Os navios
(Continuação)
Nº 61 - n/m " Save " (2)
1951-1961
(Continuação)
Nº 61 - n/m " Save " (2)
1951-1961
O navio "Save"
(2ª unidade da Companhia com o mesmo nome)
(2ª unidade da Companhia com o mesmo nome)
Nº Oficial : ?? > Iic.: ?? > Registo : Lisboa
Cttor.: Grangemouth Dockyard Co. Ltd., Grangemouth, 10.1951
Tonelagens : Tab 2.036 to > Tal 1.351 to > Porte 1.330 to
Comprimentos : Pp 78,90 mt > Boca 12,60 mt > Pontal 4,20 mt
Máquina : Aitchison Blair, 1950 > 2:Di > 1.800 Bhp > 13 m/h
Cttor.: Grangemouth Dockyard Co. Ltd., Grangemouth, 10.1951
Tonelagens : Tab 2.036 to > Tal 1.351 to > Porte 1.330 to
Comprimentos : Pp 78,90 mt > Boca 12,60 mt > Pontal 4,20 mt
Máquina : Aitchison Blair, 1950 > 2:Di > 1.800 Bhp > 13 m/h
Naufragou por encalhe na foz do rio Chinde, Moçambique, a que se seguiu um incêndio e uma violenta explosão, em 09.07.1961. No acidente registaram-se 243 vitimas, entre os 495 passageiros e tripulantes que se encontravam a bordo.
Nº 62 - n/m “ Zambézia “ (2)
1951-1970
1951-1970
O navio "Zambézia"
(2ª unidade da Companhia com o mesmo nome)
(2ª unidade da Companhia com o mesmo nome)
Nº Oficial : H-379 > Iic.: C.S.I.L. > Registo : Lisboa
Cttor.: Ardrossan Dockyard, Ltd., Ardrossan, 03.1949
dp “Leeway “, Port & Marine Services, 1970-1974
dp “Awura Ama”, B.C. Schreyer, 1974-1977
dp “Cape Coast”, B.C. Schreyer, 1977-1977
Tonelagens : Tab 2.625,08 to > Tal 1.505,95 to > Porte 1.857 to
Comprimentos : Pp 83,96 mt > Boca 13,18 mt > Pontal 7,25 mt
Máquina : British Polar, 1948 > 2:Di > 1.560 Bhp > 13 m/h
Naufragou em Lomé, em 07.07.1977
Cttor.: Ardrossan Dockyard, Ltd., Ardrossan, 03.1949
dp “Leeway “, Port & Marine Services, 1970-1974
dp “Awura Ama”, B.C. Schreyer, 1974-1977
dp “Cape Coast”, B.C. Schreyer, 1977-1977
Tonelagens : Tab 2.625,08 to > Tal 1.505,95 to > Porte 1.857 to
Comprimentos : Pp 83,96 mt > Boca 13,18 mt > Pontal 7,25 mt
Máquina : British Polar, 1948 > 2:Di > 1.560 Bhp > 13 m/h
Naufragou em Lomé, em 07.07.1977
Nº 63 - n/m “ Niassa “ (2)
1955-1979
1955-1979
O paquete "Niassa"
(2ª unidade da Companhia com o mesmo nome)
(2ª unidade da Companhia com o mesmo nome)
Nº Oficial : H-435 > Iic.: C.S.A.W. > Registo : Lisboa (31.08.1955)
Construtor.: John Cockerill, Hoboken, Belgica, 05.03.1955
Tonelagens : Tab 10.742,32 to > Tal 6.256,62 to > Porte 13.566 to
Cpmts.: Ff 151,27 > Pp 143,53 mt > Bc 19,44 mt > Ptl 10,75 mt
Máquina : Ansaldo, S.A., 1955 > 1:Di > 7.860 Bhp > 16 m/h
Vendido para demolição em Bilbao, Espanha, em 13.05.1979
Construtor.: John Cockerill, Hoboken, Belgica, 05.03.1955
Tonelagens : Tab 10.742,32 to > Tal 6.256,62 to > Porte 13.566 to
Cpmts.: Ff 151,27 > Pp 143,53 mt > Bc 19,44 mt > Ptl 10,75 mt
Máquina : Ansaldo, S.A., 1955 > 1:Di > 7.860 Bhp > 16 m/h
Vendido para demolição em Bilbao, Espanha, em 13.05.1979
Nº 64 - n/m “ Chinde “ (2)
1957-1970
1957-1970
O navio "Chinde"
(2ª unidade da Companhia com o mesmo nome)
(2ª unidade da Companhia com o mesmo nome)
Nº Oficial : H-453 > Iic.: C.S.A.O. > Registo : Lisboa
Construtor.: Companhia União Fabril, Lisboa, 1957
Tonelagens : Tab 1.675,99 to > Tal 878,63 to > Porte 1.543 to
Comprimentos : Pp 78,76 mt > Boca 11,82 mt > Pontal 5,41 mt
Máquina : Deutz A.G., 1956 > 1:Di > 915 Bhp > 10 m/h
Vendido para demolição em 1987
Construtor.: Companhia União Fabril, Lisboa, 1957
Tonelagens : Tab 1.675,99 to > Tal 878,63 to > Porte 1.543 to
Comprimentos : Pp 78,76 mt > Boca 11,82 mt > Pontal 5,41 mt
Máquina : Deutz A.G., 1956 > 1:Di > 915 Bhp > 10 m/h
Vendido para demolição em 1987
Nº 65 - n/m “ Angoche “ (2)
1958-1970
1958-1970
O navio "Angoche"
(2ª unidade da Companhia com o mesmo nome)
(2ª unidade da Companhia com o mesmo nome)
Nº Oficial : H-456 > Iic.: C.S.A.H. > Registo : Lisboa
Construtor.: Companhia União Fabril, Lisboa, 1958
Tonelagens : Tab 1.689,37 to > Tal 884,10 to > Porte 1.300 to
Comprimentos : Pp 76,76 mt > Bc 11,82 mt > Ptl 5,43 mt
Máquina : Deutz A.G., 1956 > 1:Di > 915 Bhp > 11 m/h
Construtor.: Companhia União Fabril, Lisboa, 1958
Tonelagens : Tab 1.689,37 to > Tal 884,10 to > Porte 1.300 to
Comprimentos : Pp 76,76 mt > Bc 11,82 mt > Ptl 5,43 mt
Máquina : Deutz A.G., 1956 > 1:Di > 915 Bhp > 11 m/h
Encontrado abandonado e destruído por incêndio ao largo da costa Moçambicana, foi rebocado para Lourenço Marques para demolição, em Março de 1972.
2 comentários:
Já deu mais um avanço.
Bons ventos e boas pesquisas!
Faço parte da lista de sobreviventes do navio SAVE.
Quanto ao Angoche, curioso foi nunca terem sido encontrados os tripulantes
Enviar um comentário