz respeito ao auxílio militar.
As novas unidades saem na sexta-feira para um exercício de treino próximo da barra e seguem depois para o Alfeite. No dia 17 voltam para o mar, integradas na formação naval portuguesa, que vai participar nos exercícios que se efectuam no Atlântico, determinados pelo comando naval da “NATO”.

Notícia publicada no jornal “Comércio do Porto”, em:
(1) quarta-feira, 11 de Setembro de 1957

1 comentário:

Unknown disse...

O meu pai Jose Pereira de Jesus fazia parte da tripulação que foi buscar o NRP Corte Real aos Estados Unidos.