Este navio que teve durante os anos de serviço um único armador, a Companhia Paris-Orleans Railways, apresenta na chaminé um logotipo muito idêntico, ou igual, ao logotipo da empresa Delmas, pelo que apenas por curiosidade (além da madeira claro...) pode levar à probabilidade de ter existido uma ligação entre ambas as empresas.
" Agen " (muito debilitado)
Informação disponível
Mandado construir no estaleiro Pickersgill, em Southwick, ficou pronto em Outubro de 1921. Navegou sempre com bandeira Francesa, tinha uma Tab de 4.186 toneladas, 111 metros de comprimento entre perpendiculares e 16,1 metros de boca. O navio naufragou sobre um baixo 6 milhas Noroeste de South Goodwin, próximo a Deal (Dover) em 13.01.1952.
Mandado construir no estaleiro Pickersgill, em Southwick, ficou pronto em Outubro de 1921. Navegou sempre com bandeira Francesa, tinha uma Tab de 4.186 toneladas, 111 metros de comprimento entre perpendiculares e 16,1 metros de boca. O navio naufragou sobre um baixo 6 milhas Noroeste de South Goodwin, próximo a Deal (Dover) em 13.01.1952.
Informação disponível
Mandado construir para a empresa norueguesa Fred Olsen Lines, no estaleiro Nylands, em Kristiania, terminou os fabricos a 20.06.1897, sendo baptizado "Bayard". Navegou com bandeira Norueguesa, tinha uma Tab de 1.001 toneladas, 69,9 metros de comprimento entre perpendiculares e 9,9 metros de boca. Vendido a H. Hansen, alterou o nome para "Bess", em 1915. Vendido a P. Meyer, mudou o nome para "Havbor", em 1923. Vendido a K. Knudsen, mudou novamente o nome para "Braemar", em 1928 e finalmente foi vendido ao armador Finlandês E. Fagerstrom, que rebaptizou o navio "Anna, em 1936. O navio perde-se por encalhe em St. Coombs, local próximo a Fraserburgh, no Norte da Escócia, a 07.12.1959.
Mandado construir para a empresa norueguesa Fred Olsen Lines, no estaleiro Nylands, em Kristiania, terminou os fabricos a 20.06.1897, sendo baptizado "Bayard". Navegou com bandeira Norueguesa, tinha uma Tab de 1.001 toneladas, 69,9 metros de comprimento entre perpendiculares e 9,9 metros de boca. Vendido a H. Hansen, alterou o nome para "Bess", em 1915. Vendido a P. Meyer, mudou o nome para "Havbor", em 1923. Vendido a K. Knudsen, mudou novamente o nome para "Braemar", em 1928 e finalmente foi vendido ao armador Finlandês E. Fagerstrom, que rebaptizou o navio "Anna, em 1936. O navio perde-se por encalhe em St. Coombs, local próximo a Fraserburgh, no Norte da Escócia, a 07.12.1959.
Informação disponível
Mandado construir para a empresa Londrina Union Steamship of New Zeeland, Ltd., no estaleiro Swan Hunter & W. Richardson, em Wallsend, foi considerado pronto em Outubro de 1917, mantendo sempre o nome de origem. Navegou com bandeira Inglesa, tinha uma Tab de 12.269 toneladas, 161,7 metros de comprimento entre perpendiculares e 19,2 metros de boca. Sendo utilizado numa carreira para transporte de passageiros e mercadorias entre a Inglaterra, a Nova Zelândia e a Austrália. Naufragou num baixo do Taylor's Bank, no rio Mersey, Inglaterra, em 15.12. 1923.
Mandado construir para a empresa Londrina Union Steamship of New Zeeland, Ltd., no estaleiro Swan Hunter & W. Richardson, em Wallsend, foi considerado pronto em Outubro de 1917, mantendo sempre o nome de origem. Navegou com bandeira Inglesa, tinha uma Tab de 12.269 toneladas, 161,7 metros de comprimento entre perpendiculares e 19,2 metros de boca. Sendo utilizado numa carreira para transporte de passageiros e mercadorias entre a Inglaterra, a Nova Zelândia e a Austrália. Naufragou num baixo do Taylor's Bank, no rio Mersey, Inglaterra, em 15.12. 1923.
« Imagem préviamente publicada no blog "Blue Moon I" »
" Holmbank "
Informação disponível
Informação disponível
Mandado construir pelo armador norueguês Skibs A/S Stroms Tpt., de Oslo, no estaleiro Bergens Mv., de Bergen, foi dado como pronto em Fevereiro de 1948 e baptizado "Anna". Navegou com bandeira norueguêsa, com uma Tab de 509 toneladas. Vendido a J. Thorensen, mudou o nome para "Sunny Girl", em 1950. Vendido aos Gisborne Farmers, alterou o nome para "Turihaua", em 1952. Comprado pela Holm & Co. foi rebaptizado "Holmbank", em 1962. Encalhou na baía Peraki, na Nova Zelândia, em 20.09.1963.
Não encontramos registo deste navio, nem local do encalhe.
" Maral R "
Não encontramos registo deste navio, nem local do encalhe.
« Imagem préviamente publicada no blog "Blue Moon I" »
Informação disponível
Mandado construir pelo Governo Canadiano, no estaleiro Foundation Maritime, sendo dado como pronto em Junho de 1943 e baptizado "Victoria Park". Navegou com bandeira do Canadá, com uma Tab de 2.875 toneladas.
Vendido mudou o nome para "Julia", em 1945. Vendido altera o nome para "Lona", em 1951. Vendido muda o nome para "Senator Hagelstein", em 1957. Novamente vendido altera o nome para "Agia Sophia", em 1962. Vendido é rebaptizado "Manos Lemos", em 1967. Vendido ainda uma vez mais, chamou-se "Ramsdal", em 1968. Encalhou em Kusadasi, Turquia, em 12.02.1969, foi recuperado e desmantelado em Sigacik, também na Turquia, em Setembro de 1969.
Vendido mudou o nome para "Julia", em 1945. Vendido altera o nome para "Lona", em 1951. Vendido muda o nome para "Senator Hagelstein", em 1957. Novamente vendido altera o nome para "Agia Sophia", em 1962. Vendido é rebaptizado "Manos Lemos", em 1967. Vendido ainda uma vez mais, chamou-se "Ramsdal", em 1968. Encalhou em Kusadasi, Turquia, em 12.02.1969, foi recuperado e desmantelado em Sigacik, também na Turquia, em Setembro de 1969.
1 comentário:
Maral R - eventually ran aground at Seaton Sluice near Blyth, her crew having abandoned ship following an engine room fire East of the Farne Islands on the 26th of August, 1987. The ship was later broken up where she lay.
Enviar um comentário