Os navios da American Export Lines,
American Export Isbrandtsen Lines
1919-1936 * 1936-??
1919-1936 * 1936-??
Esta companhia americana cujo nome de origem foi Export Steamship Corporation, com início de actividade em 1919, estava vocacionada para o transporte de mercadorias entre os portos espalhados ao longo do continente Americano, tendo passado por dificuldades financeiras até 1936, altura em que muda o nome para a designação actual. A alteração levada a efeito permitiu ampliar a oferta de serviços através da aquisição de navios mistos e posteriormente navios de passageiros, com uma linha regular entre os Estados Unidos e portos no Mediterrâneo..
O "Excelsior" - "Exarch" - "Exilona" - postal da Companhia
o "Excambion (I) 1931-1942 > USS John Penn
o "Exeter" (I) 1931-1941 > USS Edward Rutledge
a companhia começa igualmente a oferecer um transporte regular com saídas a partir de Nova Iorque, tendo previstas escalas em Marselha, Nápoles, Alexandria, Jaffa, Haifa, Beirute, Haifa, Alexandria, Piréu, Nápoles, Livorno, Génova, Marselha, Boston e o regresso a Nova Iorque, final de uma viagem que durava cerca de 46 dias. Com o início da guerra os navios são requisitados pela marinha e transformados em transportes militares. Do quarteto apenas o "Exochorda" foi poupado, resistindo até à sua venda à Turkish Maritime Lines, em 1946, continuando a navegar com o nome "Tarsus". Findo o II conflito mundial, a companhia reorganiza-se em 1948 com a entrada em serviço de quatro navios gémeos, construídos para a marinha Americana e utilizados como transportes de tropas, reconquistando o tráfego deixado em aberto e interrompido por força da guerra. Vão ser esses quatro navios mistos
Os navios retratados acima são exemplo dos cargueiros operados na fase inicial da empresa, após 1936, desde então com um campo de acção alargado até à Europa. Já em 1931 com a aquisição dos primeiros navios mistos
o "Excalibur" (I) 1931-1942 > USS Joseph Heweso "Excambion (I) 1931-1942 > USS John Penn
o "Exeter" (I) 1931-1941 > USS Edward Rutledge
e o "Exochorda" (I) 1931-1946 > USS Harry Lee 1942-1946
a companhia começa igualmente a oferecer um transporte regular com saídas a partir de Nova Iorque, tendo previstas escalas em Marselha, Nápoles, Alexandria, Jaffa, Haifa, Beirute, Haifa, Alexandria, Piréu, Nápoles, Livorno, Génova, Marselha, Boston e o regresso a Nova Iorque, final de uma viagem que durava cerca de 46 dias. Com o início da guerra os navios são requisitados pela marinha e transformados em transportes militares. Do quarteto apenas o "Exochorda" foi poupado, resistindo até à sua venda à Turkish Maritime Lines, em 1946, continuando a navegar com o nome "Tarsus". Findo o II conflito mundial, a companhia reorganiza-se em 1948 com a entrada em serviço de quatro navios gémeos, construídos para a marinha Americana e utilizados como transportes de tropas, reconquistando o tráfego deixado em aberto e interrompido por força da guerra. Vão ser esses quatro navios mistos
o USS "Dauphin"
29.03-1944 (1944-1948) > depois "Exochorda" - 1948-1975
Vendido a C.Y. Tung, "Oriental Pearl", demolido Suao a 13.03.1974
o USS "Dutchess"
04.11.1944 (1944-1948) > depois "Excalibur" - 1948-1965
Vendido a C.Y. Tung, "Oriental Jade", demolido Kaohsiung, 22.01.1974
o USS " Queens"
16.12.1944 (1944-1948) > depois " Excambion" - 1948-1965
e o USS " Shelby"
20.01.1945 (1945-1948) > depois " Exeter" - 1948-1967
29.03-1944 (1944-1948) > depois "Exochorda" - 1948-1975
Vendido a C.Y. Tung, "Oriental Pearl", demolido Suao a 13.03.1974
o USS "Dutchess"
04.11.1944 (1944-1948) > depois "Excalibur" - 1948-1965
Vendido a C.Y. Tung, "Oriental Jade", demolido Kaohsiung, 22.01.1974
o USS " Queens"
16.12.1944 (1944-1948) > depois " Excambion" - 1948-1965
Requisitado pelo governo americano, 1965-2006, foi afundado em Brownsville em Novembro de 2006, para ser utilizado como coral artificial.
e o USS " Shelby"
20.01.1945 (1945-1948) > depois " Exeter" - 1948-1967
Requisitado pelo governo americano, 1967-1975, nome "Stevens", naufragou próximo a Chester, Pasadena, sendo mais tarde recuperado e levado para demolição em Nova Iorque, 1979,
cujos nomes significam; Exochorda (o arbusto que dá flores idênticas à rosa, cultivado na Ásia central), Excalibur (a espada do Rei Artur), Excambion (termo obsoleto outrora utilizado na Escócia, para definir comerciante de troca livre de produtos) e Exeter (a cidade de...), que ficarão conhecidos na história da marinha mercante americana pelo pseudónimo de Quatro Ases "Four Aces".
O "Exochorda" - postal da Companhia
Principais características (iguais para todos os navios)
Construtor : Estaleiro Naval de Bethlehem, Los Angeles
Deslocamento : 7.375 toneladas > Equipagem : 41 tripulantes
Comprimentos : Pp 107,75 mt > Boca 15,15 mt > Ptl 5,01 mt
Máquina : !:Di > 2.820 Bhp > 1 veio/ hélice > Veloc. 13 m/h
Principais características (iguais para todos os navios)
Construtor : Estaleiro Naval de Bethlehem, Los Angeles
Deslocamento : 7.375 toneladas > Equipagem : 41 tripulantes
Comprimentos : Pp 107,75 mt > Boca 15,15 mt > Ptl 5,01 mt
Máquina : !:Di > 2.820 Bhp > 1 veio/ hélice > Veloc. 13 m/h
Mas nunca um às será supremo, sem a preciosa companhia de uma rainha. Este pensamento levou-nos a juntar 4 preciosas "Ladies", que em boa verdade correspondem aos principais navios adquiridos pela Companhia, nesta ordem :
" Laguardia "
"Laguardia" (nome tirado de um antigo Mayor de Nova Iorque)
Construído no estaleiro Federal de Kearny, USA, 02.11.1944
ex "General W.P. Richardson", Marinha Americana, 1944-1948
em serviço 1948-1956 > 156 pax 1ª classe 330 pax turística
Tonelagens : Tab 17.811 to > Pm 8.200 to
Comprimentos : Ff 189,90 mt > Pp 174,70 mt > Boca 23,00 mt
Histórico
Vendido para Hawaiian Steamship Co., "Leilani", 1956-1960
Vendido para Am. Prsd. Lines, "President Roosevelt", 1961-1970
Vendido para A.J. Chandris, "Atlantis", 1970-1972
Vendido para Easter S/ship Lines, "Emerald Seas", 1972-1992
Mesmo armador muda o nome para "Funtastica", 1992-1992
Fretado à Seafest Cruises, "Sapphire Seas", de 1992-1998
Devolvido a Easter S/ship Lines, "Ocean Explorer I", 1998-2004
Vendido à Explorer para demolição na India, em 01.12.2004
" Independence "
Construído no estaleiro Bethlehem, Los Angeles, 12.1950em serviço 1951-1974 > 295 1ª, 375 2ª classe, 330 pax turística
Tonelagens : Tab 23.754 to > Pm 7.108 to > Veloc. 27,2 m/h
Comprimentos : Ff 208,00 mt > Pp 192,90 mt > Boca 27,20 mt
Histórico
Vendido para C.Y. Tung, "Oceanic Independence", 1974-1982
Vendido para California Mfrg. Co., "Independence", 1982-2005
Supostamente continua a navegar com o nome "Oceanic".
" Constitution "
O "Constitution" - postal da Companhia
Construído no estaleiro Bethlehem, Quincy, USA, 25.05.1951
em serviço 1951-1974 > 295 1ª, 375 2ª classe, 330 pax turística
Tonelagens : Tab 23.754 to > Pm 7.108 to > Veloc. 27,2 m/h
Comprimentos : Ff 208,00 mt > Pp 192,90 mt > Boca 27,20 mt
Histórico
Vendido para C.Y. Tung, "Oceanic Constitution", 1974-1982
Construído no estaleiro Bethlehem, Quincy, USA, 25.05.1951
em serviço 1951-1974 > 295 1ª, 375 2ª classe, 330 pax turística
Tonelagens : Tab 23.754 to > Pm 7.108 to > Veloc. 27,2 m/h
Comprimentos : Ff 208,00 mt > Pp 192,90 mt > Boca 27,20 mt
Histórico
Vendido para C.Y. Tung, "Oceanic Constitution", 1974-1982
Amarrou no porto de Jacksonville, Florida. Seguindo a reboque afundou-se a cerca de 700 milhas a Norte de Honolulu, em 20.11.1997.
" Atlantic "
O "Atlantic " - postal da Companhia
Construído no estaleiro Sun, Chester, Pasadena, USA, 1954
ex "Badger Mariner" (cargueiro), Marit. Comm., 1954-1957
Transformado em navio de passageiros durante 1958
em serviço 1958-1967 > 40 1ª classe, 860 pax turística
Tonelagens : Tab 14.136 to > Pm 5.100 to
Comprimentos : Ff 171,80 mt > Pp 161,10 mt > Boca 23,30 mt
Histórico
Vendido altera o nome "Universe Campus", 1968-1976
Vendido altera o nome para "Universe", 1976-1996
Vendido para demolição em Alang, a 06.04.1996
Construído no estaleiro Sun, Chester, Pasadena, USA, 1954
ex "Badger Mariner" (cargueiro), Marit. Comm., 1954-1957
Transformado em navio de passageiros durante 1958
em serviço 1958-1967 > 40 1ª classe, 860 pax turística
Tonelagens : Tab 14.136 to > Pm 5.100 to
Comprimentos : Ff 171,80 mt > Pp 161,10 mt > Boca 23,30 mt
Histórico
Vendido altera o nome "Universe Campus", 1968-1976
Vendido altera o nome para "Universe", 1976-1996
Vendido para demolição em Alang, a 06.04.1996
4 comentários:
Esta história dos navios dos USA para mim é extraordinária.
Explico a razão:
Fui várias vezes aos USA descarregar e carregar. As autoridades são de uma exigência extrema. Ele são cartas de navegação actualizadas, certificados de competência de toda tripulação analisados, ter Loran C, mantimentos vistoriados nos paióis, tendo nós de provar a origem destes, caso contrário os paióis são selados e obrigam-nos a abastecer no local, jipes da polícia montada, com cães e polícias, no cais junto ao portaló, para detecção de droga a bordo ou passagem desta, o famoso "black gang",alietoriamente à saída o sopro no balão ao comandante, imediato e chefe de máquinas o controlo aceso da separação do lixo "doméstico", feito em livro próprio e etc. etc.
Quando me tocava ir aos USA era um verdadeiro sufoco.
Não usam a tonelada normal de 1000 quilos, mas a tonelada métrica de 1016 quilos. Geralmente grandes confusões a assinar os B/Ls.
Para nossa segurança exigíamos Mates Receipts depois de falarmos com o armador e/ou com o fretador.
Não sou cego, graças a Deus. Quando olhava à minha volta e via um navio com a bandeira americana hasteada à popa até tremia. Parecia um navio saído do fundo do mar. Ferrugem por tudo quanto era canto e sítio, navios a meterem nojo.
E a ignorância?
Quando me perguntavam de onde eu era eu respondia sou português.
Diziam-me Spain, Spain e lá tinha de explicar onde ficava Portugal.
Desculpe-me o desabafo, mas esta á a pura das realidades que se passa nos USA e ainda pior se o navio visitante tiver uma bandeira de conveniência, mesmo que dentro destas esteja a das Bahamas, que dentro da sucata da conveniência é das mais prestigiadas e com o navio convenientemente certificado pelo B. Veritas.
Meu amigo!
Obrigado pelo seu comentário.
Sei da ignorância americana em relação a quase tudo e então geograficamente são uma nulidade. Penso que ninguém melhor do que o Jay Lenno (do talk show) explora essa lamentável realidade.
Sabemos também que são uma máquina de fazer dinheiro. É por isso que são muito rigorosos por tudo e por nada. São ao fim e ao cabo processos de caçar dinheiro através das penalizações previstas na lei. E para eles, à maneira deles se não houver pretexto, eles inventam. Mais triste ainda é constatar que este sistema foi alargado a outros países pró-americanos e ao Norte de África, onde os navios são visitados oficialmente por grupos armados, com a única finalidade de extorquir dinheiro ao capitão e armadores.
Um abraço, Reimar
Dear Reimar
Recordo-me de ter visto alguns vapores da American Export Lines (AEL) em Leixões no tráfego de e para USA/Mediterrâneo, Finais de 40 inicio de 50, entre os quais os que se seguem:
EXILONA(3): 144m/7,052gt, B. 1932 Bethelem S/b Corp., Sparrows Point, Md.; Standard type C3-S-A3; 1942 U.S. Navy and completed as troop transport r/n Leedstown; 1947 Minute Man; 1949 Exilona, AEL; 1970 Ilona; 03/1970 scrapped at Kaohsiung. http://www.shipsnostalgia.com/gallery/showphoto.php?photo=83440
EXIRIA (2): 128m/6.353gt; B. 1942 Bath Ironworks Corp. Bath, Maine; Standard Type C2-S-A1; 1968 scrapped at Valencia.
EXANTHIA(2): 128m/6.353gt; B. 1941 by Bath Ironworks Corp. Bath, Maine; Standard Type C2-S-A1; 1959 US Navy (Marad) and laid up; 1975 scrapped at Brownsville.
EXTAVIA (2): 128m/6.353gt; B. 1941 by Bath Ironworks Corp. Bath, Maine; Standard Type C2-S-A1; 1942 to British Ministry of War r/n Empire Oriole; 1942 reverted to USA r/n Extavia; 1946 s/n AEL; 08/07/1968 reached Alicante for breaking up.
http://www.shipsnostalgia.com/gallery/showphoto.php?photo=10723
…. E o interessante
EXPORT AMBASSADOR, inicio dos anos 60, 150m/10.366gt, esteve fundeado diante da antiga Praia da Sardinha, durante um dia, B. 1961 by New York Shipbuilding Corp., Camden,NJ; Type C3-S-38a; 1978 to Farrel Lines; 1981 laid up in Reserver fleet r/n Ambassador. Still existing in 1999
All the best
The fellow
Rui Amaro
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