domingo, 27 de janeiro de 2008

Quatro ases e quatro rainhas


Os navios da American Export Lines,
American Export Isbrandtsen Lines
1919-1936 * 1936-??

Esta companhia americana cujo nome de origem foi Export Steamship Corporation, com início de actividade em 1919, estava vocacionada para o transporte de mercadorias entre os portos espalhados ao longo do continente Americano, tendo passado por dificuldades financeiras até 1936, altura em que muda o nome para a designação actual. A alteração levada a efeito permitiu ampliar a oferta de serviços através da aquisição de navios mistos e posteriormente navios de passageiros, com uma linha regular entre os Estados Unidos e portos no Mediterrâneo..

Apresentação dos primeiros navios - postal da Companhia

O "Excelsior" - "Exarch" - "Exilona" - postal da Companhia

Os navios retratados acima são exemplo dos cargueiros operados na fase inicial da empresa, após 1936, desde então com um campo de acção alargado até à Europa. Já em 1931 com a aquisição dos primeiros navios mistos

o "Excalibur" (I) 1931-1942 > USS Joseph Hewes
o "Excambion (I) 1931-1942 > USS John Penn
o "Exeter" (I) 1931-1941 > USS Edward Rutledge
e o "Exochorda" (I) 1931-1946 > USS Harry Lee 1942-1946

a companhia começa igualmente a oferecer um transporte regular com saídas a partir de Nova Iorque, tendo previstas escalas em Marselha, Nápoles, Alexandria, Jaffa, Haifa, Beirute, Haifa, Alexandria, Piréu, Nápoles, Livorno, Génova, Marselha, Boston e o regresso a Nova Iorque, final de uma viagem que durava cerca de 46 dias. Com o início da guerra os navios são requisitados pela marinha e transformados em transportes militares. Do quarteto apenas o "Exochorda" foi poupado, resistindo até à sua venda à Turkish Maritime Lines, em 1946, continuando a navegar com o nome "Tarsus". Findo o II conflito mundial, a companhia reorganiza-se em 1948 com a entrada em serviço de quatro navios gémeos, construídos para a marinha Americana e utilizados como transportes de tropas, reconquistando o tráfego deixado em aberto e interrompido por força da guerra. Vão ser esses quatro navios mistos

o USS "Dauphin"
29.03-1944 (1944-1948) > depois "Exochorda" - 1948-1975
Vendido a C.Y. Tung, "Oriental Pearl", demolido Suao a 13.03.1974

o USS "Dutchess"
04.11.1944 (1944-1948) > depois "Excalibur" - 1948-1965
Vendido a C.Y. Tung, "Oriental Jade", demolido Kaohsiung, 22.01.1974

o USS " Queens"
16.12.1944 (1944-1948) > depois " Excambion" - 1948-1965
Requisitado pelo governo americano, 1965-2006, foi afundado em Brownsville em Novembro de 2006, para ser utilizado como coral artificial.

e o USS " Shelby"
20.01.1945 (1945-1948) > depois " Exeter" - 1948-1967
Requisitado pelo governo americano, 1967-1975, nome "Stevens", naufragou próximo a Chester, Pasadena, sendo mais tarde recuperado e levado para demolição em Nova Iorque, 1979,

cujos nomes significam; Exochorda (o arbusto que dá flores idênticas à rosa, cultivado na Ásia central), Excalibur (a espada do Rei Artur), Excambion (termo obsoleto outrora utilizado na Escócia, para definir comerciante de troca livre de produtos) e Exeter (a cidade de...), que ficarão conhecidos na história da marinha mercante americana pelo pseudónimo de Quatro Ases "Four Aces".

O "Excambion" - postal do porto de Nápoles (Simplon postcards)

O "Excalibur" - postal da Companhia

O "Exochorda" - postal da Companhia

Principais características (iguais para todos os navios)
Construtor : Estaleiro Naval de Bethlehem, Los Angeles
Deslocamento : 7.375 toneladas > Equipagem : 41 tripulantes
Comprimentos : Pp 107,75 mt > Boca 15,15 mt > Ptl 5,01 mt
Máquina : !:Di > 2.820 Bhp > 1 veio/ hélice > Veloc. 13 m/h

Mas nunca um às será supremo, sem a preciosa companhia de uma rainha. Este pensamento levou-nos a juntar 4 preciosas "Ladies", que em boa verdade correspondem aos principais navios adquiridos pela Companhia, nesta ordem :

" Laguardia "

O "Leilani" ex "Laguardia" - da Hawaiian Steamship Company (Simplon postcards)

"Laguardia" (nome tirado de um antigo Mayor de Nova Iorque)
Construído no estaleiro Federal de Kearny, USA, 02.11.1944
ex "General W.P. Richardson", Marinha Americana, 1944-1948
em serviço 1948-1956 > 156 pax 1ª classe 330 pax turística
Tonelagens : Tab 17.811 to > Pm 8.200 to
Comprimentos : Ff 189,90 mt > Pp 174,70 mt > Boca 23,00 mt
Histórico
Vendido para Hawaiian Steamship Co., "Leilani", 1956-1960
Vendido para Am. Prsd. Lines, "President Roosevelt", 1961-1970
Vendido para A.J. Chandris, "Atlantis", 1970-1972
Vendido para Easter S/ship Lines, "Emerald Seas", 1972-1992
Mesmo armador muda o nome para "Funtastica", 1992-1992
Fretado à Seafest Cruises, "Sapphire Seas", de 1992-1998
Devolvido a Easter S/ship Lines, "Ocean Explorer I", 1998-2004
Vendido à Explorer para demolição na India, em 01.12.2004

" Independence "

O "Independence" - postal da Companhia

Construído no estaleiro Bethlehem, Los Angeles, 12.1950
em serviço 1951-1974 > 295 1ª, 375 2ª classe, 330 pax turística
Tonelagens : Tab 23.754 to > Pm 7.108 to > Veloc. 27,2 m/h
Comprimentos : Ff 208,00 mt > Pp 192,90 mt > Boca 27,20 mt
Histórico
Vendido para C.Y. Tung, "Oceanic Independence", 1974-1982
Vendido para California Mfrg. Co., "Independence", 1982-2005
Supostamente continua a navegar com o nome "Oceanic".

" Constitution "

O "Constitution" - postal da Companhia

Construído no estaleiro Bethlehem, Quincy, USA, 25.05.1951
em serviço 1951-1974 > 295 1ª, 375 2ª classe, 330 pax turística
Tonelagens : Tab 23.754 to > Pm 7.108 to > Veloc. 27,2 m/h
Comprimentos : Ff 208,00 mt > Pp 192,90 mt > Boca 27,20 mt
Histórico
Vendido para C.Y. Tung, "Oceanic Constitution", 1974-1982
Amarrou no porto de Jacksonville, Florida. Seguindo a reboque afundou-se a cerca de 700 milhas a Norte de Honolulu, em 20.11.1997.

" Atlantic "

O "Atlantic " - postal da Companhia

Construído no estaleiro Sun, Chester, Pasadena, USA, 1954
ex "Badger Mariner" (cargueiro), Marit. Comm., 1954-1957
Transformado em navio de passageiros durante 1958
em serviço 1958-1967 > 40 1ª classe, 860 pax turística
Tonelagens : Tab 14.136 to > Pm 5.100 to
Comprimentos : Ff 171,80 mt > Pp 161,10 mt > Boca 23,30 mt
Histórico
Vendido altera o nome "Universe Campus", 1968-1976
Vendido altera o nome para "Universe", 1976-1996
Vendido para demolição em Alang, a 06.04.1996

4 comentários:

A VER NAVIOS disse...

Esta história dos navios dos USA para mim é extraordinária.
Explico a razão:
Fui várias vezes aos USA descarregar e carregar. As autoridades são de uma exigência extrema. Ele são cartas de navegação actualizadas, certificados de competência de toda tripulação analisados, ter Loran C, mantimentos vistoriados nos paióis, tendo nós de provar a origem destes, caso contrário os paióis são selados e obrigam-nos a abastecer no local, jipes da polícia montada, com cães e polícias, no cais junto ao portaló, para detecção de droga a bordo ou passagem desta, o famoso "black gang",alietoriamente à saída o sopro no balão ao comandante, imediato e chefe de máquinas o controlo aceso da separação do lixo "doméstico", feito em livro próprio e etc. etc.
Quando me tocava ir aos USA era um verdadeiro sufoco.
Não usam a tonelada normal de 1000 quilos, mas a tonelada métrica de 1016 quilos. Geralmente grandes confusões a assinar os B/Ls.
Para nossa segurança exigíamos Mates Receipts depois de falarmos com o armador e/ou com o fretador.
Não sou cego, graças a Deus. Quando olhava à minha volta e via um navio com a bandeira americana hasteada à popa até tremia. Parecia um navio saído do fundo do mar. Ferrugem por tudo quanto era canto e sítio, navios a meterem nojo.
E a ignorância?
Quando me perguntavam de onde eu era eu respondia sou português.
Diziam-me Spain, Spain e lá tinha de explicar onde ficava Portugal.
Desculpe-me o desabafo, mas esta á a pura das realidades que se passa nos USA e ainda pior se o navio visitante tiver uma bandeira de conveniência, mesmo que dentro destas esteja a das Bahamas, que dentro da sucata da conveniência é das mais prestigiadas e com o navio convenientemente certificado pelo B. Veritas.

reimar disse...

Meu amigo!
Obrigado pelo seu comentário.
Sei da ignorância americana em relação a quase tudo e então geograficamente são uma nulidade. Penso que ninguém melhor do que o Jay Lenno (do talk show) explora essa lamentável realidade.
Sabemos também que são uma máquina de fazer dinheiro. É por isso que são muito rigorosos por tudo e por nada. São ao fim e ao cabo processos de caçar dinheiro através das penalizações previstas na lei. E para eles, à maneira deles se não houver pretexto, eles inventam. Mais triste ainda é constatar que este sistema foi alargado a outros países pró-americanos e ao Norte de África, onde os navios são visitados oficialmente por grupos armados, com a única finalidade de extorquir dinheiro ao capitão e armadores.
Um abraço, Reimar

reimar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rui Amaro disse...

Dear Reimar
Recordo-me de ter visto alguns vapores da American Export Lines (AEL) em Leixões no tráfego de e para USA/Mediterrâneo, Finais de 40 inicio de 50, entre os quais os que se seguem:
EXILONA(3): 144m/7,052gt, B. 1932 Bethelem S/b Corp., Sparrows Point, Md.; Standard type C3-S-A3; 1942 U.S. Navy and completed as troop transport r/n Leedstown; 1947 Minute Man; 1949 Exilona, AEL; 1970 Ilona; 03/1970 scrapped at Kaohsiung. http://www.shipsnostalgia.com/gallery/showphoto.php?photo=83440
EXIRIA (2): 128m/6.353gt; B. 1942 Bath Ironworks Corp. Bath, Maine; Standard Type C2-S-A1; 1968 scrapped at Valencia.
EXANTHIA(2): 128m/6.353gt; B. 1941 by Bath Ironworks Corp. Bath, Maine; Standard Type C2-S-A1; 1959 US Navy (Marad) and laid up; 1975 scrapped at Brownsville.
EXTAVIA (2): 128m/6.353gt; B. 1941 by Bath Ironworks Corp. Bath, Maine; Standard Type C2-S-A1; 1942 to British Ministry of War r/n Empire Oriole; 1942 reverted to USA r/n Extavia; 1946 s/n AEL; 08/07/1968 reached Alicante for breaking up.
http://www.shipsnostalgia.com/gallery/showphoto.php?photo=10723
…. E o interessante
EXPORT AMBASSADOR, inicio dos anos 60, 150m/10.366gt, esteve fundeado diante da antiga Praia da Sardinha, durante um dia, B. 1961 by New York Shipbuilding Corp., Camden,NJ; Type C3-S-38a; 1978 to Farrel Lines; 1981 laid up in Reserver fleet r/n Ambassador. Still existing in 1999
All the best
The fellow
Rui Amaro