Efemérides tripeiras de há quase 75 anos
No rio Douro, encalhou o rebocador “Urano”,
que se safou mais tarde (1)
O rebocador “Urano” da firma A.J. Gonçalves de Moraes, da rua Nova da Alfândega, no Porto, entrou, ontem, pelas 7 horas da manhã a barra do Douro vindo de Lisboa, rebocando a fragata “Aleluia”. Quando seguia rio acima, devido ao denso nevoeiro, encalhou no local denominado «Insua», em frente a Lordelo do Ouro.
Imagem do rebocador "Urano", ancorado no rio Douro
Foto da minha colecção
Características do rebocador “Urano”
Foto da minha colecção
Características do rebocador “Urano”
Armador: A.J. Gonçalves de Moraes, Lda., Porto
Nº Oficial: A-118 - Iic: C.S.H.V. - Porto de registo: Porto
Construtor: Eduardo de Sousa Júnior, Porto, 1943
Arqueação: Tab 109,63 tons - Tal 34,09 tons
Dimensões: Ff 27,18 mts - Pp 25,05 mts - Bc 5,90 mts - Ptl 3,57 mts
Propulsão: 1 motor compósito - 260 Ihp
Equipagem: 7 tripulantes
Ali se conservou durante o dia, tendo conseguido desencalhar na praia-mar da tarde, cerca das 19 horas, com o esforço da própria máquina e auxílio da enchente, não tendo havido novidade de maior.
Quanto à fragata “Aleluia”, que tinha ficado no meio do rio, foi, depois rebocada pelo “Mercúrio 2º”, da mesma casa, para o seu fundeadouro.
Nº Oficial: A-118 - Iic: C.S.H.V. - Porto de registo: Porto
Construtor: Eduardo de Sousa Júnior, Porto, 1943
Arqueação: Tab 109,63 tons - Tal 34,09 tons
Dimensões: Ff 27,18 mts - Pp 25,05 mts - Bc 5,90 mts - Ptl 3,57 mts
Propulsão: 1 motor compósito - 260 Ihp
Equipagem: 7 tripulantes
Ali se conservou durante o dia, tendo conseguido desencalhar na praia-mar da tarde, cerca das 19 horas, com o esforço da própria máquina e auxílio da enchente, não tendo havido novidade de maior.
Quanto à fragata “Aleluia”, que tinha ficado no meio do rio, foi, depois rebocada pelo “Mercúrio 2º”, da mesma casa, para o seu fundeadouro.
O navio-motor “Secil” encalhou, ontem, em frente
à Cantareira, mas safou-se pouco depois (2)
à Cantareira, mas safou-se pouco depois (2)
Ontem, ao fim da tarde, encalhou num banco de areia, em frente à Cantareira, o navio-motor “Secil”, da Companhia Geral de Cal e Cimento Secil, que vinha para o Porto com um carregamento de areia.
Imagem do navio-motor "Secil", a navegar no rio Douro
Foto da minha colecção
Características do navio-motor “Secil”
Foto da minha colecção
Características do navio-motor “Secil”
Armador: Secil - Companhia Geral de Cal e Cimento, Setúbal
Nº Oficial: 502 - Iic: C.S.B.Q. - Porto de registo: Setúbal
Construtor: De Haan & Oerlemans, Heusden, Holanda, 1938
Arqueação: Tab 427,46 tons - Tal 205,56 tons
Dimensões: Ff 46,53 mts - Pp 43,80 mts - Bc 7,84 mts - Ptl 2,86 mts
Propulsão: 1 motor diesel - 7:Ci - 350 Bhp
Equipagem: 12 tripulantes
Nº Oficial: 502 - Iic: C.S.B.Q. - Porto de registo: Setúbal
Construtor: De Haan & Oerlemans, Heusden, Holanda, 1938
Arqueação: Tab 427,46 tons - Tal 205,56 tons
Dimensões: Ff 46,53 mts - Pp 43,80 mts - Bc 7,84 mts - Ptl 2,86 mts
Propulsão: 1 motor diesel - 7:Ci - 350 Bhp
Equipagem: 12 tripulantes
Aquele navio, que desloca 425 toneladas, conseguiu, todavia, safar-se à custa dos seus próprios recursos.
Noticias publicadas no jornal “Comércio do Porto”, em:
(1) Terça, 7 de Novembro; e (2) quarta, 8 de Novembro de 1944
Noticias publicadas no jornal “Comércio do Porto”, em:
(1) Terça, 7 de Novembro; e (2) quarta, 8 de Novembro de 1944
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