Histórias de gigantes
NORDDEUTSCHER LLOYD
O " Europa " (1)
Registo: Bremen, Alemanha
Registo: Bremen, Alemanha
Imagem Ships of the Line
Em serviço 19.03.1930-25.08.1945
Construído por Blohm & Voss, Steinwerder, 01.03.1930
Tonelagens : Tab 49.746 to
Cpmts : Ff 291,50 > Pp 271,30 mt > Boca 31,10 mt
Máquina: 2:Te > 2:Di > 27 m/h
Tendo a entrada em serviço prevista para 1929, foi vitima de incendio na estaleiro durante a construção em 26.03.1929, levando à conclusão tardia em 1930. Ainda em 1930 foi considerado o navio mais veloz sobre o Atlântico. Aquando da II Grande Guerra Mundial amarrou no porto de Bremerhaven, sendo utilizado para acomodação de tropas. Capturado pela marinha dos Estados Unidos e rebaptizado «AP-177» ou USS "Europa", efectuou 2 viagens entre continentes para repatriamento de militares americanos na Europa. Ao fim de um ano, porque a manutenção era demasiado dispendiosa, o navio é devolvido ao transporte de passageiros, sendo entregue ao governo Francês, para compensação sobre prejuízos de guerra, que por sua vez o transfere para a Compagnie General Transatlantique, registando a viagem inaugural em 17.08.1950. Sob bandeira francesa, muda o nome para "Liberté", permanecendo em actividade até 1961. Em 1962 foi vendido para demolição no porto italiano de La Spezia.
" Europa " (2-a)
Registo: Bremen, Alemanha
Registo: Bremen, Alemanha
Em serviço 1966-1970
Construído por Royal Schelde, Flushing (NL) 10.1953
ex "Kungsholm" - SvenskaLloyd, Suécia, 1953-1966
Tonelagens : Tab 21.164 to > Pm 4.201 to
Cpmts : Ff 182,90 > Pp 161,50 mt > Boca 23,50 mt
Máquina: 2:Di > 19 m/h
Vendido à Hapag Lloyd em 1970.
HAPAG LLOYD
" Europa " (2-b)
Registo: Hamburgo, Alemanha
Registo: Hamburgo, Alemanha
Em serviço 1970-1981
Construído por Royal Schelde, Flushing (NL) 10.1953
ex "Europa" - Norddeutscher Lloyd, 1965-1970
Tonelagens : Tab 21.164 to > Pm 4.201 to
Cpmts : Ff 182,90 > Pp 161,50 mt > Boca 23,50 mt
Máquina: 2:Di > 19 m/h
Depois da venda do navio à companhia Italiana Costa Line, que lhe alterou o nome para "Columbus C", encalhou em 29.07.1984 sobre o quebra-mar Levante de acesso ao porto de Cadiz. Pode ser desencalhado e atracado em cais do porto mas acabou por se afundar com água aberta. Novamente posto a flutuar foi vendido para demolição em Barcelona, a 06.04.1985.
" Europa " (3)
Registo: Nassau, Ilhas Bahamas
Em serviço 1981-1999 > Imo Nº 730995 > Iic : C6PU4
Construído por Bremer Vulkan AG., Bremen, 1981
Tonelagens : Tab 37.012 to > Tal 13.824 to > Pm 6.506 to
Cpmts : Ff 199,63 > Pp 175,19 mt > Boca 28,55 mt
Máquina: MAN B&W Diesel AG. > 2:Di > 21 m/h
Vendido em 1999. Alterou o nome para "Supertar Aries".
" Europa " (4)
Registo: Nassau, Ilhas Bahamas
Registo: Nassau, Ilhas Bahamas
Sem comentários:
Enviar um comentário