sexta-feira, 24 de abril de 2009

Soc. Geral - Nº 6 - " Inhambane "


“ Inhambane “
1925 – 1955
Soc. Geral de Comércio, Indústria e Transportes, Lda.

O "Inhambane" em Inglaterra
imagem Photoship.Uk

Nº Oficial : 446-E > Iic.: H.I.N.B. > Registo : Lisboa 21.07.1925
Cttor.: J. C. Tecklemborg, Geestemunde, Alemanha, 08.1912
ex “Essen”, Deutsch-Australische D.G., Hamburgo, 1912-1916
ex “Inhambane”, Tranp. Marítimos do Estado, Lisboa, 1916-1925
Máq.: J.C. Tecklemborg, 1912 > 1:Te > 3.600 Ihp > Vlc. 12,5 m/h

O "Inhambane" em Inglaterra
imagem Photoship.Uk

1º Registo
Tonelagens : Tab 7.526,25 to > Tal 4.765,82 to
Cpmts.: Pp 137,58 mt > Boca 17,44 mt > Pontal 8,14 mt
Equipagem : 45 tripulantes - 9 passageiros

O "Inhambane" a entrar em Leixões
imagem (c) Fotomar, Matosinhos

2º Registo
Nº Oficial : 446-E > Iic.: C.S.A.V. > Registo : Lisboa 1933
Tonelagens : Tab 5.943,84 to > Tal 3.684,48 to
Cpmts.: Ff 142,92 mt > Pp 137,57 mt > Bc 17,44 mt > Ptl 8,14 mt
Equipagem : 45 tripulantes - 9 passageiros

O "Inhambane"
desenho de Luís Filipe Silva

O navio sofreu um violento incêndio na carga, durante a escala em Leixões a 05.06.1942. Vendido ao armador Grego A. Frangistas Manessis, em 1955, alterando-lhe o nome para “Vassiliki”, passando a navegar com registo Costa Riquenho. Foi novamente vendido para demolição em Hong-Kong, a 23.05.1959.

Sem comentários: